TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Administrativas

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  3.163 Palavras (13 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

A constante mudança no cenário econômico mundial vem desafiando as empresas a adequar suas práticas de gestão à nova realidade de mercado. Tais mudanças estão ocorrendo no campo tecnológico, político, social ambiental, econômico, financeiro,entre tantos outros, o que exige das empresas, meios confiáveis de obter informações indispensáveis,adequadas e em tempo hábil para garantir o seu sucesso,e subsidiá-las no processo de tomadas de decisão. Desta os fundamentos da Administração e da Contabilidade apresentam-se como instrumentos de gestão, fornecendo as informações necessárias e auxiliando os processos de concorrência, necessidade de aperfeiçoamento das novas tecnologias, globalização de mercados, tornado assim indispensáveis para o sucesso das empresas.

Entre os agentes econômicos ativos participantes da economia temos as organizações empresariais, que contribuem com sua manutenção e crescimento. Entende-se que este dinamismonão ocorre isoladamente, sendo necessária intervenção humana para o gerenciamento das ações dessas organizações. Temos aí a chamada gestão empresarial que amparada em técnicas de gestão pratica constantemente a arte de planejar, organizar, controlare decidir os passos a serem seguidos pela organização em direção ao alcance dos seus objetivos.

O objetivo principal das empresas é a maximização dos resultados e a minimização dos custos, no entanto amaioria delas também busca atender as novas necessidades do mercado competitivo, o qual exige das empresas uma gestão socialmente responsável.

Desenvolvimento

As empresas vêm passando por grandes transformações em função de pressões que recebem tanto do contexto externo quanto do interno, as mudanças pela quais as empresas passam não estão limitadas às suas estruturas organizacionais, seus produtos ou seus mercados, mas afetam principalmente seus padrões comportamentais ou culturais e seus padrões políticos ou relações internas e externas. Essas mudanças não são esporádicas, mas processos contínuos na vida das empresas. Todo contexto empresarial, é influenciado por várias forças (competição, tendências de consumo, comportamento do consumidor, entre outras), o que torna processo de tomada de decisões bastante complexo. Além da obtenção de lucros, um dos principais objetivos das empresas é atender ás necessidades do consumidor, que se torna cada vez mais exigente com relação os produtos que são colocados à disposição do mercado, com isso busca-se qualificar cada vez mais os produtos com preços acessíveis ao consumidor, baixo custo de produção e ganho equilibrado para a empresa, visa no este resultado as empresas precisam de estratégia de gestão.

Numa organização, a implementação de processos de melhoria sem um entendimento total do impacto que as alterações irão causar, pode ter consequências imprevisíveis por isso faz-se necessário à utilização das funções administrativas para nortear as decisões mais precisa e eficaz. A função da administração é interpretar os objetivos propostos pelas empresas e transformá-los em ação empresarial através do planejamento, organização, direção e controle, estas são os quatros funções que abrangem todas as áreas e todo os níveis das empresas.

Planejamento: Segundo Chiavenato (1995) o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais os objetivos a sem alcançados e visa da condições racionais para que se organize e dirija a empresa a partir de certas hipótese a respeito da realidade atual e futura. A elaboração do planejamento evita a adoção de medidas improvisadas e casuais, contribuindo para reduzir o nível de incerteza e possibilitando maior segurança quanto ao desempenho da empresa.

Organização: Chiavenato (1995) define a organização como uma função administrativa através da qual a empresa reúne e integra os seus recursos, define a estrutura de órgãos que deverão administrá-los, estabelece a divisão do trabalho através da diferenciação, proporciona os meios de autoridade e responsabilidade. A função organizacional normalmente é implementada de acordo com as peculiaridades de cada empresa que pode considerar seus recursos (humanos, materiais e organizacionais) e sua estruturas.

Direção: A função administrativa direção vem após o planejamento e a organização, assim enquanto o planejamento estabelece o que fazer como e para quem fazer, a organização estabelece a estrutura, os meios para a execução, adireção se preocupa com a execução propriamente dita, tendo em vista o alcance dos objetivos. A Direção é extremamente dinâmica, ocorre em todos os níveis da empresa e está relacionada ao planejamento, à organização e ao controle, como a função diz respeito ao processo de interação entre pessoas, três assuntos inerentes a ela são de suma importância: Comunicação, liderança e motivação.

CONTROLE: É a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho dos recursos ou valores de uma variável dentro de limites pré-estabelecidos para assegurar que os objetivos da empresa e os planos delineados para alcança-los sejam realizados. O controle possui a função de medir os valores obtidose comparar com os valores padrões e tomar as medidas pertinentes para que esses valores se aproximem ao máximo ou se equiparem, este último é o resultado perfeito.

TEÓRICOS QUE DESENVOLVERAM AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Taylor -Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido peloengenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica daAdministração de empresas. O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. É considerado uma das vertentes na perspectiva administrativa clássica. Suas ideias começaram a ser divulgadas no século XX. Além de Taylor, a administração científica também tem entre seus fundadores Carl Barth, o casal Frank e LillianGilbreth, Harrington Emerson, Henry Gantt e Hugo Münsterberg; por analogia, Henry Ford costuma ser tido como um dos criadores deste modelo de administração, pelas medidas práticas ligadas a concepção teórica semelhante à de Taylor, que ele adotou em suas fábricas.

Talvez o fato mais marcante da vida de Taylor seja a publicação, em 1911, de Princípios de Administração Científica. Com esse livro, Taylor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com