TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste 100

Casos: Teste 100. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual a diferença entre contrato individual do trabalho e o coletivo?

O contrato individual distingue-se do coletivo, primeiro por estabelecer normas individuais, enquanto o outro norma geral, segundo, porque vincula todas as pessoas, mesmo as que não o celebrarem, mas que se incluem, profissionalmente na categoria econômica, representada pelo sindicato signatário do mesmo, e terceiro, porque vale como lei por tempo indeterminado, enquanto o contrato individual, como lei entre as partes, por tampo determinado ou determinável.

2) Quais as características no contrato de trabalho coletivo?

Ela estabelece preceito geral, aplicável coercitivamente, a todos os que pertencem ou vierem a pertencer à categoria econômica representado pelo sindicato, não podendo, portanto, empregado ou empregador modificar as condições de trabalho nele previstas.

3) Defina jurisprudência.

É o conjunto uniforme e reiterado de decisões judiciais, sobre determinadas questões jurídicas, que permite prever como decidirá o tribunal que a observar em caso análogo.

4) A jurisprudência tem força obrigatória nas decisões judiciais?

A regra de direito jurisprudencial não tem força obrigatória, todavia, se assim é em teoria, na prática tal não ocorre, pois a jurisprudência dos tribunais superiores vincula indiretamente as decisões de inferiores jurisdições. Juridicamente é possível, sem quebra do sistema codificado, dar força vinculante às decisões dos tribunais superiores, por força de disposição constitucional.

5) A jurisprudência sofre influência no que se refere à transformação social? explique.

A jurisprudência, como resultado da interpretação do direito varia no tempo e no espaço, sofrendo a influência das transformações sociais. É na verdade a fonte viva do direito. O mais, mistificação.

6) O que é doutrina? explique.

É a opinião comum dos jurisconsultos sobre determinada questão jurídica. Ela tem, como nota Roubier, a “ vantagem de constituir um conjunto coerente de soluções, estabelecidas independentemente de toda consideração de espécie; a competência técnica e a imparcialidade dos jurisconsultos são garantias do valor da regra, posto que esta não se impõe, senão por suas próprias qualidades”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com