TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Administraçao 2 Semestre

Artigos Científicos: Trabalho Administraçao 2 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  3.105 Palavras (13 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

O texto a seguir relata uma entrevista com o empresário Paulo Henrique dos Santos diretor e fundador da empresa P. H. dos Santos Materiais para Construção, iniciada em 23/10/1998, situada na avenida. Castelo Branco, na cidade de Machadinho D`Oeste no estado de Rondônia, atuante no setor da construção civil no município.

O objetivo do presente trabalho é ressaltar os aspectos mercadológicos relacionados à organização, descrevendo o perfil e o comportamento dos consumidores e as técnicas administrativas como tomadas de decisões, definição de metas e caminhos, empregadas pelos gestores para a condução da empresa.

Identificamos na empresa aspectos e práticas compatíveis com a teoria da Microeconomia e Macroeconomia, bem como, práticas administrativas empregadas pelo administrador frente o atual cenário do mercado brasileiro, principalmente no que diz respeito ao segmento da construção civil que está em franca expansão. Porém, as organizações precisam se adaptar às novas demandas de mercado e a um relacionamento cada vez mais exigente por parte dos públicos com os quais interage. A velocidade da tecnologia e o aumento da competição exigem que as empresas encontrem modelos estratégicos e práticas gerenciais que tornem seu negócio cada vez mais sustentável. Para isso, as técnicas de gestão precisam ser atualizadas e adaptadas para atender as novas necessidades do mercado.

Faremos também um breve relato sobre o pensamento do administrador sobre a influência da inflação no setor, o emprego de ferramentas estatísticas na gestão da empresa, a concorrência no mercado da construção civil e geração de emprego.

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Esta ciência é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins. Os desdobramentos lógicos desses problemas levam ao estudo do comportamento econômico individual de consumidores, e firmas bem como a distribuição da produção e rendimento entre eles. A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço.

A Microeconomia é considerada a base da moderna teoria econômica, estudando suas relações fundamentais, procurando analisar o mercado e outros tipos de mecanismos que estabelecem preços relativos entre os produtos e serviços, alocando de modos alternativos os recursos dos quais dispõe determinados indivíduos organizados numa sociedade. Divide-se em:

• Teoria do Consumidor: Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento num todo. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda.

• Teoria da Firma: Estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros. Análise das estruturas de mercado tanto competitivas quanto os monopólios. A partir dessa teoria se determina a curva de oferta.

• Teoria da Produção: Esta estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado. Estuda ainda as relações entre as variações dos fatores de produção e suas consequências no produto final. Determina as curvas de custo, que são utilizadas pelas firmas para determinar o volume otimizado de oferta.

A Microeconomia explica também as práticas de mercado, sendo estas divididas em: Monopólio, Oligopólio, Concorrência perfeita e Concorrência monopolística.

A Macroeconomia é uma das divisões da ciência econômica dedicada ao estudo, medida e observação de uma economia regional ou nacional como um todo. Esta ciência é um dos dois pilares do estudo da economia, sendo o outro a microeconomia. O estudo macroeconômico surgiu como forma de oposição ao sistema mercantilista vigente na Europa, este movimento foi chamado por Keynes de Revolução Clássica.

A teoria macroeconômica concentra-se no estudo da economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como: renda e produtos, níveis de preços, uso de recursos, emprego e desemprego, comércio exterior, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. São objetivos da macroeconomia: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controle inflacionário.

O que veremos a seguir foi relatado através de uma entrevista com o empresário Paulo Henrique dos Santos diretor e fundador da empresa P. H. dos Santos Materiais para Construção, iniciada em 23/10/1998, situada na avenida. Castelo Branco, na cidade de Machadinho D`Oeste, estado de Rondônia, atuante no setor da construção civil no município, como revenda de materiais para construção.

Os clientes da empresa são em grande maioria do sexo masculino, com mais de 30 anos de idade, com grau de escolaridade médio de ensino fundamental completo, renda salarial média de três salários mínimos.

Neste contexto, o comércio local e principalmente o setor da construção civil, se tornaram dependentes do funcionalismo público e privado. É essa classe consumidora que mais influencia os vários seguimentos do comércio local, com exceção do seguimento agropecuário que depende quase exclusivamente da população rural.

Segundo relato do administrador, com a estabilidade da moeda nacional, o aumento da renda média das famílias e o acesso facilitado ao crédito, os clientes em geral estão mais exigentes quanto à qualidade dos produtos adquiridos, por isso determinadas marcas, por terem qualidade superior, acabam se sobressaindo em relação a marcas inferiores. Porém, esses consumidores não exítam em recorrer a produtos e marcas substitutas quando há aumento de preços, cerca de 50% dos clientes acabam optando pela substituição do produto. Outro fator que influencia a substituição de produtos ou determinadas marcas pelo consumidor do segmento é a falta desses, devido o aumento da demanda. É muito comum neste setor de comércio, a falta temporária de determinadas mercadorias ou marca da mesma, ocasionado pelo aumento da procura, já que se trata de um segmento em intenso processo de crescimento.

A competitividade e complexidade do mundo dos negócios estão crescendo significativamente no cenário mundial, exigindo uma atenção redobrada por parte dos administradores quanto à coleta de informações do ambiente externo da empresa. Como exemplos, podemos citar as inovações tecnológicas, tendências de mercado, o momento econômico, preferências e exigências dos consumidores. E estas informações externas podem ser consideradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com