TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Lideranca

Artigos Científicos: Tipos De Lideranca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 2

Analisando o artigo GARCIA, Denise B.. Os diferentes tipos de liderança e sua influência no clima organizacional. 2012, podemos observar a diferença existente entre líder e chefe como também alguns estilos de liderança que podem acelerar ou retardar o alcance das metas de uma organização. Foram abordados temas como clima e comprometimento organizacionais, além de assuntos relacionados com a motivação dos colaboradores. Neste trabalho abordarei o tema liderança como principal assunto.

LIDERANÇA diversas definições foi encontradas, destaca-se a de Chiavenato (2000, p.107) onde afirma que “liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meios do processo da comunicação humana para a consecução de um determinado objetivo.” No vídeo mencionado na atps “Estilos de Liderança” podemos observar tipos de liderança como um líder coercitivo. Que tem ,que significa: adj. Que pode causar coerção (repressão). Que pode reprimir ou coagir: discurso coercitivo.

Jurídico. Capaz de impor pena: procedimento coercitivo; força coercitiva, e corresponde a um liderança através da coerção, violência, que pode ser verbal ou física, neste estilo de liderança a relação entre líder e liderado é instável.

Líder conselheiro , que sobressaem na delegação de poderes, eles dao aos funcionários taferas desafiadoras mesmo que isso signifique que as missões não serão executada rapidamente .

Líder agregador , aspira por manter os colaboradores felizes e cria harmonia entre eles. O estilo conduz para cima a flexibilidade , amigos confiam um no outro permitindo inovações.

É comum observar que muitas pessoas em cargos de chefia não estão preparadas para conduzir uma equipe. Muitas acham que ser chefe é a mesma coisa que ser líder. Isso não é verdade, pois liderar não é a mesma coisa que chefiar. Segundo Tourinho (1981 apud SOBRINHO e ALMEIDA, 2002, p.26): Chefe é alguém que exerce o poder de mando em virtude de uma autoridade oficial ou oficiosa. Líder é uma pessoa que, graças à própria personalidade e não a qualquer injunção administrativa, dirige um grupo com a colaboração dos seus membros.

Assim, infere-se que o líder é uma pessoa que dirige sua equipe com a ajuda dos seus liderados, sendo que todos estão voltados para um objetivo coletivo.

E após analisarmos o artigo e vídeo mencionado concluir que liderança e motivação são fundamentais para qualquer empresa que deseja manter seus obstáculos.

Na cafeteria mencionada na atps, podemos observar quem um líder não se faz presente, ou seja não há líder, os funcionários encontram se desmotivados e a qualidade dos produtos não agrada os clientes, e sabendo agora que o líder é extremamente importante quando se trata de motivação e metas, a cafeteria urgentemente precisa de um líder, para motivar os funcionários deixar claro as metas da organização a todos e melhorar a qualidades e ambiente do clima organizacional, contribuindo na melhoria continua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com