TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Autodesenvolvimento - Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Trabalho Escolar: Trabalho De Autodesenvolvimento - Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 2: Elabore, com suas próprias palavras, as respostas às quatro questões a seguir.

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo. As cinco dimensões propostas por ele são: Econômica, Ambiental, Social, Política e Cultural.

Econômica - É procurar consumir, produzir sem ter o esgotamento total dos recursos naturais, buscando fontes renováveis, mais econômicas, usando tecnologias, para que se economizem os recursos naturais do planeta.

Ambiental – Resumindo, trata-se de produzir, consumir usando os recursos naturais, sem que acabe com tudo, deixando que o próprio ambiente se recupere sozinho e reparando o que foi explorado.

Social – É permitir que todo ser humano tenha um mínimo aceitável para se viver dignamente, que não tenha a desigualdade, de um consumir mais que o outro os bens materiais, e colocar limites mínimo e máximos.

Política – Cabe a política criar leis rígidas contra o desmatamento, incentivando a reciclar, melhorar o transporte urbano e colocando combustíveis menos poluidores para que tenha diminuição de gases na atmosfera, e assim se juntando as outras dimensões, para que tenha mudanças no planeta.

Cultural – Não terá a diminuição do consumo, se as pessoas não tiverem a mudança cultural de valores e comportamento, a cultura já faz parte das pessoas, já vem de muitos anos, o que acontece hoje é as pessoas consomem muito usando os recursos naturais, em vem de reaproveitar algo que já foi usado para produzir outro produto novo, como utilizar papel, jornais já usado para reciclar e refazer outra folha de papel, sem ter que derrubar outras árvores.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

São elas as três dimensões citadas – Econômica, Ambiental e Social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

A primeira resposta e a tecnológica, cabe ao homem criar meios de utilizar a tecnologia como, por exemplo, usar a energia eólica, painéis solares no telhado, para aquecer a água da casa, existem varias formas de aplicar tecnologias ao nosso favor, assim reduzindo mais a dependência de recursos naturais.

A segunda seria em palavras resumidas o decrescimento, ou seja, vamos ter que freia o crescimento econômico, se não vamos destruir o planeta e conseqüentemente vamos ter a nossa autodestruição, vamos ter que escolher viver uma vida melhor e parar de ter consumos e explorações em exagero.

A terceira seria as catástrofes, ou seja, apesar de se inventarem novas tecnologias, formas de frearem o consumo exagerado, não nos garante que evitara a liberação de gases do efeito estufa, apesar de alguns países estarem tomando iniciativas, os resultados são mais lentas do que as emissões de gases, e uma mudança repentina podem nos afetar nos próximos anos, trazendo conseqüências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com