TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste Mercado

Dissertações: Teste Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2014  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 6

Apresentação

Afirmar com certeza quem inventou o sorvete não é tarefa simples. Mas, ao que tudo indica, foram os italianos que, no início do século XVII, inventaram o que chamamos hoje de sorvete. Era um creme de leite, adoçado e temperado com purê de frutas ou geleias, que depois era colocado em recipientes para gelo, feitos de lata e mergulhados em baldes forrados de palha e cheios de gelo, sal e salitre.

Algumas décadas depois, os sorvetes chegaram à corte de Versalhes e dali se espalharam para as outras cortes européias. As receitas foram se sofisticando: musses congeladas, cremes gelados e sorvetes de frutas. Na França, as misturas eram congeladas em fôrmas chamadas sorbetières, que eram giradas até o conteúdo congelar.

Mais tarde, lá para o final do século XVIII, os sorvetes cremosos entraram na moda nos Estados Unidos. Mas, até a invenção da sorveteira a manivela, em 1846, os sorvetes continuavam sendo difíceis de fazer. Depois disso as vendas aumentaram rapidamente, e os Estados Unidos dispuseram-se a liderar mundialmente a fabricação de sorvetes.

Mercado

Ainda longe dos índices registrados nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, o consumo de sorvete no Brasil cresce a cada ano. Este tipo de negócio, no Brasil, concentra sua atividade no verão. Por isso o empresário deve observar e estar atento para conjugar a sorveteria com atividades ou produtos não sazonais. A idéia é obter bons resultados durante todo o ano. Conhecer e caracterizar quem são seus futuros clientes, o que eles compram e por que eles compram, como são feitas as compras, quando eles compram e as tendências de compra deles é essencial ao sucesso de seu negócio.

Conhecer e analisar os consumidores, concorrentes, fornecedores, e o ambiente macroeconômico, é muito importante para revisar e se adaptar aos novos desafios e oportunidades do mercado. Uma visão de fora para dentro em seu futuro negócio e uma analise do próprio mercado em que você vai entrar, é um instrumento estratégico para seus objetivos.

Sua empresa precisa identificar os segmentos de mercado específicos que você deseja conquistar.

Analisar o potencial do mercado onde será iniciado seu negócio é muito importante, nessa analise pode-se verificar a renda, idade, classe social dos futuros consumidores.

Divulgação

O ditado popular diz que a propaganda é a alma do negócio, devemos nos preocupar em comunicar sobre nossos serviços tanto com os clientes externos quanto com os internos que no caso são seus próprios funcionários.

Você precisa atingir os consumidores e garantir as vendas, para isso deverá planejar o seu marketing, obtendo uma noção realista dos custos de seus serviços, adaptando e otimizando os recursos para melhor posicionar os seus serviços, motivando os consumidores e estruturando sua comercialização de modo a atingir seu mercado-alvo com sucesso. O marketing deve ser contínuo e sistemático.

Num plano de marketing é importante o conhecimento de elementos como preço, produto (serviço), ponto (localização) e promoção. Avaliar os desejos e necessidades de seus clientes ou usuários em relação a funções, finanças, facilidade, feeling e futuro.

Localização

A escolha do local e do espaço físico necessário para instalar seu negócio é uma decisão muito importante para o sucesso do empreendimento. O local deve oferecer uma infra-estrutura necessária para sua instalação e ainda propiciar o seu crescimento, ter acesso fácil para os clientes e ser um ponto de vendas atrativo.

Alternativa

Para vencer neste mercado é necessário se diversificar, buscando principalmente diversificar as formas de trabalho, como: venda no atacado, fornecimento para restaurantes, redes de carrinho de distribuição ou até mesmo disque-sorvete, mas também vale tudo na criação de sabores exóticos (Flores, frutas, bebidas, frutos do mar, vegetais, sorvetes assados), já que isto é importantíssimo para garantir o marketing e a freqüência na baixa estação.

Porém, é interessante que o futuro empreendedor comece com uma loja de venda direta ao consumidor, pois a quantidade de equipamentos e o capital inicial necessário são menores neste caso.

Matéria-Prima

Um fator importante para ser bem-sucedido neste ramo (e que deve merecer toda a atenção e cuidados do empreendedor) é a origem da matéria-prima.

Um exemplo interessante de obtenção de matéria-prima é o de trazer ao Brasil a maioria desses produtos sob a forma de pó, o que significa economia tanto no transporte, quanto na armazenagem; senso que a maioria dos produtos finais na hora (a partir do pó).

Fornecedores

Buscar no mercado fornecedores de renome, com capacidade de oferecer diversos produtos e os mais variados sabores para atender aos gostos e manias dos futuros clientes, é uma prática fundamental para o bom andamento do empreendimento.

Espaço Físico

Para começar é necessário uma área mínima de 50 metros quadrados de área útil (Depósito, Área de preparo e refrigeração, Loja), e de preferência em bairro residencial, com escolas próximas.

Equipamentos

As posições e distribuição das máquinas e equipamentos, balcões de atendimento, depósitos, entre outros é importante para a integração das atividades de prestação de serviços a serem executadas e atingir satisfatoriamente a produção desejada, para tanto você deverá considerar tanto o layout interno ( ambiente, decoração, facilidade de movimentação, luminosidade, entre outros) como o externo ( vitrinas, fachada, letreiros, entradas e saídas, estacionamento, entre outros) da sua empresa.

Os equipamentos básicos para uma sorveteria são:

- Máquinas de massa;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com