TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

The Body Shop

Por:   •  19/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TATUÍ

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

ANA LAURA COSTA RIBEIRO

EMERSON LUIZ PAIS DA ROSA

GIOVANE DE MELO FERRARI

GIOVANNI PAES BISCALCHIN

JEAN FELIPE CAMARGO

LUAN WAGNER DOS SANTOS

LUCAS AUGUSTO DOS S V LEITE

BODY SHOP

TATUÍ-SP

2ºSEMESTRE/2019

ANA LAURA COSTA RIBEIRO

EMERSON LUIZ PAIS DA ROSA

GIOVANE DE MELO FERRARI

GIOVANNI PAES BISCALCHIN

JEAN FELIPE CAMARGO

LUAN WAGNER DOS SANTOS

LUCAS AUGUSTO DOS S V LEITE

BODY SHOP

Atividade 5 de Modelagem de Processos, apresentação ao curso Tecnológico em Gestão de TI da FATEC-Tatuí, orientado pelo professor Antônio César Silva Sacco.

TATUÍ-SP

2ºSEMESTRE/2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

POLÍTICA AMBIENTAL 5

COMO A POLÍTICA AMBIENTAL DA BODY SHOP SE RELACIONA COM A ESTRATÉGIA GERAL DA EMPRESA 5

DIAGRAMAS 7

MARKETING VERDE 8

DILEMAS IMPOSTOS PELAS DECISÕES DESCRITAS 9

RESPONSABILIDADE SOCIAL 10

CONCLUSÃO 11

REFERENCIAS 12

1. Introdução

A The Body Shop foi criada em 1976, por Anita Roddick. E a marca buscar ingredientes 100% naturais para produzir seus produtos. Eles nunca testam seus produtos em animais.

Na época em que foi fundada a The Body Shop, decidiu usar a abordagem da de sempre manter seus cinco valores primordiais, sendo eles defesa dos direitos humanos, no incentivo à autoestima, proteção dos animais e do meio ambiente e incentivar seus funcionários a sempre agir juntos. Isso foi predominante nas tomadas de decisões e também para engajar seus consumidores.

A missão da marca é comunicar aos seus funcionários e consumidores sobre seus cinco valores. A The Body Shop é pioneira em sustentabilidade e após essa iniciativa, várias outras empresas seguiram o exemplo, abraçando a ideia de fazer negócios de forma social e ambientalmente responsável.

A Franquia The Body Shop tem como objetivo ser uma empresa mais ética e verdadeiramente sustentável no mundo. Tendo o compromisso de trabalhar de forma justa com os agricultores e fornecedores e ajudar as comunidades a prosperar.

The Body Shop não é apenas um negócio, mas sim uma empresa seria e autêntica.

2. Política Ambiental

2.1 Como a política ambiental da Body Shop se relaciona com a estratégia geral da empresa:

Quando a Body Shop foi criada, Anita Roddick, não possuía sua visão apenas para os lucros e crescimento empresarial, Anita diz que quando ela e Gordon criaram a empresa, não queriam ter apenas um grande negócio, eles queriam mais, queriam que seus lucros fossem além das vendas, então aproveitando sua campanha de ativismo contra a Guerra do Vietnã, abriram uma campanha para fazer bons produtos, mas seus lucros deveriam ir para algo que realmente importava.

Anita também diz que imagina que o objetivo da Body Shop sempre foi fazer da empresa um instrumento de mudança social e ambiental, pois todos seus investimentos trouxeram melhorias para a sociedade assim fazer com que seus cliente se comovessem e aderissem à causa, fazendo com que consumissem produtos de uma empresa que além de se preocupar com o cliente também possuísse o selo de ecologicamente correta e de responsabilidade social,

Um outro exemplo da importância dos valores da Body Shop para o marketing ambiental, foi a mensagem deixada pela empresa de que “As mulheres deveriam usar seus produtos como instrumentos de promoção de saúde e do bem-estar, e não como meios para conquistar o rejuvenescimento impossível ou por padrões de beleza inalcançáveis.” Uma mensagem considerada impactante embora fosse arriscada para os negócios, afinal um mal entendimento poderia diminuir drasticamente as vendas de seus produtos.

Portanto é possível dizer que a política ambiental da Body Shop e a estratégia geral da empresa estão diretamente associadas, pois a marca conquistou com o tempo uma fidelidade enorme com seus clientes e em grande quantidade, utilizando da sua política de responsabilidade ambiental e ecológica, usando produtos biodegradáveis (decomposição natural), ingredientes de origem natural, como plantas, ervas, frutas, energia renovável, embalagens pequenas e recicláveis e principalmente utilizando matéria prima dos 4 cantos do mundo gerando assim empregos para várias comunidades carentes e em desenvolvimento, como na Índia. E através do marketing ambiental a empresa cumpriu o objetivo de adquirir uma imagem diferente das outras empresas de cosméticos assim atingindo seu diferencial de mercado, utilizando das estratégias que hoje conhecemos como “marketing 3.0” (voltado para os valores).

3. Diagramas

Figura 1 – Diagrama

Fonte: próprio grupo

4. Marketing Verde

Seu Marketing começava na própria embalagem fazendo referência em que seu produto era natural, que seus ingredientes eram comprados diretamente de produtores e não de atacadistas e que suas embalagens eram recicladas. A empresa começou a vender os produtos e pedir para que seus consumidores levassem de volta a embalagem para que a mesma fosse preenchida com o produto desejado, fazendo assim com que as embalagens fossem recicladas, outra estratégia de marketing.

Outro ponto da estratégia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com