TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Metodos 5°semestre

Monografias: Trabalho De Metodos 5°semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 6

O presente trabalho tem como objetivo fazer um estudo de caso a partir do texto “Com novo CEO, Microsoft tem que encarar mundo pós-PC”, onde será analisado a visão de Marketing, Pesquisa de Mercado e Negociação.

O marketing é tido como um processo de criação, promoção e fornecimento de bens e serviços a clientes, pessoas físicas e jurídicas, sendo um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtém o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com os outros.

Deve ocorrer o processo de planejamento e execução da concepção, definição de preços, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam, objetivos individuais e organizacionais.

O processo de negociação é diretamente influenciado por inúmeras variáveis, sejam ela relacionadas ao negociador, à situação que está sendo negociada ou ainda ao contexto em que a negociação está ocorrendo.

2

COM NOVO CEO, MICROSOF TEM QUE ENCARAR MUNDO PÓS-PC

2.1 Pesquisa de Mercado

“Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo”. O que a Microsoft poderia fazer a respeito desse problema levantado nesse trecho?

Desenvolver uma pesquisa de mercado, identificando ou definindo quais os problemas ou as oportunidades que surgem da pesquisa. A pesquisa de mercado é identificação, a coleta, a análise e a disseminação sistemática e objetiva das informações, e esse conjunto de ações é empreendido para melhorar as tomadas de decisões relacionadas à identificação e á solução de problemas. A Microsoft deve definir o problema (no caso as identificar as novidades no mercado) de maneira que passaria a entender o propósito da pesquisa; desenvolver uma abordagem para o problema que inclui formular uma estrutura analítica e modelos, além de pesquisar as questões e as hipóteses; formular um projeto de pesquisa, detalhando os procedimentos necessários para obter as informações requeridas; fazer o trabalho de campo e coletar dados, de maneira que envolveria entrevistas pessoais, de consumidores já estabelecidos na marca e outros que ainda não abordam o produto; preparar e analisar os dados, fazer a verificação de todos os dados já coletados, codificando cada resposta para as primeiras indagações e hipóteses que surgiram com a pesquisa; preparar e apresentar relatório, onde por meio de documentos já especificados os itens abordados, promove-se uma reunião para apresentar o que foi coletado e descoberto, definido, podendo assim chegar a uma ação.

Porque a Microsoft ficou tão para trás de seus concorrentes? O que faltou para a empresa?

Faltou a ligação com a realidade dos clientes, não só os em potencial, mas os novos, pois o desenvolvimento de tecnologias é muito grande e rápido, onde desta forma que a Microsoft trabalha é impossível acompanhar, pois ela tentar sempre manter em zona de conforto de seus já segmentados clientes, e muitas vezes não promove inovações para alcançar uma nova gama de outros clientes. Falta identificar as necessidades dos consumidores, relacionar aos itens que já existem no mercado e identificar quais são os futuros consumidores de sua tecnologia.

2.2 Marketing

“Em sentido oposto, os dispositivos móveis não param de crescer. Segundo a consultoria IDC, a venda de smartphones superou a marca de 1 bilhão de unidades ao longo de 2013, um crescimento de 38,4% em relação ao ano anterior. No caso dos tablets, a alta foi superior a 50%. Contudo, a Microsoft, uma das primeiras a levar o acesso a e-mails para o celular, ficou para trás em decorrência da demora em reagir à chegada do iPhone e do sistema operacional Android”. Um dos conceitos de marketing de Kotler, fala exatamente sobre isso: estar atento aos concorrentes. Qual é esse conceito?

O posicionamento. O conceito de posicionamento envolve o desenvolvimento de uma estratégia de marketing dirigida a um determinado segmento do mercado, e elaborada para conquistar certa posição na mente do comprador potencial. Kotler e Keller (2006) salientam que a posição de um produto é a forma como ele é definido pelos consumidores quanto aos seus atributos mais importantes, é o lugar que ele ocupa na cabeça dos consumidores com relação aos produtos dos concorrentes.

Ainda que haja muita prestação de serviços, um computador é um produto, com características muito peculiares. Qual a definição de produto, segundo nossa aulas?

Produto é muito mais que uma oferta tangível, é algo que poder ser oferecido a um mercado para satisfazer um desejo ou necessidade, podendo ser desde algo físico, passando por um serviço, até mesmo um simples evento. Quando pensam num produto, as pessoas, muito mais que no próprio produto, pensam na satisfação que ele oferece.

“Seja qual for à estratégia adotada, a empresa ainda tem um longo caminho pela frente para continuar entre as maiores empresas de tecnologia do mundo no futuro. As oportunidades para a Microsoft são maiores do que nunca. Eu vou dedicar cerca de 30% do meu tempo em encontros com as equipes e será divertido ajudar a definir os próximos produtos”. Suponhamos que a estratégia escolhida para ser adotada seja de comunicação. Fale sobre quais são os componentes do mix de comunicação e defina cada um deles.

Segundo Kotler e Keller (2006), o mix de comunicação de marketing é composto de seis formas essenciais de comunicação:

A propaganda: um dos itens mais famosos e mais utilizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com