TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorico Jean Piaget

Ensaios: Teorico Jean Piaget. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.828 Palavras (8 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 8

Teórico Jean Piaget

Nasceu na cidade de Neuchâtel (Suíça) em 9/08/1896 e morreu em 17/09/1980. Jean Piaget foi uma criança precoce, publicou seu primeiro artigo sobre um pardal albino aos 11 anos de idade. Aos sábados Jean Piaget trabalhava gratuitamente no museu de história natural.

Jean Piaget frequentou a Universidade de Neuchâtel, onde estudou biologia e filosofia. Recebeu seu doutorado em Biologia em 1918, aos 22 anos de idade.

Após se formar, Jean Piaget foi para Zurich, onde trabalhou como psicólogo. Frequentou aulas por Jung e trabalhou como psiquiatra. Essas experiências influenciaram-no em seu trabalho. Ele passou a combinar a psicologia experimental com métodos informais de psicologia: entrevistas, conversas e análises de pacientes.

Em 1919, na França, foi convidado a trabalhar no laboratório de Alfred Binet, um famoso psicólogo infantil que desenvolveu testes de inteligência padronizada para crianças. Jean Piaget notou que crianças francesas da mesma faixa etária cometiam erros semelhantes nesses testes e concluiu que o pensamento lógico se desenvolve gradualmente. Nesse ano iniciou seus estudos experimentais sobre a mente humana e começou a pesquisar também sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas.

As teorias de Jean Piaget foram, em grande parte, baseadas em estudos e observações de seus filhos que ele realizou ao lado de sua esposa.

Jean Piaget lecionou em diversas universidades europeias.

Até a data de seu falecimento, Jean Piaget fundou e dirigiu o Centro Internacional para Epistemologia Genética. Ao longo de sua brilhante carreira, Jean Piaget escreveu mais de 75 livros e centenas de trabalhos científicos.

Jean Piaget (1896-1980) foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia.

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que elas sepropõe” (Frase de Jean Piaget)

Teorias de Jean Piaget

Desenvolvimento Moral Piaget – Para Piaget o Desenvolvimento Moral é dividido em 3 fases ( anômia, heteronômia, autônoma). Essas fases se sucedem sem construir estágios propriamente ditos.

Anômia – A: negação Nomia: regra, lei

Heteronômia – A lei, a regra vem do exterior do outro

Autonomia – Capacidade de governar a si mesmo

A teoria de Piaget sobre Organização e Adaptação

Organização – à medida que aumenta a maturação da criança, elas organizam padrões físicos ou esquemas mentais em sistemas mais completos.

Adaptação – capacidade de adaptar as suas estruturas mentais ou comportamento para se adaptar ás exigências do meio.

A teoria de Piaget sobre Equilibração

De uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, e assim é considerada como um mecanismo auto regulador, necessária para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio – ambiente.

A teoria de Piaget sobre Estágios de Desenvolvimento

Período Sensório – Motor (do nascimento aos 18 meses) – A ausência da função semiótica é a principal característica deste período. A inteligência trabalha através das percepções (simbólico) e das ações (motor) através dos deslocamentos do próprio corpo. A criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos físicos que a rodeiam. Adquire o conhecimento por meio de suas próprias ações que são controladas por informações sensoriais imediatas.

Período Pré – operatório (dos 18 meses aos 8 anos) a criança busca adquirir a habilidade verbal. Consegue nomear objetos e raciocinar intuitivamente, mas ainda não consegue coordenar operações fundamentais. Neste período surge a função semiótica que permite o surgimento da linguagem, o desenho, da imitação, da dramatização etc.

Estágio operatório – concreto (dos 8 anos aos 12 anos) – É operíodo em que o individuo consolida as conservações de números, substâncias, volume e peso. Já é capaz de ordenar elementos por seu tamanho (grandeza), incluindo conjuntos, organizando então o mundo de forma lógica ou operatória. Esse estágio é caracterizado por uma lógica interna consistente e pela habilidade de solucionar problemas concretos.

Estágio operatório – formal (dos 12 anos e 15 anos) É o ápice do desenvolvimento da inteligência e corresponde ao nível de pensamento hipotético – dedutivo ou logico – matemático. É quando o individuo está apto para calcular uma probabilidade, libertando-se do concreto em proveito de interesses orientador para o futuro. Esse estágio é definido pela habilidade de engajar-se no raciocínio abstrato. As deduções lógicas podem ser feitas sem o apoio de objetos concretos. Inicia sua transição para o modo adulto de pensar, sendo capaz de pensar sobre ideias abstratas.

Ideias de Piaget sobre a aprendizagem

- a aprendizagem é um processo construído internamente

- a aprendizagem depende do nível de desenvolvimento do sujeito

- a aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva

- os conflitos cognitivos são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem

- a interação social favorece a aprendizagem

Plano de Aula

“A atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa” Jean Piaget

Atividade: Tapete Geométrico (adaptação do twist)

Tempo estimado: Um mês, sendo uma vez por semana

Idade: 4-5 anos

Objetivo(s)

