TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste de equilíbrio

Tese: Teste de equilíbrio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Tese  •  2.431 Palavras (10 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

Atividade Prática Supervisionada - ATPS

Administração

Contabilidade Intermediária

Gabrielle Petrechel Duarte – 3800602621

Gilene da Silva Pinto – 5563132122

Josie Dias Bandeira – 4351817256

Pelotas, 2013

Introdução

Objetiva-se com este trabalho a construção da noção de conceitos contábeis, realizando assim um estudo a respeito dos principais assuntos aplicados à contabilidade intermediaria, sendo eles custos, despesas, folha de pagamento, entre outros elaborando ao final, como resultado, um Relatório com Análise Diagnóstica de casos envolvendo fraudes contábeis.

O trabalho irá apresentar as etapas da ATPS da disciplina de Contabilidade Intermediária. Contemplando temas importantes para o aprendizado e para compreensão da necessidade e o uso das contas nas empresas, afinal as mesmas corrigem o valor histórico, ajustando-o para expressar o provável valor de realização e ajudando para decisões que interferem num bom desenvolvimento da entidade, além de proporcionar um melhor controle.

Etapa 1:

Esta atividade é importante para aprimorar os conhecimentos sobre apuração do resultado econômico da atividade, proporcionando mais clareza e transparência aos relatórios contábeis.

Pesquisa sobre o tema: “Balancete de Verificação”

Balancete de verificação corresponde ao resumo ordenado de todas as contas feitas na contabilidade. Sua base principal o método das partilhas dobradas e a finalidade deste balancete é demonstrar um equilíbrio total dos saldos das contas contábeis, demonstrando se o lançamento foi efetuado de acordo com a finalidade proposta corretamente.

A regra fundamental para o entendimento do Balancete de Verificação é: “Para todo débito lançado numa conta, haverá obrigatoriamente um crédito lançado em outra conta”. Ou seja, não há devedor sem credor. A contabilização de todos os débitos deve representar o mesmo valor de todos os créditos. Entende-se assim que:

Assim, o balancete de verificação representa a averiguação da verdade dos lançamentos dos fatos contábeis no livro-razão, tendo como base o método das partidas dobradas, de forma que não haverá débitos sem o crédito correspondente. (FAHL et al, 2009, p. 92).

A importância deste balancete de verificação é tanta, que a sua utilização auxilia na verificação de erros nos lançamentos contábeis e ajuda na tomada de decisões, pois serve como um instrumento de análise contábil.

Assim temos o exemplo seguinte:

Passo 2 (Equipe)

Elaborar o balancete de verificação da Companhia Beta, empresa prestadora de serviços, de acordo com as informações constantes na Tabela 1, a seguir.

Tabela 1 – Companhia Beta

O balancete de verificação mostra que a Companhia Beta possui os lançamentos contábeis praticamente equilibrados entre os débitos e créditos.

Passo 3 (Equipe)

Apresentar o lucro apurado pela Companhia Beta, antes do Imposto de Renda e da

Contribuição social sobre o lucro.

- Lucro apurado antes do IR e da Contribuição social.

Contas Movimento

Despesas Receitas

Receitas de serviços 477, 000,00

Despesas c\vendas 27, 000,00

Despesas de Depreciação 37, 500,00

Despesas com Salários 189, 000,00

Despesas com impostos 52,500,00

Total parcial 306,000,00 477, 000,00

Total = 171,000,00

Verificando as despesas e receitas, observa-se que a empresa possui o saldo positivo maior obtendo assim lucro no valor de R$ 171,000,00 do calculo do imposto de renda e contribuição social.

Passo 4 (Equipe)

1 Calcular o total do Ativo Circulante em 31/12/2010.

2 Salvar todas as informações desenvolvidas nesta Etapa e reservar para compor o

relatório final.

Valor do ativo circulante em 31/12/2010

Ativo circulante = R$ 177.000,00

ETAPA 2

Regime de caixa e regime de competência.

Nove em cada dez empresas usam em sua contabilidade o regime de competência. o regime de competência mais utilizado e o regime de 30 dias, que se inicia no primeiro dia do mês e se encerra no trigésimo dia do mês, mas também há algumas empresas que preferem o regime que se inicia no dia 25 do mês anterior e se encerra no mês atual. No regime de competência as receitas que entram ate mesmo a vista, e contabilizado em amortizações mensais ate que a operação deixe de ser produtiva, ou no prazo que o cliente ou fornecedor achar que esse ativo deve ser depreciado.

O regime da competência esta relacionado ao fato gerador da receita e a despesa, pois e considerado o período em que ocorreram as receitas e as despesas independentemente se ouve recebimentos ou pagamentos.

O regime de competência leva crer que uma de suas vantagens e o fato de poder prever situações que também possa fazer parte da contabilidade da organização, ou seja, o futuro também pode fazer parte da contabilidade da empresa.

Já regime de caixa esta relacionado diretamente com as entradas e saídas de caixa. Neste critério de avaliação, analisa-se o fluxo de caixa no período, ou seja, analisam-se as entradas e as saídas de dinheiro com seus respectivos saldos diários sendo que sobra de dinheiro em caixa não e sinônimo da obtenção de lucro.

Geralmente esse regime e mais utilizando pelas empresas de menor porte, que trabalham com estoques

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com