TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto: Ética E Valores - Leonardo Boff (Resenha)

Artigo: Texto: Ética E Valores - Leonardo Boff (Resenha). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  1.326 Visualizações

Página 1 de 3

O texto: A Ética e a Formação de Valores na Sociedade, de Leonardo Boff, aborda as questões éticas, morais e ambientais como fundamentos para as relações humanas em busca do desenvolvimento no meio que se vive.

O Teólogo e Filósofo coloca em pauta o futuro da humanidade. Devido a inúmeros acontecimentos impensados, questiona qual será seu destino ou abismo e quais efeitos vão gerar a todos.

O autor também aborda em seu texto as principais razões que deram origem a todos esses problemas presentes atualmente. Ele cita os três eixos fundamentais dessa crise, que são: apartação social, o sistema de trabalho e por fim, o alarme ecológico.

A apartação social diz respeito a enorme quantidade de pessoas que vivem na bifurcação da sociedade, na pobreza e até mesmo na miséria. Sabendo de tal problema, deve-se ter cuidado para que a sociedade e a humanidade não aceitem esta apartação, dita como inevitável. O ideal para a melhoria do problema seria uma atuação de empresários, uma sociedade bem organizada que daria estabilidade e sustentabilidade econômica.

O segundo eixo citado, o sistema de trabalho, refere-se ao fato da existência de uma enorme crise de emprego. Essa crise é causada pela predominância do capital especulativo sobre o produtivo, o que leva a uma acumulação de riqueza extremamente mal distruibuída causando exclusão e maginalização na parte não beneficiada; outro fator preponderante para tal crise, é a evolução tecnológica, a qual representa um enorme avanço para a humanidade, porém como consequência de tal, Há o aumento de muitos desempregos, pois os trabalhadores perdem seus postos para as máquinas. Um dos grandes desafio é resgatar o verdadeiro sentido do trabalho. Tornando-se novamente criativo e liberando-se da sensação de cativo.

O terceiro e ultimo feixo trata-se do relacionamento do homem com a natureza, o qual só tem sido considerado no momento atual, em que problemas referentes a natureza tem sido evidentes, como é o exemplo da finitude das energias fósseis e falta de alternativa para tal, aquecimento global, além da futura possível falta de água de potável. Isso apenas mostra como o homem tem tratado a natureza de forma predatória, e feito um uso indiscriminado da própria, causando a si mesmo, a outros seres vivos e futuras gerações­­ danos possivelmente irreversíveis. Temos de pensar na educação ecológicas de empresários e nas escolas como futura prevenção.

Boff também fala sobre a ética em algumas formas como: O primeiro principio da ética de Boff é a ética do cuidado; A ética do cuidado se dirige para prevenir danos futuros e resgatar danos já acontecidos. Hoje pode ser a ética que a humanidade mais precise, pois o número de cidades abandonadas, crianças desassistidas, ecossistema em declínio, econômia devastada vem crescendo de forma exorbitante com o passar do tempo. O cuidado é a dimensão fundamental dos seres humanos. Pois tudo o que é amado, é cuidado.

A segunda é a ética da solidariedade; Se não respeitassemos a solidariedade coletiva para com todos, a vida e a conviência seriam impossíveis. A solidariedade para existir de fato precisa sempre ser solidariedade a partir de baixo, dos últimos e dos que mais sofrem. A solidariedade pode se manfestar como compaixão e fraternidade , como quando nossos ancestrais começaram a levar a caça para o grupo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com