TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trab. Unopar 4° periodo

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.777 Palavras (8 Páginas)  •  1.000 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – 4º SEMESTRE

[pic 5]

        [pic 6]

Teresópolis - RJ

2014

PRISCILA BARBOSA DA CUNHA

DESENVOLVIMENTO DE TREINAMENTOS, SEGURANÇA NO TRABALHO E GESTÃO DE CONHECIMENTO NAS AREAS DE RH.

Trabalho apresentado em requisito a Produção Textual individual relativa ao 4º Semestre, Portfólio para as Disciplinas de:

Nome da Disciplina: Saúde e Segurança do Trabalho

Nome do Professor (a) Fábio H. Ribeiro

Nome da Disciplina: Treinamento, Desenvolvimento e Jogos Vivencias

Nome do Professor (a) Bruno S. Moreno e Marilucia Ricieri

Nome da Disciplina: Gerência, Motivação e Liderança

Nome do Professor (a) Henry T. Nonaka

Da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO        

2 – DESENVOLVIMENTO        

3 - CONCLUSÃO        

4 – BIBLIOGRAFIA        


1 – INTRODUÇÃO

A produção textual interdisciplinar Individual apresentada tem como objetivo verificar na pratica a aplicação dos conceitos apresentados pelas disciplinas: Treinamento e jogos vivenciais, Saúde e segurança do trabalho e Gerencia, motivação e liderança.

Iniciaremos falando do Desenvolvimento e tipos de treinamentos utilizados dentro de uma empresa, será explicada a diferença de jogos e dinâmicas, falarei sobre a importância da Segurança de trabalho dentro da organização com seus direitos, deveres e consequências se não aplicados conforme a lei trabalhista. Na parte de Desenvolvimento Organizacional irei citar alguns tipos de lideranças existentes e a importância da motivar seus funcionários para um bom resultado no trabalho.

2 – DESENVOLVIMENTO

Muitas vezes o diferencial para conquistar um lugar de destaque no mercado está nas pessoas que compõe a organização. Sendo então necessário que as organizações disponham aos seus colaboradores treinamento e desenvolvimento para atender o mercado.

 O treinamento deve ser relacionado ao ciclo de vida da organização. Proporcionar um treinamento influencia a organização a preparar seus funcionários a desenvolver habilidades, conhecimentos, padronização das tarefas e até mesmo mudar o comportamento.  Em outras palavras o treinamento tem objetivo de atingir as metas da por meio do desempenho promovendo a capacitação bem como o aprimoramento das suas competências na função do colaborador.  

O desenvolvimento tem um conceito mais abrangente, referindo-se aos atos da organização que instigam o crescimento pessoal de seus colaboradores, ou seja, tem como alvo o desempenho futuro das pessoas na organização.

Tanto o treinamento quanto o desenvolvimento devem ser olhados como investimentos retornáveis, garantindo seu espaço no mercado competitivo através de colaboradores capacitados em excelência.

As organizações precisam planejar os programas de treinamento para que atenda as necessidades operacionais da organização. Esse planejamento consiste em identificar as necessidades, qual época certa para o treinamento, qual método deve ser usado, quais tipos de recursos financeiros, humanos e matérias precisam disponibilizar para que o treinamento seja realizado, documentar os eventos do treinamento, além de orçar os investimentos para obter aprovação.  

Ao se planejar o treinamento, é necessário que se tenha claramente os objetivos a serem alcançados, sendo assim, o treinamento pode ser presencial, onde há presença física do instrutor e do treinando com o objetivo de qualificar, reciclar, atualizar, aperfeiçoar o desempenho de suas tarefas, que pode ser realizado em unidades adaptadas no local de trabalho, em salas de aula em centros de treinamentos. Esse tipo de treinamento possibilita maio interação, favorecendo o feedback e troca de informações.

O treinamento também poder ser a distancia onde se utiliza meios de comunicação para promover a interação e transmitir os conteúdos educativos. Esse treinamento possibilita a remoção de espaço, tempo e idade, pode envolver maio numero de pessoas e facilita o acesso e o ritmo de sua aprendizagem.

O treinamento em serviço é realizado no próprio ambiente de trabalho atual ou futuro com a intenção de adquirir conhecimentos práticos e desenvolver habilidades especifica. Neste treinamento a motivação é maior por aproximar o colaborador das condições reias de trabalho e o acompanhamento das mudanças tecnológicas no procedimento de trabalho.

Dentre os treinamentos, ainda existem os jogos e as dinâmicas em grupo.

A dinâmica de grupos é composta por  toda atividade que se desenvolve em um grupo, que objetiva integrar, desinibir, ”quebrar gelo”, divertir, refletir, aprender, apresentar, promover o conhecimento, incitar á aprendizagem, competir etc. que tem como vantagem possibilitar o ambiente informal para os candidatos, proporcionando maior espontaneidade, maior probabilidade de acertos na seleção,facilita a tomada de decisão do avaliador.

 O jogo é um processo vivencial. É uma técnica, uma atividade, uma competição dinâmica e saudável entre as pessoas de interesses comuns, visa desde as simples recreação até a viabilização de alguma aprendizagem, reflexão ou correlação com a prática do dia a dia que tem como vantagem do desenvolvimento do trabalho em equipe, além da redução do tempo do facilitador (instrutor), já que a vivência favorece a compreensão de conceitos; e maior possibilidade de comprometimento do grupo com mudanças necessárias.

Para avaliar os resultados do treinamento podem ser feitas através da avaliação das reações que medirá o grau de satisfação do participante; podem ser feitas através da aprendizagem que medirá o grau de conhecimento adquirido através de testes práticos e técnicos; podem ser avaliadas através do comportamento onde medirá as capacidades comportamentais e a avaliadas através dos resultados onde se medirá o desempenho e produtividade após o treinamento.

Nas organizações de hoje é necessário que haja uma preocupação constante com a saúde e segurança do trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (143 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com