TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de planejamento e como usá-los

Tese: Tipos de planejamento e como usá-los. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Tese  •  2.353 Palavras (10 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 10

2013

Introdução

Este trabalho irá nos mostrar quais são as formas e algumas visões que podemos ter e como fazer para estruturar uma empresa e seus setores específicos, seja esta empresa de pequeno, médio ou grande porte, independente de sua área de atuação, deverão acompanhar uma estrutura bem definida e com propósitos claros de como serão feitos e quem serão os responsáveis pelos feitos da mesma. Podemos entender a estrutura que tem uma empresa e qual deve ser a postura de seus profissionais. Veremos quais as responsabilidades de cada um e como elaborar uma melhor estrutura de serviços, sem que uma sobressaia ao outro e fazendo assim que nenhuma das etapas ou seus responsáveis sejam prejudicados e tenham seus resultados comprometidos.

Planejamento.

Tipos de planejamentos e como usá-los.

Planejamento Estratégico: nesta fase de planejamento os responsáveis são em sua grande maioria os proprietários da empresa, pois são eles quem irão determinar em que área irão trabalhar, qual o tempo será necessário, uma vez que o resultado não será alcançado em um tempo curto e quais serão as estratégias usadas para alcançar o objetivo final. Deve-se fazer um combinado entre os outros setores da empresa, pois este é quem determinará o ponto final a ser alcançado.

Planejamento Tático: esta etapa, é a responsável pelo que podemos dizer uma certa tradução do planejamento estratégico, pois é nesta fase que se distribuem as funções entre os operários e criam os setores responsáveis por cada área de operação. Os responsáveis por este setor são popularmente conhecidos como supervisores ou lideres de produção e tem a grande e difícil tarefa de cobrar eficiência dos operários e apresentar os resultados esperados pelos proprietários da empresa que determinaram previamente o que deveria ser feito na empresa.

Planejamento Operacional: este planejamento é responsável pela eficiência na produção e o resultado rápido, se preocupa basicamente com o que fazer e como fazer num período menor de tempo e com resultado maior apresentado. Este é um planejamento em curto prazo e com rotinas novas praticamente apresentadas dia-a-dia. Normalmente trabalham apenas em sua área e raramente tem funções intelectuais a serem tomadas, uma vez que estes procedimentos foram tomados pelo alto escalão da empresa quando determinaram o planejamento estratégico e tático.

Análise dos Textos Propostos.

Os textos apresentados pelos autores Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos, mostram diferentes ângulos de análise.

No texto “Veja o Futuro Antes dos Outros”, o autor Roberto Shinyashiki nos leva a ter uma visão empresarial, fazendo-nos acordar às inovações e ver como podemos mudar nossa vida, aproveitar oportunidades e conquistar o sucesso desejado. Em várias situações temos momentos de insatisfação profissional e ao invés de buscar uma independência, insistimos em continuar acomodados e simplesmente aceitar o que nos é imposto, seja por medo da mudança ou pela insegurança quanto ao novo. Este texto nos abre os olhos para que não nos acomodemos e tenhamos mais ânimo e coragem de buscar inovar e realmente fazer diferença onde estivermos.

Já no texto “O Desafio do Administrador do Futuro” de Paulo Barreto dos Santos, dá uma visão diferente de como administrar uma empresa, ele cita como um profissional deve agir meio aos problemas e inovações que possam acontecer, como deve ser visto pelos seus encarregados e os passos que deve seguir para alcançar o sucesso profissional. Ele tem de se adaptar as contradições advindas de sua carreira, buscar o sucesso profissional durante e fora o expediente de trabalho são medidas que devem ser tomadas para um maior crescimento na carreira. O profissional do futuro não se importa em perder horas de lazer, mas se importa em fazer a diferença por onde quer que passe.

Processo Administrativo: Controle

Significados:

Conferir, verificar;

Regular;

Comparar com um padrão;

Exercer autoridade sobre alguém (dirigir ou controlar);

Frear ou cercear;

A função controle está relacionada com as demais funções do processo administrativo: o planejamento, a organização e a direção repercutem nas atividades de controle da ação. Muitas vezes se torna necessário modificar o planejamento, a organização ou a direção, para que os sistemas de controle possam ser mais eficazes.

Imagem

O controle propicia a mensuração e a avaliação dos resultados da ação empresarial obtida a partir do planejamento, da organização e da direção. É a fase do processo administrativo que mede e avalia o desempenho e toma a ação corretiva quando necessária, é a forma de garantir que o processo administrativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com