TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tga Adiministração

Ensaios: Tga Adiministração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

O objetivo principal da Contabilidade

O objetivo principal da Contabilidade é o de permitir a cada grupo, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido de bem como fazer referências sobre tendências futuras. A finalidade da contabilidade é estuda e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômicos administrativas. Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo de decisão dos usuários, á tomada de decisão deve ser um instrumento útil.

As pessoas que se utilizam da contabilidade, que se interessam pela situação das empresas e buscam nos instrumentos contábeis suas respostas. Podem ser divididos em usuários internos e externos. À grande dificuldade da contabilidade é corresponder às necessidades de seus usuários, que são específicas e, desta forma, não podem ser atendidas por um objetivo geral, senão o já citado: satisfazer as necessidades dos usuários.

existem quatro características qualitativas obrigatórias presentes nas Demonstrações Contábeis, são elas: Compreensibilidade, Relevância, Confiabilidade e Comparabilidade.

A Compreensibilidade: como características qualitativas propostas, considera que as informações apresentadas nas demonstrações contábeis devem ser prontamente entendidas pelos usuários, no entanto, as informações sobre assuntos mais complexos e que são relevantes para tomada de decisão por parte do usuário das demonstrações, devem ser incluídas nas demonstrações contábeis, não podendo ser excluídas em nenhuma hipótese.

A Relevância: está relacionada com a utilidade das informações para os usuários das demonstrações contábeis, podendo influenciar nas decisões econômicas deste, auxiliando-os na avaliação do reflexo de eventos passados, presentes e futuros, confirmados ou corrigidos. Considera-se, assim uma informação como material se, no caso de sua omissão ou distorção nas demonstrações contábeis, elas influenciarem nas decisões econômicas tomadas pelo usuário.

A Confiabilidade: esta inteiramente vinculada a sua confiabilidade, devendo esta livre de erros. Mesmo sendo relevante, uma informação poderá não ser confiável em sua natureza de divulgação, quando seu reconhecimento pode distorcer as demonstrações contábeis.

E a Comparabilidade: compara demonstrações contábeis de uma entidade no decorrer do tempo, identificando assim, tendências na sua posição patrimonial e financeira e no seu desempenho. É importante ressaltar que, de acordo com a decorrência da característica qualitativa da comparabilidade, os usuários devem ter a informações sobre as praticas contábeis adotadas na elaboração das demonstrações contábeis bem como, nas mudanças que porventura possam ocorrer nessas praticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com