TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Estágio

Dissertações: Trabalho De Estágio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  3.940 Palavras (16 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 16

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Paraná.

1. INTRODUÇÃO

Em todo o curso de Ciências Contábeis estudamos sobre diversas áreas que fazem parte da grade curricular do curso e foi possível perceber que em todos esses semestres algumas matérias nos chamaram mais atenção e que levou a gostar mais da área de escolha do trabalho e certamente a que escolheremos nos futuros como profissional contábil.

É importante destacar a área de minha escolha, que foi a prestação de serviços contábeis, pois o profissional contábil devidamente habilitado pode ser um empresário contábil e futuramente prestar vários serviços na área para outras empresas.

É importante relacionarmos o surgimento da contabilidade como veio se modificando e se aperfeiçoando ao longo dos anos e hoje podermos trabalhar não só com a evidenciação, mas também com a decisão. Na atividade escolhida relacionaremos os tributos da empresa em todas as esferas governamentais e a importância de suas classificações.

Serão conceituados os livros fiscais livros, livros contábeis e as demonstrações contábeis, esses que são a principal ferramenta de trabalho do contador que registra e evidencia a situação da empresa. E ainda falaremos dos encargos trabalhistas sendo que toda empresa tem obrigação por lei recolher todas os encargos incidentes sobre a remuneração dos empregados e seus direitos frente a Previdência.

E, por fim, será apresentada uma proposta de criação de uma empresa fictícia, sua estrutura de capital, física e de pessoal o quanto é necessário para uma empresa prestadora de serviços contábeis ter um bom funcionamento. E ainda sua projeção de compras, vendas e seu fluxo de caixa projetado de acordo com as compras e vendas, de modo que tenha lucros no final do período.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 JUSTIFICATIVA

A atividade escolhida foi à prestação de serviços contábeis, pois foi uma área que me identifiquei melhor no decorrer do curso. Por ser uma atividade que já está inserida no próprio trabalho contábil tanto para empresas privadas como a abertura de um escritório de contabilidade para prestação de serviços, por exemplo, quanto para órgãos públicos na prestação de serviços públicos, (esse ramo de atividade é obrigatório ser pratica por um contador ou técnico contábil responsável devidamente registrado no órgão competente) pode atuar de duas formas, podem ser Pessoa Jurídica ou Pessoa Física.

A área que me interessou bastante foi à área contábil na prestação de serviços como Pessoa Jurídica, pois uma empresa de serviço nesse ramo pode trabalhar regularmente com seu próprio regime de tributação mais aconselhável, e poder prestar serviços a diversas empresas, ou quantas for possível a empresa e até participar de licitações para os órgãos públicos quando a exigência.

As disciplinas que mais me interessaram foram a Contabilidade Básica, (que embasou um conhecimento básico da contabilidade testando meu gosto pela ciência contábil).

Os autores que me despertaram grandes interesses foram primeiramente o pai da Contabilidade que criou o método das partidas dobradas, Frei Francisco Luca Pacioli, em seguida vê Sergio de Iudícibus e José Carlos Marrion, autores brasileiros muito sábios, com autorias através de seus livros, com textos muito teóricos e bem fundamentados para o aprendizado na carreira acadêmica quanto na profissão contábil. E os autores da Unopar Virtual, que são eles: José Manoel da Costa, Fabio Rogério Proença.

2.2 HISTÓRICO

A contabilidade é uma das ciências mais antigas e complexas, existem desde os primórdios das civilizações, quando o homem sentiu a necessidade de controlar os seus bens, quais sejam: rebanhos, ferramentas de trabalho e tudo mais que iriam surgindo para satisfazer suas necessidades.

Começou na caça, depois passou para a agricultura juntamente com o comércio das mesmas. À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.

No período antigo há até passagens na bíblia que Jesus relata a contabilidade presente naquela civilização da época. Deixando o período antigo adentramos no período Medieval onde começou ‘’Era Técnica’’ da contabilidade devida a algumas invenções. Com proliferação da indústria e o artesanal nasce o livro caixa e a conta capital com a necessidade de registrar e controlar o patrimônio.

2.3 TRIBUTAÇÃO

O Brasil possui atualmente uma das maiores cargas tributárias do mundo, elevando, dessa forma, o custo dos produtos e serviços nele produzidos. Uma empresa de prestação de serviços contábeis com seu Regime de Tributação pelo Lucro Real, por exemplo, recolhe os tributos a todas as esferas governamentais e pode ser feita a apuração trimestral ou anual. Veremos um pouco sobre cada uma delas:

2.3.1 FEDERAIS

Os tributos federais recolhidos pela modalidade do Lucro Real são:

IRRF – Imposto de Renda Retido na Fonte é um imposto retido na fonte de todas as pessoas jurídicas que prestam serviços, essa tributação é incidente sobre o Patrimônio da empresa. A tributação Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) - Lucro Real se dá mediante a apuração contábil dos resultados, com os ajustes determinados pela legislação fiscal. Tem uma alíquota de 15% sobre o Lucro e uma base de calculo de 32% nas empresas com prestação de serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com