TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Filosofia

Exames: Trabalho De Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 3 - Em que medida a indústria cultural interfere na realidade da educação contemporânea.

Como sita Eliziara Medrano e Lucy Valentim no artigo que publicaram que a Educação no Brasil tem sido alvo de muitos estudos e pesquisas no sentido de não só descobrir seus problemas, mas, também, contribuir para a solução dos mesmos. Este trabalho procura revelar uma pequena parte da escola na sua imanência e levantar alguns pontos para reflexão dos educadores e interessados na educação brasileira.

Sobre esse ponto de vista que podemos nos basear na nas medidas que os escritores Adorno e Horkheimer tiveram como questão central de seus estudos a compreensão do processo em direção á sociedade administrativa, presente tanto no movimento fascista, como nos de esquerda (stalinismo) e, de um modo geral, no capitalismo ocidental tardio. chamava lhes a atenção o fato de o iluminismo ou esclarecimento – movimento que trouxe a possibilidade de uma combinação entre liberdade e racionalidade – ter sido acompanhado pela regressão e pela barbárie. Buscaram entender o esclarecimento não apenas pelo viés econômico, mas também pelas formas como os homens produzem conhecimento, a partir da compreensão da inter-relação entre cultura e civilização como partes constituintes da sociedade. Neste sentido, a produção de idéias ultrapassada o campo das “meras idéias”, “supérfluas” ou “arbitrárias”, sendo conduzida para o lugar central de força material que afeta a própria produção e construindo uma espécie de totalidade: pois que o esclarecimento é totalitário como qualquer outro sistema”. A indústria cultural: O esclarecimento como mistificação das massas”, os autores lhe davam um lugar central, em seu papel totalizador, para a sustentação dessa nova metafísica. O ponto de partida do segundo fragmento da Dialética do Esclarecimento, que apresenta a tese dos autores acerca da indústria cultural, foi o de que, muito mais do que um caos cultural, a cultura contemporânea é marcada por um “ar de semelhança” e por extrema “coesão” - sendo que cinema, rádio, televisão e revista, principais meios de comunicação de massa à época, constituíram um sistema em que “cada setor é coerente em si mesmo e todos o são em conjunto”. O rádio e o cinema já teriam então abdicado de apresentar-se como arte para assumir-se como indústria, negócio, voltando-se à reprodução e à disseminação “de bens padronizados para a satisfação de necessidades iguais” – alegadamente iguais deixemos claro.

Entendiam os autores que a racionalidade técnica seria a da própria dominação, onde os economicamente mais fortes exercem poder sobre a sociedade, alienada em si mesma e alvo de controle das consciência individuais, e a atitude das pessoas seria ”uma parte do sistema, não sua desculpa”. “““ Lembraram que os monopólios e culturais”, formados pelas empresas da mídia, seriam ainda fracos e dependentes perante setores mais poderosos da indústria, com os quais estariam “interpenetrados” em uma “confusa trama econômica” (Adorno & Horkheimer) um sistema em que tudo estaria previsto, organizado em um imenso esquematismo e semelhança, por meio do qual se buscaria parecer diferente, mas qual toda distinção seria ilusória e a escolha se reduziria a variações do mesmo. O que se perpetuaria seria, então, a ilusão da concorrência e da possibilidade de escolha ainda que a verdadeira orientação fosse dada pela unidade que caracteriza a produção .

É claro que o cenário econômico mudou fortemente desde a época em que os autores escreveram, Referiam-se eles, principalmente, à industria de base, que logo depois da II Guerra Mundial, aproveitando o crescimento da economia, sobre tudo os estados unidos, foi a industria de consumo que se desenvolveu de forma explosiva. Depois dela, as de serviços, mídia e entretenimento, marketing e propaganda e, mais recentemente, a internet, formando um quadro de negócios, cultura e comunicação absolutamente diversos – e no qual as empresas produtoras de cultura( parte da industria cultural) assumem um novo lugar de poder. Para tanto a Educação tem papel central e singular na concepção adorniana, como veremos adiante.

Adorno via a industria cultural na comunicação das condições que deram origem a Auschwitz e entendia que, como questão social objetiva, implica um práxis”. Lançou então seu olhar sobre educação, aquela que ao mesmo tempo em que é “ necessário para produzir a situação vigente, parece, imponente para transformá-la” A educação deveria se contrapor à industria cultural, desbarbarizando-a pela critica – ou como que” incutindo” um antídoto à sociedade administrativa, papel central da educação: “ o único poder efetivo contra principio de Auschwitz seria autonomia, para usar a expressão kantiana; o poder para a reflexão, a autodeterminação, a não participação”, (Adorno,1971,1995), aqui se referindo aos atos bárbaros. E “o centro de toda educação política deveria ser que Auschwitznão se repita (Adorno, 1995).

Em resumo, Adorno reitera que o “fortalecimento do eu” é desafio central para aqueles que buscam saídas para a construção de uma sociedade mais saudável, com fonte de resistência à totalização empreendida pela indústria cultural. E, neste sentido, a educação deve ter papel decisivo. Nos dias de hoje, em contraste, a educação nos parece ser constituinte da indústria cultural. Os efeitos da educação podem se aproximar daqueles, desencadeados pelos agentes mais evidentes da indústria cultural, como a publicidade, exemplo típico da dominação e não liberdade segundo a teoria critica e, em particular, segundo Adorno. É como se, tal como as mensagens comerciais da indústria, também as mensagens mais sutis das instituições de educação se unissem em torno do mesmo objetivo.

Conforme as idéias de Adorno é preciso observar que o autor, preocupado em contrapor as diversas formas de totalitarismo, e apesar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com