• O objetivo desta atividade é fazer com que a criança realize atividade de movimento ao mesmo tempo em que aprende a associar cores, formas geométricas e a parte do corpo. A atividade é composta por quatro objetos sendo um dado com cores (vermelho, amarelo, verde e laranja e duas faces do dado que contem as quatro cores para que a criança possa decidir qual cor deseja utilizar), um dado que contém as formas geométricas (triângulo, retângulo, quadrado, circulo e mais duas faces que contém as quatro formas geométrica para que a criança possa definir qual forma ela deseja utilizar), um dado que contém as partes do corpo que a criança deverá posicionar (cabeça, braço, perna, cotovelo, bumbum e joelho) e um tapete onde contem as formas geométricas com as respectivas cores. O jogo é realizado em quatro etapas, a primeira a criança joga o dado que define qual é a cor que será utilizada,na segunda joga-se o dado correspondente a forma que será utilizado, a terceira joga-se o dado que corresponde a parte do corpo que a criança deverá posicionar e em cima da forma e cor já definidas anteriormente. Após os três dados terem sidos jogados a criança deverá ir até o tapete e se posicionar associando a informação disponibilizada anteriormente. Ganha a criança que conseguir manter a posição por mais tempo sem cair, é feito uma ressalva onde indica que após a criança ter realizado a primeira posição ela não deverá sair da mesma ficando a professora responsável por jogar os dados na ordem para que a criança insira então mais um movimento de seu corpo sem alterar a posição inicial. A atividade realizada ocorre de maneira extremamente proveitosa devido a associação de conteúdos em que as crianças estão em processo de aprendizagem, além do desafio das descobertas de cores, formas geométrica e partes do corpo humano há principal desafio que é o movimento o jogo corporal.A interação ocorre de maneira positiva pelas crianças que adoram este desfio do equilíbrio.

Desenvolvimento: Registre as perguntas mais importantes que a turma formulou para diferenciar uma forma geométrica da outra. Com base nessas diferenças, apresente os nomes (circulo, quadrado, retângulo, triângulo) e proponha às crianças jogar de novo - dessa vez, relembrando as perguntas e os novos nomes aprendidos. No fim, promova uma reflexão coletiva: ficou mais fácil jogar? Faça cartas com perguntas referentes as figuras geométricas, associando cor e parte do corpo. Coloque dentro de um saco ou caixa escura e sorteie. Faça as perguntas as criançassem mostrar as figuras geométrica de modo que elas possam buscar com raciocínio logico a associação e continuar o aprendizado, consequentemente se posicionar no tapete novamente.

Primeira publicação de Jean Piaget “ Um pardal Albino” aos 11 anos de idade

junho 11, 2008

Um pardal albino – Jean Piaget

Filedunder: — Tags:Sem categoria — admin @ 4:47 pm

Título: Um pardal Albino

Autor: Jean Piaget

Tradução: Paulo Francisco Slomp

Fonte: PIAGET, Jean. An albino sparrow. In: GRUBER, E. e VONÈCHE, Jacques. The essential Piaget. London: Routledge e Kegan Paul, 1977. pág. 6 (From Jean Piaget, Unmoineau albinos. Le rameau du sapin. Organe du Club Jurassien, Neuchâtel, 1907, 41 : 36. Translated by Howard E. Gruber and J. Jacques Vonèche).

Ao final de Junho último, para minha grande surpresa, no Parque do Hospital de Neuchâtel, vi um pardal que apresentava todos os sinais exteriores de um animal albino. Ele tinha o bico esbranquiçado, muitas penas brancas nas costas e nas asas, e a cauda era da mesma cor. Aproximei-me, para observá-lo de perto, mas ele voou embora. Pude segui-lo com os olhos durante alguns minutos e então ele desapareceu pela Ruelledu Port.

Apenas hoje vi no “RameauduSapin” de 1868 que é mencionada a existência de pássaros albinos; o que deu-me a idéia de escrever as linhas precedentes.

Neuchâtel, 22 de julho de 1907.

Jean Piaget Aluno do CollegeLatin

*** O professor Piaget informou-nos que o motivo dessa publicação foi mostrar ao diretor do Museu de Ciências Naturais de Neuchâtel que ele era muito ativo no trabalho de campo e, a partir disso, obter permissão para trabalhar no museu nos horários em que permanecia fechado ao público. O então menino de 11 anos queria ser levado a sério pelo diretor, que mais tarde tornou-se o seu mestre no campo da zoologia.

A educação na visão Piagentina: com base nesses pressupostos, a educação deve possibilitar à criança um desenvolvimento amplo e dinâmico desde o primeiro sensório – motor até o operatório abstrato.

A escola deve partir dos esquemas de assimilação da criança, propondo atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrio e reequilibrações sucessivas, promovendo a descoberta e a construção de conhecimento. Para construir esse conhecimento,as concepções infantis combinam-se às informações advindas do meio, na medida em que o conhecimento não é concebido apenas como sendo descoberto espontaneamente pela criança, nem transmitido de forma mecânica pelo meio exterior ou pelos adultos, mas, como resultado de uma interação, na qual o sujeito é sempre um elemento ativo, que procura ativamente compreender o mundo em que o cerca, e que busca resolver as interrogações que esse mundo provoca.

É aquele que aprende basicamente através de suas próprias ações sobre os objetos do mundo, e que constrói suas próprias categorias de pensamento ao mesmo tempo que organiza seu mundo. Não é um sujeito que espera que alguém que possui um conhecimento o transmita a ele por um ato de bondade.

Vamos esclarecer um pouco mais para você: quando se fala em sujeito ativo, não estamos falando de alguém que faz muitas coisas, nem ao menos de alguém que tem uma atividade observável.

O sujeito ativo de que falamos é aquele que compara, exclui, ordena, categoriza, classifica, reformula, comprova, formula hipótese, etc...em uma ação interiorizada (pensamento) ou em ação efetiva (segundo seu grau de desenvolvimento). Alguém que esteja realizando algo materialmente, porém seguindo um modelo dado por outro, para ser copiado, não é habitualmente um sujeito intelectualmente ativo.

Principais objetivos da educação: formação de homens “criativos, inventivos e descobridores”, de pessoas criticas e ativas, e na busca constante da construção da autonomia.

...

Baixar como  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »