TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceirização PROCESSO DE GESTÃO E PARCERIA

Tese: Terceirização PROCESSO DE GESTÃO E PARCERIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Tese  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Vamos ver nesse trabalho o processo de terceirização, vamos falar sobre o que é, suas vantagens e desvantagens e estudar uma empresa escolhida, e quais vantagens esse tipo de tecnologia de gestão traz para a empresa que o adota. Reduzir custo e focar no negócio principal da empresa são as principais caraterísticas dessa ferramenta.

As palavras chaves da terceirização são: PROCESSO DE GESTÃO e PARCERIA.

O QUE É TERCERIZAÇÃO?

A Terceirização é o processo de transferir, para terceiros, atividades que não fazem parte do negócio principal da empresa ou uma tendência moderna que consiste na concentração de esforços nas atividades essenciais, delegando a terceiros as complementares, e ainda um processo de gestão pelo qual se repassam algumas atividades para terceiros, com quem se estabelece uma relação de parceria, fazendo com que a empresa se foque apenas nas tarefas essencialmente ligadas ao negócio em que atua.

Terceirização vem sendo utilizada como uma tecnologia de gestão há várias décadas. Há muitos anos, nas empresas do primeiro mundo e no Brasil, se pratica a contratação, via prestação de serviços, de empresas especializadas em atividades específicas, que não cabem ser desenvolvidas no ambiente interno da organização.

Muitos segmentos se especializaram nesta prática, utilizando com frequência da contratação de serviços para o setor de produção, tais como as empresas que compõem o setor da indústria têxtil e o setor da indústria gráfica, hoje, no entanto a terceirização se investe de uma ação mais caracterizada como sendo uma técnica moderna de administração e que se baseia num processo de gestão, que leva a mudanças estruturais da empresa, a mudança cultural, procedimentos, sistemas e controles, com um objetivo único quando adotada: atingir melhores resultados, concentrando todos os esforços e energia da empresas para a sua atividade principal.

Como processo e técnica de gestão administrativa e operacional existente nos países industrialmente competitivos, a Terceirização surgiu nos EUA, logo após o inicio da 2ª Guerra Mundial, as indústrias de armas tinham como desafio focar no desenvolvimento da produção de armamento a serem usados contra as forças do Eixo, e passaram a delegar algumas atividades de suporte a empresas prestadoras de serviços mediante contratações.

Na década de oitenta, o mercado sinalizou novas mudanças para as empresas, o que se retratava era a máxima de que cada vez mais o cliente, se tornava o "centro das atenções" das empresas, e neste "voltar-se ao cliente", conhecer realmente o seu perfil, pegou em cheio as organizações, acostumadas a dirigir o mercado, praticamente impondo o seu produto ou serviço, assim, as pequenas e médias empresas, mais ágeis e percebendo o momento de mudança, aproveitaram da situação e começaram a conquistar fatias significativas deste mesmo mercado.

Nesse cenário deu-se a oportunidade para que as grandes corporações praticassem um exercício de reflexão o "olhar para dentro" e descobrir saídas que as colocassem novamente no mercado, de forma competitiva.

Surge então o downsizing que consiste na redução dos níveis hierárquicos, providência necessária para se enxugar o organograma, reduzindo o número de cargos e tornando assim as tomadas de decisões mais ágeis, o que não implica necessariamente, em cortes de pessoal, este processo permitiu em sua primeira etapa a evolução parcial na tentativa das empresas em se tornarem mais ágeis, eliminando níveis intermediários, que acabavam gerando mais burocracia na tomada de decisões.

A prática do downsizing determinou uma reorientação empresarial que correspondeu a enfrentar outro desafio, como questionar as atividades secundárias executadas internamente e redefinir a verdadeira missão da empresa, com isso, o próximo passo foi encontrar uma resposta para essa questão. Por que não reexaminar o papel da organização, transferindo para terceiros a reponsabilidade de execução das atividades secundárias, passando a empresa a concentrar todos os seus esforços na sua atividade principal, gerando com isso mais resultados. O outsourcing expressão em inglês, que significa "terceirização" foi, então, adotado de forma plena pelas empresas.

No Brasil, a Terceirização começou devido a outros fatores, a recessão levou as empresas a se reestruturarem, o mercado cada vez mais restrito acabou determinando a diminuição das oportunidades, possibilitando que novas alternativas fossem aplicadas para buscar o mínimo de perdas, os bem sucedidos casos em outros países fizeram com que rapidamente essa técnica fosse adotada pelas empresas brasileiras.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO

São elas:

VANTAGENS

 Focalização dos negócios da empresa na sua área de atuação;

 Maior agilidade nas decisões, menor custo, maior lucratividade e crescimento, favorecimento da economia de mercado.

 Otimização dos serviços, redução dos níveis hierárquicos, aumento da produtividade e competitividade.

 Redução do quadro direto de empregados,

 Diminuição dos desperdícios, redução das atividades meio.

 Aumento da qualidade, ganhos de flexibilidade, aumento da especialização do serviço.

 Aprimoramento do sistema de custeio, maior esforço de treinamento e desenvolvimento profissional.

 Diminuição da ociosidade das máquinas

 Maior poder de negociação, ampliação do mercado para as pequenas e médias empresas.

 Possibilidade de crescimento sem grandes investimentos, economia de escala, diminuição do risco de obsolência das máquinas, durante a recessão.

DESVANTAGENS

 Custo de demissões.

 Risco de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com