TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto 2: "Titularidade E Objeto Do Direito Ao Meio Ambiente E A Geração De Direitos Humanos Em Que Se Classifica".

Casos: Texto 2: "Titularidade E Objeto Do Direito Ao Meio Ambiente E A Geração De Direitos Humanos Em Que Se Classifica".. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  1.627 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

Aula-tema: Evolução histórica do trabalho; Ergonomia e Antropometria. Esta atividade é importante para que você conheça os acontecimentos históricos que deram origem aos estudos da Ergonomia e da Antropometria. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1 (Aluno)

Ler atentamente sobre a evolução histórica do trabalho.

1 - Quais são os principais objetivos da Ergonomia?

Resposta:

Exigência Técnica - Adequação do trabalho as capacidades naturais do homem, pela organização de métodos e construção de máquinas e equipamentos que se adéquem as características de cada pessoa;

Exigência Econômica - Aumentar a eficiência do trabalhador ao longo do tempo, pois trabalhador doente não gera lucro, e sim, prejuízo;

Exigência Social - Prevenção de acidentes e doenças profissionais, e sendo mais relacionadas à informática, doenças musculoesqueléticas;

Redução da fadiga e desconforto físico e mental do trabalhador.

Todas estas, características, têm a função de proporcionar um aumento de produtividade, procurando não ultrapassar as capacidades do ser humano.

2 - Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?

Resposta: Os aspectos aplicados podem intervir nas atividades do trabalho é preciso que pessoas capacitadas tenham uma abordagem holística de todo o campo de ação da disciplina.

3 - Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?

Resposta: Evoluiu especializando a ergonomia física relacionada anatomia humana, ergonomia cognitiva refere-se aos processos mentais tais com percepção, memória, raciocínio e resposta motora e ergonomia organizacional concerne à otimização dos sistemas sócio técnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processo.

4 - No que consiste a abordagem macro ergonômica?

Resposta: Consiste na adequação organizacional voltada à concepção e gerenciamento das novas tecnologias. Sua aplicação evidencia interações no contexto social e organizacional para a melhor adequação do sistema de trabalho e concepção de novos sistemas. Para o processo de transformação de materiais (setor industrial) ou processamento de informações (setor de serviços) sua aplicação é conduzida dos níveis mais abrangentes (macro), até níveis mais restritos e pontuais do problema (micro).

5 - Apresente, pelo menos, três exemplos de possíveis aplicações da Ergonomia.

Resposta:

- No escritório, colocar um apoio para aos braços;

- Aproximar um instrumento de controle, elevar um plano de trabalho;

- Adquirir cadeiras ergonomicamente corretas;

- Remanejar os locais de armazenamento

Passo 3 (Equipe)

Escolher cinco pessoas, dentre familiares, amigos, colegas de trabalho ou alunos de outros cursos, e relatar o grau de conhecimento deles sobre Ergonomia. Analisar, com base nas respostas das questões do Passo 2 desta etapa, se os conhecimentos apresentados são coerentes com os reais conceitos de Ergonomia.

Passo 4 (Equipe)

Entregar ao professor da disciplina um relatório intitulado: RELATÓRIO 1 – INTRODUÇÃO À ERGONOMIA, contendo as respostas das questões do Passo 2 desta etapa e a análise realizada no Passo 3 desta etapa.

Resposta: Depois de realizada a entrevista com 5 amigos constatamos que apenas 2 (40%) das 5 pessoas entrevistadas tinham algum conhecimento sobre ergonomia. Porém quando foi mencionado o que realmente era as pessoas se identificaram com os exemplos e concordaram que sabem e praticam a ergonomia, mesmo sem saber que ao se sentarem com a coluna reta, ao dobrarem os joelhos para pegar peso a estão colocando em prática.

ETAPA 2

Aula-tema: Ergonomia e Antropometria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com