TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste

Trabalho Escolar: Teste. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Na fabricação de papel, em geral, há um excesso de água de processo que contém vários tipos de substâncias dissolvidas (como carbohidratos, lignina, e substâncias resinosas) e em suspensão (fragmentos de fibras e outros compostos inorgânicos como caulim e carbonatos). Estes materiais são originários de compostos da madeira utilizada para a produção de celulose, de produtos químicos utilizados como matéria-prima e aditivos na fabricação de papel e de contaminantes de todos os tipos que foram incorporando-se nas diversas etapas do processo produtivo.

Quando este material alcança o tratamento de efluentes ele forma grande quantidade de um lodo difícil de ser disposto no ambiente, além de provocar perdas de calor e materiais que poderiam ser reaproveitados no processo.

Portanto, o sistema de águas de uma máquina de papel deve ser projetado de forma a reutilizar os efluentes assim que forem gerados e tão logo quanto for possível. Desta forma, pode-se reaproveitar os sólidos, o residual de produtos químicos e o calor, além de evitar que se misture com outros fluxos aumentando o volume e dificultando o tratamento.

O estudo dos circuitos de água, no entanto, não contempla apenas o excesso de águas de processo mas, também as águas de resfriamento e refrigeração que, uma vez recuperadas, deixarão de integrar os efluentes, reduzindo o volume a tratar, bem como, reduzindo o consumo de água fresca.

Por fim, um plano de ação para redução de cargas poluidoras deve envolver, também, uma análise dos lançamentos ocasionais e de emergência, identificando as causas e propondo procedimentos e modificações para eliminar ou reduzir a freqüência destas ocorrências.

2. Um Breve Histórico

No período entre 1970 e 1973, as indústrias suecas de produtos de base florestal desenvolveram um extensivo estudo com o objetivo de avaliar a situação em que encontravam-se as fábricas de celulose e papel em relação a poluição ambiental. Em primeiro lugar, contemplou a pesquisa das mais recentes tecnologias disponíveis para proteção do meio ambiente e, em segundo plano, promoveu o levantamento das condições de emissão de poluentes existentes nas indústrias da época.

A figura a seguir foi um dos resultados desta pesquisa que alertaram as fábricas a respeito da efetiva contribuição poluidora das máquinas de papel identificando um aspecto potencial para redução das emissões da indústria de celulose e papel, inclusive com possibilidades de melhoria de eficiência e redução do custo operacional. É importante informar que neste trabalho o sistema de água branca das máquinas de papel foi estudado separadamente dos sistemas existentes nas fábricas de celulose, isto é, nos casos de plantas integradas os sistemas de água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com