TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Filosofia

Casos: Trabalho De Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  1.643 Palavras (7 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 7

A natureza da filosofia e o Ensino

Universidade Federal de Santa Catarina12 de Dezembro de 2007

Compreender a natureza aberta e especulativa da filosofia é uma condição necessária para uma compreensão fecunda do seu ensino.

É necessário distinguir cuidadosamente:

1. Competências estritamente filosóficas / informação histórica;

2. Leitura filosófica ativa dos textos dos filósofos / mera compreensão dos textos.

Alguns resultados consensuais.Problemas em aberto; teorias concorrentes.

Resultados consensuais; teorias amplamente estabelecidas.

Fronteiras da ciência; problemas em aberto.A abertura da filosofia não significa que não há resultados em filosofia.Há resultados, mas não são consensuais e substanciais.

Que os resultados são consensuais , há resultados consensuais, mas não são

substanciais.

Os resultados substanciais consensuais não interessam as instituições de ensino que estão sobretudo preparadas para ensinar aos estudantes resultados consensuais.

Do estudante espera-se que compreenda os resultados fundamentais da sua disciplina de estudos.Que saiba aplicá-los no desempenho da profissão associada. Este modelo de ensino não se aplica à filosofia porque nesta disciplina quase não há resultados consensuais substanciais.

Solução habitual, substituir a filosofia pela história da filosofia, ensaísmo literário, especulação sociológica, etc.

Se não há resultados consensuais substanciais em filosofia, o que há exatamente para ensinar?

As instituições de ensino estão vocacionadas para transmitir teorias de modo autoritário, como resultados consensuais que não devem ser postos em causa.Argumentação em filosofia é mais visível porque não há teorias consensuais substanciais.

Ensinar filosofia é ensinar os problemas, teorias e argumentos da filosofia.

Mas não é apenas isso. O estudante precisa compreender os problemas,

teorias e argumentos da filosofia, tais como surgem ao longo da história da disciplina,ou seja, precisa saber filosofar.Ensinar a filosofar implica estimular o estudante, fazendo perguntas filosóficas e não meramente interpretativas ou de compreensão.

Fornecer ao estudante os instrumentos para poder filosofar.Perguntas genuinamente

filosóficas,como.

Temos livre-arbítrio?

Deus existe?

O que é a arte?

O que é o conhecimento?

Sem instrumentos filosóficos adequados, o estudante fica reduzido à mera erudição histórica ou à opinião de senso comum. Ao estudar um problema filosófico,o estudante precisa conhecer diferentes tipos de teorias que procuram responder ao problema e respectivas críticas.Dois extremos a evitar.

Historicismo: transforma o ensino da filosofia no ensino da sua história.

Enciclopedismo: transforma o ensino da filosofia no ensino de listas de teorias.Perguntas filosóficas.

As instituições de ensino podem não acolher a discussão de idéias numa cultura autoritária. Se vivermos numa cultura autoritária, teremos dificuldade em filosofar, porque não poderemos assumir uma atitude crítica perante as idéias dos filósofos.A partir desse princípio podemos dizer que filosofar não é fazer relatórios mais ou menos acadêmicos do que os filósofos pensam.

Filosofar é fazer o que os filósofos fazem.

Como uma sociedade pode comportar duas realidades tão diferenciadas?

Vivemos em um país com um nível de desigualdade muito elevado, um dos motivos de comportar realidades tão distintas .

Outro fator é o descaso por parte do governo que não tem a educação como uma de suas prioridades, já que um povo bem instruído não é conveniente a eles e que como vimos na reportagem apenas fazem promessas de melhorias.

É claro o abandono das escolas publicas, como uma criança pode ter bom rendimento em uma escola sem cadeira para sentar, uma carteira para escrever, uma escola sem teto, ou até mesmo estudando em uma escura cozinha adaptada para sala de aula?

Os professores tem que se desdobrar para conseguir prender a atenção do aluno, pois não tem espaço para lecionar, nem computadores e nem ao menos material didático, além de serem mal remunerados , o que os tornam tão vítimas quanto seus alunos dessa diferença de realidade.

Por outro lado existe a sala de aula do futuro onde tudo está ao alcance do aluno, ele tem um outro espaço físico e o professor não tem tanta dificuldade em prender a atenção do aluno.

Essa desigualdade é muito prejudicial pois o que aprendemos na escola levamos por toda vida, e a escola também forma cidadãos.

Com essa grande desigualdade que tipo de cidadãos estão se formando? E no futuro vão ter as mesmas oportunidades de estudo e trabalho uns dos outros?

Ou seja uma desigualdade gera outra desigualdade.

Em que medida a industria cultural interfere na realidade da educação contemporânea

O conhecimento remete aos homens a necessidade de englobar em suas vidas e lutas, a melhoria da qualidade de vida das pessoas e consequentemente do ensino. Por isso, é

importante que os educadores tenham a oportunidade de buscar conhecimentos em cursos de

pós-graduação de qualidade, para que esse conhecimento se efetive na formação de professores e na formação dos educandos, buscando assim, maior compreensão e capacidade

crítica.

Essa busca deve estar relacionada a atitudes adequadas que privilegiem o equilíbrio entre o que existe e o que pode vir a ser construído como, por exemplo, a mídia televisiva que ao mesmo tempo em que produz programas que são verdadeiras aberrações, e que se mantém no ar por causa de um ibope baseado em atrações preconceituosas, também desenvolve programas que valorizam as artes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com