TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalgo Sobre SGA

Artigo: Trabalgo Sobre SGA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  2.455 Palavras (10 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 10

SGA – Sistema de Gestão Ambiental

O Sistema de Gestão Ambiental surge como uma evolução do conceito de gestão ambiental, pois ele vai além de uma postura reativa, englobando uma visão estratégica em relação ao meio ambiente. Passando a agir não só em função dos riscos, mas também percebendo as oportunidades de mercado com essas atitudes.

O objetivo do SGA é que a preocupação com a natureza não se dê apenas através de ações pontuais, mas que esteja inserida na política da empresa, estando presente em todas as etapas das atividades, desde o planejamento até a execução, e difundida por toda estrutura organizacional sempre com o comprometimento com a melhoria contínua das ações voltadas à preservação ambiental.

Vantagens do Sistema de Gestão Ambiental

Ao implementar um SGA em seu empreendimento, as vantagens vão muito além do ganho de marketing, pois há uma redução de gastos associados ao uso de recursos e redução de riscos com multas e acidentes ambientais. Abaixo estão listadas a principais vantagens de um SGA:

• Cumprimento da legislação ambiental aplicável e redução dos riscos associados ao seu descumprimento.

• Redução de custos com o aumento da eficiência nos diversos processos da empresa através do menor consumo de insumos (água, energia, entre outros) e redução na geração de resíduos.

• Aumento da motivação e participação dos colaboradores na gestão interna.

• Maior conhecimento dos processos do empreendimento, o que proporciona uma melhor capacidade de inovação.

• Melhoria da imagem da organização junto à sociedade.

• Ganhos de competitividade e melhor posicionamento no mercado, além de maior credibilidade com alguns stakeholders, como instituições financeiras.

Como Implementar um SGA

O processo de implementação do SGA segue a metodologia PDCA (Plan, Do, Check, Act), ou seja, planejar, fazer, verificar e agir. O início se dá com a implantação de uma política ambiental, que deve conter além do comprometimento com o cumprimento da legislação ambiental vigente, a melhoria continua do SGA e as diretrizes do seu programa ambiental. A política deve ser divulgada tanto para os colaboradores como pra o público em geral, sendo necessário o comprometimento de toda organização.

Após criar e implementar a política ambiental é necessário o PLANEJAMENTO do SGA, onde verifica-se os diversos processos que ocorrem no empreendimento, os aspectos* e impactos* relacionados, para assim determinar aqueles que impactam mais significativamente o meio ambiente. Com esses dados é necessário definir objetivos (ex: redução do consumo de água) do SGA, sendo que cada objetivo deve ter uma ou mais metas (ex: redução de 20% do consumo de água da lavanderia). As metas devem ser claras e quantificáveis para assim ser possível uma comparação com as condições antes da adoção do SGA.

*Aspectos: elementos das atividades, produtos e serviços de uma organização que podem interagir com o meio ambiente. Ex: emissão de poluentes.

*Impactos: qualquer alteração das propriedades do meio ambiente. Ex: alteração da qualidade do ar.

A etapa seguinte é a implementação do SGA (FAZER), onde se coloca em prática o planejado. É muito importante para o sucesso dessa etapa que as responsabilidades de cada colaborador na implementação do SGA estejam bem definidas.

Após a implementação segue a fase de VERIFICAÇÃO, onde se verificará até que ponto desempenho do SGA foi o esperado e onde foi insuficiente, nessa etapa é onde se realizam auditorias. As auditorias são revisões estruturadas dos vários elementos do SGA, que indicam se os procedimentos e práticas previstas foram corretamente implementadas e identificam as não conformidades*. As auditorias ajudam a organização perceber se está em um caminho adequado no sentido de atingir os objetivos e metas definidos.

*Não conformidades: Situações em que a organizações não cumpre o que está descrito no SGA.

Posteriormente a verificação deve-se AGIR com o objetivo de solucionar as não conformidades* e continuar a melhoria do SGA, através de um novo planejamento. Este pode conter tanto uma reestruturação da política ambiental, como novos objetivos e metas ou novos procedimentos. Esse novo planejamento deve levar em conta o aprendizado adquirido nas fases anteriores.

ISO 14001

A ISO 14001 é a principal certificação em termos de SGA. É internacionalmente aceita e foi desenvolvida para ser aplicada em todos os tipos de organização, desde uma fábrica até um zoológico. Sua flexibilidade deve-se principalmente pelo motivo de suas normas referirem-se ao processo e não aos resultados.

A principal idéia por trás da norma é que com um sistema de gestão ambiental eficiente instalado, gradualmente os impactos ambientais da organização serão reduzidos, principalmente porque este é um requisito fundamental da melhora continua.

A norma ISO 14001 têm por objetivo prover as organizações de elementos de um SGA eficaz, que possam ser integrados a outros requisitos da gestão e auxiliá-las a alcançar seus objetivos ambientais e econômicos, além de preparar a empresa para adaptar-se as mudanças relacionadas à sustentabilidade dos recursos naturais e implementar qualidade ambiental.

Requisitos da norma ISO 14001

1. Política Ambiental: A política é definida pela Direção. O objetivo é demonstrar o compromisso assumido pela empresa, o qual deve ser divulgado amplamente. Todos que trabalham ou circulam na unidade devem conhecer e entender como ela é aplicável à sua atividade.

2. Aspectos Ambientais: Todas as nossas atividades geram impactos positivos e negativos ao meio ambiente. Cada unidade possui um Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais (LAIA). Mas, qual é a diferença entre eles?

Aspectos Ambientais – Elemento das atividades, produtos e serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente.

Impactos Ambientais – Qualquer modificação do meio ambiente, adversa (negativa) ou benéfica (positiva),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com