TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

THE BODY SHOP CASE

Por:   •  11/3/2020  •  Artigo  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TATUÍ

ANA LAURA DE OLIVEIRA VILLAR

ANDRESSA CRISTHINA PEREIRA DA ROCHA

BIANCA NUNES ESTIMA MAGALHÃES

GEZELAINE CONCEIÇÃO DE SOUZA

GUILHERME LUIS DE ALMEIDA LEITE

ISABELA ALCÂNTARA DOS SANTOS

RODOLPHO SANTOS DORNAS DE SOUZA

VINICIUS MACHADO DOS ANJOS

MODELAGEM DE PROCESSOS

Tatuí - SP

2020

        


 

1.INTRODUÇÃO        5

2. VISÃO, MISSÃO E VALORES E A IMPORTANCIA NO CRESCIMENTO DA MARCA.        7

2.1 Visão        7

2.2 Missão        7

2.3 Valores        7

3. COMO A POLÍTICA AMBIENTAL DA EMPRESA A TORNOU GRANDE NO MERCADO EM QUE ATUA E COMO SE RELACIONA COM AS ESTRÁTEGIAS        8

4. COMO AS POLÍTICAS AMBIENTAIS INFLUENCIAM NO GERENCIAMENTO DA PRODUÇÃO.        10

5. OS DILEMAS IMPOSTOS PELAS DECISÕES DESCRITAS PARA OS GERENTES        12

3. CONCLUSÃO        13


1.INTRODUÇÃO

Fundada em 26 de março de 1976 pela inglesa Anita Roddick em Brighton no litoral sul da Inglaterra, a The Body Shop foi a primeira marca de beleza a se inspirar e buscar na natureza os melhores ingredientes do mundo para confeccionar produtos 100% vegetarianos e sem testes em animais.

Em apenas dois anos a marca expandiu internacionalmente e abriu seu primeiro quiosque em Bruxelas, capital da Bélgica, e entrou no negócio de franquia. Em 1982 a empresa chegou ao mercado mundial, abrindo lojas em vários locais do mundo. Pioneira em questões de sustentabilidade e sociais em 1986 a empresa lançou sua primeira grande campanha “Salve as Baleias” em parceria com o Greenpeace, com o objetivo de protagonizar seus valores com o grande público. Com a identidade da marca estabelecida, a The Body Shop sempre foi uma empresa consciente das necessidades de diminuir os impactos ambientais que a produção de seus produtos causa, em 1990 a empresa criou a The Body Shop Foundation, que financia projetos em prol de direitos humanos, animais e do meio ambiente.

Em 2017 a marca que pertencia ao grupo L’Oréal foi comprada pela empresa brasileira Natura International B.V. em uma transação bilionária, estimada em 1 bilhão de Euros.

Com a missão de se tornar a marca mais sustentável, a empresa cresceu no conceito de preservação ambiental e tem como valor o ativismo contra teste em animais, em 1998 conseguiram 4.000.000 (quatro milhões) de assinaturas em uma petição que resultou na proibição de testes em animais em produtos e ingredientes cosméticos no Reino Unido, a empresa ganhou mercado através dos anos e hoje conta com um portfólio com mais de 1.000 (um mil) produtos em cerca de 3.000 (três mil) lojas espalhadas pelo mundo, empregando cerca de 17.000 (dezessete mil) colaboradores.

A perda de habitat, em grande parte causada pela expansão da agricultura e colheita intensiva de elementos florestais, é sem dúvida a maior ameaça para a biodiversidade do nosso planeta. Isso é importante para nós, como cidadãos do mundo, mas também ameaça diretamente o futuro de peças-chave da nossa cadeia de fornecimento. Como uma empresa que pretende ser ambientalmente sustentável, proteger habitats ameaçados é de vital importância para a The Body Shop (THE BODY SHOP, 2019).


2. VISÃO, MISSÃO E VALORES E A IMPORTANCIA NO CRESCIMENTO DA MARCA.

Missão, Visão e Valores são três fatores fundamentais para a elaboração de um Planejamento Estratégico e, mais do que isso: estas definições são importantes pois servem como direcionadores para todas as decisões a serem tomadas pelos gestores no dia a dia (LIBERATO, Rafael). Através desses fatores a The Body Shop conseguiu construir uma estratégia de marketing e de fazer negócios. Isso foi predominante nas tomadas de decisões e também para engajar seus consumidores.

2.1 Visão

Ser a empresa mais ética e sustentável do mundo até 2020.

2.2 Missão

Tem como objetivo criar e comercializar produtos que promovam o bem-estar das pessoas e com o enfoque na conservação ambiental.

2.3 Valores

Repensar, refletir, reduzir, reutilizar, reciclar, auxiliar as comunidades e enriquecer o nosso planeta de biodiversidade.


3. COMO A POLÍTICA AMBIENTAL DA EMPRESA A TORNOU GRANDE NO MERCADO EM QUE ATUA E COMO SE RELACIONA COM AS ESTRÁTEGIAS

Durante o século XX, uma série de desastres ambientais decorrentes da intensificação da intervenção humana no meio ambiente, mudou a percepção da sociedade quanto aos problemas ambientais (Benetti, Fiorentin & Toledo, 2012; Gavronski, 2012; Peng & Lin, 2008). Sendo assim, a gestão ambiental é uma ferramenta de grande importância para a competitividade de uma organização, contrariando a crença nos anos 70, em que a ideologia ambientalista é inimiga do desenvolvimento econômico (GERN; BEILER, 2009).

Com os problemas ecológicos que o plana enfrenta e a crescente divulgação em torno da necessidade das empresas se tornarem cada vez mais responsáveis em relação ao ecossistema, o consumidor vem se conscientizando da importância de uma politica ambiental e como elas podem diminuir o impacto que as grandes empresas causam ao meio ambiente.

O avanço da preocupação com a preservação do meio ambiente fez com que os governos criassem uma série de regulamentos, levando os gestores a se empenhar e adotar uma postura ambientalmente correta no intuito de mitigar o impacto de suas atividades econômicas sobre o meio ambiente (Benetti et al., 2012; Peng & Lin, 2008).

Ottman (1994) dá ênfase de que a escolha de um produto não se limita aos preços e a qualidade, mas também pela responsabilidade social e ambiental das empresas. E através dessa responsabilidade que a empresa The Body Shop ganhou destaque no mercado desde sua criação, afinal apenas 14 anos depois já estava presente em 39 (trinta e nove) países, pois seu grande diferencial no mercado era sua preocupação em trazer para seu público um produto natura, vegetariano e sem maltrato à animais em sua produção, preocupação que não eram populares na década de 70 entre as companhias.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (177.6 Kb)   docx (63.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com