TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa Filosofia da Educação Semana

Por:   •  29/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

RENANDREA DE SOUZA BRANDÃO PEREIRA

 

 

 

Projeto Político-Pedagógico – PPP

 

Itajobi - SP

2018

Esta atividade refere-se ao Projeto Político-Pedagógico da escola e é composta por duas etapas

Na primeira, o objetivo é verificar se você compreendeu os conceitos trabalhados no texto-base “Projeto político-pedagógico: dimensões conceituais (MEC/INEP – Escola de Gestores)” e também discutidos no vídeo complementar Projeto Político Pedagógico, sua importância e estrutura, do professor Vasco Moretto.

Para tanto:

  1. [5 Pontos] Monte um quadro sinótico (resumo) com as principais ideias que definem o que é um PPP.

Porque ele é um “Projeto”?

Por que ele é “Político”?

Por que ele é “Pedagógico”?

Vasco Moretto (2012) explica que se trata de um projeto porque nasce de um sonho, é construído comunitariamente e sempre sofre mudan-ças.

“Reúne pro-postas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo” (Lopes 2010).

Para Moretto (2012) o PPP é político porque tem o propósito de formar cidadãos e não apenas acumuladores de informa-ções. (Moretto, 2012)

“É politico por con-siderar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, res-ponsáveis e críticos, que atuarão individual e cole-tivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir”. (Lopes, 2010)

Segundo Lopes, o PPP é Pedagógico porque define e organiza métodos que serão aplicados nos processos de ensino e aprendiza-gem.

Moretto diz que é pedagógico porque o ele vai até os grandes princípios para dizer como será relação professor x aluno, se será uma relação de poder (o professor dita e o aluno responde) ou de mediação (o aluno constrói seus conhe-cimentos com apoio do professor).

Na segunda etapa, o objetivo é simular uma situação prática em que a equipe da escola (você e seu grupo) está definindo a estrutura básica de um PPP. 

  1. Para tanto:

  1. [2.5 Pontos] Descreva as características gerais da escola: se é pública ou particular; etapa da educação básica oferecida (Educação Infantil, Ensino Fundamental I ou II ou Ensino Médio); localização e características dos alunos.

RESPOSTA:

        A escola Centro de Educação Pré-Escola “Criança Feliz”, sito a Rua da Esperança, 777, Conjunto Habitacional Madre Tereza, Município de Santa Adélia/SP – CEP 15.950-000 é uma instituição de Educação Infantil pública mantida pela Prefeitura Municipal de Santa Adélia e atende crianças de ambos os sexos, de 04 (quatro) a 05 (cinco) anos de idade, sendo distribuídas em:

  • Pré I – 03 a 04 anos completados até 30 de junho.
  • Pré II – 04 a 05 anos completados até 30 de junho.

Seu funcionamento ocorre no período diurno sob regime de externato.

  • Período Matutino: Das 7h30 às 11h30
  • Período vespertino: Das 13h às 17

A comunidade escolar é formada na maioria por filhos de trabalhadores de diversas funções da Usina de Açúcar e Álcool da cidade vizinha, empregadas domésticas, autônomos, funcionários públicos municipais e do comércio local.

Seu corpo docente é formado por profissionais de nível superior, alguns pós-graduados e contratados por concurso público e ou processo seletivo.

A C.E.P.E “Criança Feliz” busca promover o desenvolvimento nas suas mais diversas competências nos anos iniciais da criança, apoiando e incentivando as suas habilidades e valores,  respeitando  sempre sua individualidade.

Seu principio norteador é cuidar e educar numa abordagem construtivista e sócio interacionista, além da Pedagogia do Afeto.

O trabalho educativo da C.E.P.E “Criança Feliz” está fundamentado no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.

  1. Em seguida, defina: 

  • [2.5 Pontos] Visão, Missão e Objetivos da escola: que homens a escola pretende formar?

A C.E.P.E “Criança Feliz” tem como visão ser uma instituição de educação infantil de excelência, inovadora em suas práticas pedagógicas e na formação de cidadãos independentes, construtores de seus conhecimentos e conscientes do compromisso com a responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.

A missão é proporcionar ensino de qualidade, integrando o cuidar, o brincar e o educar dentro de uma perspectiva sócio-interacionista construtivista, onde o costume e cultura do grupo social da criança são respeitados como parte fundamental no processo de construção de sua aprendizagem.

        O objetivo da escola é estar a serviço das necessidades e características de desenvolvimento e aprendizagem dos educandos, independentemente de sexo, etnia, cor, situação sócio-econômica, credo religioso e ideologia política, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade e contrário a qualquer forma de preconceito ou discriminação, formando cidadãos críticos, éticos, criativos, participativo, competentes, com iniciativa, autoconfiante e que respeite as diferenças e conviva em harmonia com o grupo social e o meio ambiente.

        Objetivos gerais:

(Textos extraído do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, 1998, p.63)

        

  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem estar;
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auta-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
  • Utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender a ser compreendido;
  • Expressar suas ideias, sentimentos, necessidades, desejos e avançar no processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
  • Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

  • Fundamentos da escola: ético-políticos (valores); epistemológicos (tratamento metodológico dos conhecimentos); das relações professor-aluno (tratamento pedagógico).

Fundamentos ético-políticos (Valores):

  • O aluno como protagonista;
  • Excelência, inovação e criatividade;
  • Responsabilidade e Solidariedade;
  • Respeito;
  • Espírito Crítico – discernimento;
  • Trabalho em equipe, coletividade e cooperação;
  • Ética;
  • Interação entre família e escola

Fundamentos epistemológicos (tratamento metodológico dos conhecimentos)

Cuidar e educar numa abordagem construtivista e sócio-interacionista.

 

Segundo Fernando Becker “construtivismo significa a ideia de que nada, a rigor, está pronto acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais, e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (282.5 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com