TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste De Acesso

Exames: Teste De Acesso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

CLIMA ORGANIZACIONAL

Desde a década de 70 já se discutia, entre os administradores, o conceito de clima organizacional. Eles começaram a avaliar que a qualidade do clima do ambiente de trabalho era capaz de gerar no empregado o desejo de ser produtivo ou não, de inovar ou não, de colaborar com a equipe ou não; portanto, toda a influência (boa ou ruim) do ambiente passou a justificar também o nível de lucratividade que o funcionário alcançava para a empresa.

Clima organizacional constitui o meio interno de uma organização, a atmosfera psicológica e característica que existe em cada organização. O clima organizacional é o ambiente humano dentro do qual as pessoas de uma organização fazem o seu trabalho. Constitui a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento.

(LUZ apud CHIAVENATO, 2012 p.12)

Diante desta questão entende-se que clima organizacional, é a qualidade do ambiente que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influência o seu comportamento. O que significa que todo ambiente além de ser físico, se constitui também como “atmosfera psicológica” que tanto tem o poder de envolver como de conduzir os insatisfeitos a deixá-lo. Chiavenato (2008) relata que “O Clima organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e que influencia o seu comportamento”

No contexto, verifica-se que o mercado não está mais preocupado com o acúmulo de ativos tangíveis, que outrora movimentavam a economia, mas agora vislumbra seu crescimento e seu ganho realizando investimentos em capital humano, de onde tem obtido retorno. No entanto, tanto investimento pode não ser relevante se o empregado não quiser permanecer na empresa em virtude de se sentir desmotivado profissionalmente ou mesmo excluído do ambiente do qual ele mesmo faz parte. Neste caso comunicação é fundamental para identificar e manter o clima organizacional, pois é através dela que o gestor identifica as expectativas de cada funcionário de sua equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com