TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria de jean piaget

Por:   •  12/4/2015  •  Monografia  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  1.425 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria De Jean Piaget, Correlacionada com o Roteiro observado em sala de Aula.

Na teoria de Jean Piaget, o fato das crianças irem a busca de materiais e conhecimentos prévios para a montagem do boneco pode-se correlacionar com o equilíbrio de Jean Piaget, pois este processo trouxe novidade no aprendizado de cada aluno.

Os mesmo também tiveram que retornar e buscar assuntos e ideias que já conheciam, para terem um melhor desenvolvimento e desempenho, e assim conseguirem realizar a atividade proposta pelas professoras. Os alunos tiveram seu momento de desequilíbrio e foram procurar em seus conhecimentos e nas duvidas tiradas com as educadoras sua assimilação foi fundamental, com os conhecimentos e as descobertas encontraram assim a sua adaptação, e com a paciência e a as informações das educadoras cada criança de sua maneira pode encontrar sua melhor acomodação.

Pois segundo Piaget toda criança tem seu desenvolvimento psíquico tanto cognitivo como afetivo e social, e trabalhando em grupo sempre terão uma aprendizagem continua de um estado menor para o superior, definindo assim um equilíbrio cada vez mais completo. Acredita na inteligência, aprendizagem e processo de construção do conhecimento. Teoria De B.F. Skinner, Correlacionada com o Roteiro observado em sala de Aula.

.

Correlacionando as teorias com os pressupostos teóricos estudado na disciplina. A atividade de observação coincide com a teoria do condicionamento operante de B.F. Skinner. O conteúdo que foi realizado em sala de aula pelas professoras foi adequado para os alunos, pois incentivou a criatividade, o trabalho em equipe, levando á prática de suas aulas teóricas o que auxiliam muito em seus aprendizados.

A palavra chave da teoria de Skinner é comportamento. Para ele, a aprendizagem concentra-se na capacidade de estimular ou reprimir comportamento, desejáveis ou indesejáveis. Ao iniciar a aula, a professora retomou á aula anterior referente ao tema que seria trabalhado na prática naquela aula e verificou os conhecimentos do grupo sobre o assunto proposto.

Segundo Skinner a repetição mecânica deve ser incentivada, pois esta leva a memorização e assim ao aprendizado. Alguns alunos se sentiam mais a vontade em falar e expor suas opiniões e hipóteses, enquanto outros ficavam quietos somente escutando, para fazer com que estes alunos também falassem, as professoras os chamavam individualmente para que os mesmos expressem sua opinião ou dúvida demonstrando que a opinião daquele aluno tinha importância para o desenvolvimento da atividade.

Segundo a teoria do reforçamento operante o comportamento das pessoas pode ser influenciado e controlado através do reforçamento (recompensa) dos comportamentos desejados e ignorando as ações não desejadas (o castigo do comportamento de sentimentos de constrangimento ou mesmo de revolta). Skinner defende mesmo que o comportamento das pessoas pode ser controlado e informado por longos períodos de tempo sem que estas se apercebam disso, inclusivamente sentindo-se livres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com