TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA ENTRE A RELAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE TEXTOS DO GÊENERO DO NARRAR E DA LINGUAGEM CORPORALR

Dissertações: A IMPORTÂNCIA ENTRE A RELAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE TEXTOS DO GÊENERO DO NARRAR E DA LINGUAGEM CORPORALR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ADJANALVA PEREIRA DE LIMA, CLEIDE BASTOS MACEDO,FRANCISCO PEREIRA DE LIMA, LEILA DE OLIVEIRA FRAGA, SUZE CLEIA NUNES BARRETO MAGALHÃES.

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

PROFESSOR EM CONSTRUÇÃO

Londrina

2011

ADJANALVA PEREIRA DE LIMA, CLEIDE BASTOS MACEDO, FRANCISCO PEREIRA DE LIMA, LEILA DE OLIVEIRA FRAGA, SUZE CLEIA NUNES BARRETO MAGALHÃES.

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

PROFESSOR EM CONSTRUÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Sociologia da Educação,Teoria Geral do Conhecimento,Processo Educativo no Contexto Histórico e Psicologia da educação.

Prof. Okçana Battini, Marcia Bastos de Almeida, Bernadete Strang, Carlos Eduardo

Londrina

2011

Em momentos distintos em que sociedade se ergue, vê-se que o homem no desenvolvimento de suas habilidades requer um trabalho e um envolvimento coletivo, recorrendo às mais diversas atividades e se observa também que vivemos numa época em que as pessoas buscam se sobressair mais que outras, onde se vê a construção de uma sociedade diferenciada e seletiva.

Durkheim diz que os fatos sociais direcionam nossas ações cotidianas e se deve pensar que esses fatos sociais são as maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores aos indivíduos, dotados de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem. (DURKHEIM, 1998.)

Diante disto, cabe a nós educadores, professores, pais estabelecer essa condição de interação da sociedade com o sujeito (aluno), revendo o que a sociedade de massa tem contribuído para o crescimento moral e social dos indivíduos, reforçando a idéia de que é necessário se ter uma opinião formada sempre critica, e atentar também para a parte da educação dada pelos pais ao individuo dentro de seu próprio lar.

Há situações que os próprios pais deixam passar por despercebido, não procurando da uma educação aos seus filhos pautada dentro das leis pré-estabelecidadas impostas pela sociedade e isso às vezes recai sobre os professores, dificultando assim o seu trabalho, o processo educativo em si, deixando de executar sua função de mediador do conhecimento para tentar resgatar valores e práticas que serviram para a construção do próprio indivíduo dentro desta sociedade de leis.

O Filme Falado faz muitas alusões sobre mito, e sabendo que mito é uma maneira de que os povos antigos tinham de explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza que não eram compreendidos por eles e um de seus objetivos é transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado e que cotidiano é um fato habitual ao ser humano, convém destacarmos exemplos práticos vividos pela sociedade atua no seu dia a dia e que é remoto, tais como a questão da cegonha – explicando o nascimento dos bebês, do coelhinho da páscoa – que simboliza o nascimento, vida nova, entre outros que são utilizados por todos.

Como a linguagem é considerada social e sua função inicial é a comunicação, expressão e compreensão de fatos, observa-se no filme que ela realmente é importante para o desenvolvimento do sujeito, através de diálogos, de informações, da interação dos indivíduos com os outros e é esse processo que a torna social.

É importante também destacar que através da linguagem é que aprendemos a pensar, a desenvolver nosso sistema relacional. A comunicação é uma espécie de função básica que permite a interação social e ao mesmo tempo, organiza o pensamento. Para Vygotsky (1998) a linguagem é considerada com instrumento mais complexo para viabilizar a comunicação, a vida em sociedade. Sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com