TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Do gênero Do Narrar

Pesquisas Acadêmicas: Texto Do gênero Do Narrar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ELIANA CAVALCANTE DE BARROS

A INTEGRAÇÃO DAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO

Garanhuns

2013

ELIANA CAVALCANTE DE BARROS

A INTEGRAÇÃO DAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO

Produção Textual Interdisciplinar do 5º Semestre apresentado a Universidade Norte do Paraná- UNOPAR VIRTUAL.

Profª. Laura Cabral, Profª. Vilze Vidotti, Profª. Raquel Franco, Profª. Andreia Zômpeto, Profª. Merris Moser.

Garanhuns

2013

Introdução

Esse trabalho relata as experiências científicas em cada área do conhecimento mostrando o quanto a criança aprende através da contextualização, e o quanto elas são observadoras e tem uma absorção muito rápida dos conhecimentos, levando assim um melhor convívio no meio familiar como no meio da sociedade da vida acadêmica.

É um conteúdo muito abrangente nesse semestre proporcionando nós, futuras pedagogas , um melhor conhecimento sobre o assunto abordado.

Síntese Reflexiva

A finalidade desse trabalho é fazer uma síntese reflexiva entre o texto “Uma Abordagem Integrada de Aprendizagem” e a história “As Tranças de Bintou”.

O texto fala sobre a integração de experiências científicas com as diferentes áreas do conhecimento, para possibilitar um melhor desempenho mental das crianças aumentando sua capacidade de reter conceitos, é necessário criar um elo entre as diferentes áreas do currículo utilizando reflexões e experiências científicas para se ter um apoio à prática de ensino.

Esse texto mostra experiências científicas interligadas com as diferentes áreas do conhecimento, mostrando o conhecimento como um todo, criando uma interdisciplinaridade entre as disciplinas, daí a percepção de quanto pode ser amplo o campo do conhecimento e o quanto podemos nos basear usando essas diferentes áreas, contribuindo para uma capacidade de intensificar cada educando para uma boa atuação.

Quando integramos experiências científicas com outras áreas do currículo, ajudamos as crianças a terem um desempenho mental mais amplo, a medida em que aplicamos e enriquecemos a variedade de conexões e relações entre os diferentes modos de aprendizagem, associando e aplicando informações, As crianças formam vias neurológicas mais sofisticadas aumentando a retenção de conceitos, elas encontram modos de aprendizagem significativas e satisfatórias, ampliando sua visão de mundo tanto no seu mundo familiar como no seu cotidiano escolar.

Essas experiências são cheias de mensagens e significações, então podemos dizer que ela é um dos meios para transmitir as ideologias, cria uma imagem de algo e ao mesmo tempo se faz produto social e histórico.

O trabalho com a matemática nas crianças oferece concepção de quantidades e registro de observações, exercitando algumas noções númericas. Alguns temas científicos oferecem um contexto ao uso da matemática.

Com a literatura percebe que as histórias lidas ou contadas fica registrado nas mentes das crianças desempenhando o interesse e o prazer pela leitura, a ligação da literatura com os conceitos científicos se dar através da oralidade e das imagens vividas.

A música é a expressão de sentimentos beneficiando o bem-estar físico, mental e social, ela fortalece a compreensão científica de várias formas se desenvolve o ritmo na criança como a sincronização dos movimentos, a imitação, a sensibilidade musical e até mesmo a linguagem.

Com a história de Bintou e a relação com o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”, existe uma relação envolvendo a cultura do povo africano, suas crenças, costumes e danças com a abordagem do texto, pois nele fala das experiências científicas dentro das áreas de sociedade e natureza, matemática, artes e música e alfabetização, abordando o tema de uma forma positiva e construtiva.Trabalhando esse conteúdos poderíamos usar a história de Bintou para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com