TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto de Ética - Casos

Por:   •  15/10/2016  •  Resenha  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 5

UFRJ / CENTRO DE TECNOLOGIA – CT / ESCOLA POLITÉCNICA / UFRJ

             DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL (DEI)

EEI - 922 – ÉTICA E ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Professores: Mário Fernando Petzhold (petzhold@poli.ufrj.br)  / Orlando Nunes Cosenza

                                      Folha de resumo (imprimir frente e verso)

Nome do estudante:  João Paulo Garuzi Luz Machado                    E-mail: joaogaruzi@poli.ufrj.br                                          

Título do Capítulo: Um Lançamento Contra Naturam?

Livro: (R&B) (X)  /  (S&D) (   )             Data prevista:  19/09/2016       Data de entrega: 19/09/2016    

Local de entrega: Sala de aula F-100 (X)     / Escaninho  Sala F-101 (   )     /    E-mail  (   )  

Engenheiros Numa Encruzilhada   

O texto inicia a dissertação com o foco no lançamento do Challenger e que a decisão do lançamento confrontava com o alerta dos engenheiros sobre um risco de acidente causado pela falta de resistência de um determinado material a baixas temperaturas.

O texto cita alguns fatores que estariam na base da tragédia, tais como: problemas de comunicação entre os técnicos de engenharia, o lançamento era urgente do ponto de vista político e os superiores responsáveis pela decisão final, perda da “eficiência mental” da equipe responsável pela decisão, silêncio de pessoas que poderiam ter atuado previamente por achar que falar poderia afeitar sua carreira, a empresa fornecedora do material não podia “ferir suscetibilidade da NASA e conseguir manter a relação contratual comercialmente proveitosa.

O texto gera duas questões importantes: como profissionais tão qualificados e de enorme responsabilidade que sabiam do risco permitiram que essa catástrofe acontecesse e se esse desastre teve efeitos positivos para decisões futuras. Quatro anos após o acidente o caso se repetia na missão Hubble.

A síndrome Chanllenger possui inúmeros traços que podem ser detectados em várias empresas e sua compreensão pode auxiliar na interpretação dos organizacionais e na prevenção de erros e riscos. Este livro procura melhor a compreensão de vários aspectos como: a confluência de diversas circunstâncias pode impedir uma organização complexa de tomar uma decisão sensata; a gestão de topo que deseja cumprir agendas ou cega aos avisos menos otimistas pode transformar-se na guardiã da doutrina vigente, retaliando todas as propostas colidentes com sua estratégia e os seus objetivos; a vontade de “mostrar serviço” pode pôr em jogo a saúde e segurança de outras pessoas; os sucessos passados não significam o sucesso futuro.

Resumindo A Ocorrência – Engenheiros X Gestores

Após vários avisos e estudos do engenheiro Boisjoly para ter razões para crer que a catástrofe poderia ocorrer, a empresa Morton-Thiokol só avisou a NASA as vésperas do lançamento que não havia condições para que o vaivém fosse colocado no espaço. Apesar de todas as reservas de várias proveniências, os responsáveis de topo da agência espacial americana não tiveram acesso ao seu teor completo, foi-lhes omitida informação relevante e diversos participantes no processo deixaram seduzir pelo desejo de satisfazer condições políticas de acelerar a quantidade de voos anuais e de fazer jus aos presumidos anseios da opinião pública americana.

Os próprios executivos de topo Da Morton-Thiokol por pressão da NASA acabariam por tomar uma “decisão de gestão” favorável ao lançamento, contrariando a decisão anterior.

Após a catástrofe, Boisjoly foi a testemunha-chave e isso lhe causou muita pressão, problemas de saúde e dificuldades de trabalho na própria organização. Anos depois, o engenheiro falou sobre o acidente e denunciava algumas razões que, ao seu ver, induziram ao erro, como: agenda política do presidente Reagan, necessidade de relações públicas da NASA e da Casa Branca, a vontade da empresa de negociar um contrato milionário oara o século XXI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com