TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing - The Body Shop

Por:   •  3/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.931 Palavras (8 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 8

Drops Of Youth (Youth Bouncy Eye Mask)

INFORMAÇÕES DA EMPRESA

NOME DA EMPRESA:

The Body Shop

BREVE HISTÓRICO:

A THE BODY SHOP foi criada em 1976 por Anita Roddick, a lendária fundadora da The Body Shop, construiu a marca em torno de valores sociais e ambientais, que foi um importante diferencial. Sendo uma empresa de cosméticos que produz e comercializa produtos de beleza natural que moldam o consumismo ético. Aos seus 34 anos Roddick investiu US$ 6.500 para iniciar um novo negócio. Ela teve a ideia de vender xampus, cremes e loções para o rosto e corpo em pequenas embalagens. Neste mesmo ano a primeira loja da The Body Shop abriu dia 26 de março em Brighton, no litoral sul da Inglaterra. Em 1978 a marca expandiu para Bruxelas, capital da Bélgica, através de um quiosque, que representou a entrada da The Body Shop no negócio de franquia. E a partir de 1982 novas lojas foram abrindo no mundo todo. A The Body Shop pertence à Natura & Co, que é comerciante e fabricante brasileira de produtos de beleza.

PRINCIPAIS PRODUTOS:

Sabonetes faciais e corporais, cremes faciais e corporais (Body Butters), shampoos, fragrâncias e itens de maquiagem

ORIENTAÇÃO FILOSÓFICA:

A The Body Shop tem como orientação filosófica de marketing com seus produtos, a valorização do planeta ajudando ativamente a enriquecer a biodiversidade onde cultivam os próprios ingredientes, agindo e criando campanhas para valorizar ao máximo e apoiar áreas de grande valor natural para o planeta que estão ameaçadas. Tendo também a valorização dos produtos que não fazem promessas falsas, que são inspirados na diversidade da natureza e nos costumes de pessoas de todo o mundo, valorizando as pessoas onde celebra a diversidade de cada indivíduo e rejeita os estereótipos de beleza e por fim amiga dos animais, a empresa proíbe o uso de ingredientes testados em animais.

ANÁLISE AMBIENTAL

ANÁLISE DOS IMPACTOS DOS FATORES DO MACROAMBIENTE NO PRODUTO

Ambiente Demográfico: A The Body Shop tem como alvo principalmente mulheres. Eles desenvolveram recentemente produtos para homens também. O mercado foi desenvolvido de acordo com as diferentes ocupações, como adolescentes, adultos trabalhadores e donas de casa, com idades entre 15 e 60 anos. Observando a faixa de preço dos produtos, a renda alta ou média-alta compra os produtos da marca.

Ambiente Econômico: Com a crise política brasileira impactando diretamente na economia de empresas e não deixando de fora a The Body Shop, a empresa assumida pela marca Natura & Co conseguiu ampliar sua marca no Brasil, onde o mesmo se encontra na quarta posição de maior mercado consumidor mundial de produtos de beleza, a marca conseguiu estar presente em 19 estados brasileiros e Distrito Federal, com 126 pontos de venda e com 40 anos de mercado mundial, mais de 3600 mil lojas em mais de 68 países.

Ambiente Político: Com o seu código de conduta atualizado e tendo as suas atividades regulamentadas e limitadas por legislações o site da marca deixa de forma transparente informações sobre o termo de uso, política de privacidade, troca e devoluções, mostrando também respeito pelo consumidor e pelo código de defesa do consumidor. A empresa mantém seu próprio Comitê Executivo, assegurando o adequado equilíbrio entre a necessidade de integração e sinergia e a autonomia dos negócios. E com a estrutura de compliance sendo consolidada na empresa, incluindo o Canal de Ouvidoria, reforçando as estruturas de ética e integridade.

Ambiente Tecnológico: Com o crescimento na busca pro produtos que respeitem o meio ambiente, o setor aposta em inovação tecnológica e sustentabilidade.

Ambiente Natural: Tendo relação à preservação ambiental, a empresa adota como objetivo do longo prazo uma política de operações sustentáveis. Para garantir a sustentabilidade, é fundamental monitorar como a empresa adquire sua matéria-prima, as credenciais de seus fornecedores e o impacto ambiental causado pelos produtos fabricados e embalagens utilizadas pela empresa.

Ambiente Cultural: A empresa visita comunidades pobres em países subdesenvolvidos, e é dessas visitas que tira as principais ideias para os novos produtos. Fazendo parcerias sustentáveis com comunidades como Nepal, Índia, México, Nicarágua e Brasil entre outros. No caso brasileiro há mais de 18 anos a empresa usa o óleo de castanha do Pará produzido pelos índios Caiapós da Amazônia . Com isso também a empresa desenvolve as habilidades dos agricultores e artesãos locais e adiciona sua experiência para criar produtos eficazes para usar e melhorando a qualidade de vida de milhares de pessoas ao redor do mundo. E por fim adaptando as suas campanhas de marketing e o preço de seus produtos de acordo com as especificidades culturais de cada grupo.

ANÁLISE DOS IMPACTOS DO AMBIENTE OPERACIONAL NO PRODUTO

Concorrência: Kiehl's, L'Occitane, Weleda, Aveda, Yves Rocher, Lush, Dr. Hauschka, Aesop e Chantecaille.

Fornecedores: A marca criou o programa pioneiro de Cormécio Justo com Comunidades, a partir do qual consegue as melhores matérias-primas dos quatros cantos do globo em troca de remuneração justa para os colaboradores. Assim, a The Body Shop busca desenvolver as habilidades dos agricultores e artesãos locais.

Produtos Substitutos: Drops Of Youth (Youth Eye Concentrate), Vitamin E (Eye Cream), Oils Of Life (Intensely Revitalising Eye Cream-Gel).

ANÁLISE DOS IMPACTOS DO MICROAMBIENTE NO PRODUTO

Vendas: A empresa The Body shop é fabricante e revendedora de sua própria linha de cosméticos, a marca vende seus mais de 1.200 produtos, que vão de shampoo a itens de maquiagem, através de mais 3600 mil lojas que atendem milhões de clientes espalhados em mais de 68 países. Os principais mercados da marca, cujo faturamento em 2015 foi superior a €1.55 bilhões, são Reino Unido, Estados Unidos e Austrália. No Brasil são mais de 115 lojas e quiosques.

Clientes: Tendo uma variedade de clientes, homens e mulheres. Inicialmente, a marca não tinha produtos para homens, mas agora o foco também está nos homens que agora cuidam da pele e procuram um banho confortável. O principal objetivo da marca, no entanto são as mulheres entre 15 e 60 anos.

SEGMENTAÇÃO

BASE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com