TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Planejamento E Controle Da Produção

Trabalho Escolar: Trabalho De Planejamento E Controle Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.832 Palavras (8 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 8

1-Defina organização.

Conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, sejam em grupo ou individualmente, mas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, visando atingir um objetivo através de diversos meios e recursos disponíveis, liderados ou não por alguém com as funções de planejar, organizar, liderar e controlar.

2-O que se pretende dizer com sociedade de organizações?

Pela simples observação do mundo que nos rodeia, facilmente observamos que vivemos numa sociedade quase totalmente dominada por diversos tipos de organizações. Por outro lado, também facilmente constatamos que todos nós, assim como todos os nossos familiares, amigos e conhecidos, pertencemos a uma ou mais organizações - a uma equipe de futebol, a um grupo de teatro, a uma organização política, cívica ou religiosa, a uma associação de estudantes, a uma empresa. São as organizações que atualmente assumem a responsabilidade pela execução das principais tarefas necessárias ao funcionamento da sociedade - são elas que asseguram a produção de bens e serviços, a prestação de serviços de saúde, a segurança, o desporto, o ensino, a defesa do ambiente, a solidariedade social, entre muitas outras. É daqui que surge a importância do estudo das organizações enquanto entidades sociais, económicas, de desenvolvimento das capacidades humanas e como agentes fundamentais da mudança e da evolução.

3-Defina organização social.

Se trata de qualquer estrutura ou organismo advindo de uma ordem social, responsável por reger a esfera comportamental de um coletivo de cidadãos dentro de um certo grupo, podendo ser humana ou de um animal específico. A organização social é um conceito sociológico definido como um padrão de relacionamentos entre indivíduos e grupos. As características da organização social podem incluir qualidades tais como o tamanho, a composição de gênero, coesão espaço-temporal, liderança, estrutura, divisão do trabalho, sistemas de comunicação, etc.

4-Qual é o papel das organizações?

Pode ser o lucro ou simplesmente o atendimento de determinadas necessidades da sociedade (como nas empresas não lucrativas), sem a preocupação com o lucro. Unir indivíduos com o mesmo ideal para interagir trazendo assim benefícios.

5-Defina empresa.

É uma atividade econômica exercida profissionalmente pelo empresário por meio da articulação dos fatores produtivos para a produção ou circulação de bens ou de serviços, através de mão-de-obra, caracterizando assim uma organização social.

6-Classifique as empresas quanto á sua propriedade.

Empresas estatais, de propriedade do estado, onde seu objetivo é o bem estar social.

Empresas privadas, de propriedade particular e seu principal objeto é obter lucro.

Empresas mistas, sociedade por ações de participação pública e privada, empresas que prestam serviço de utilidade pública.

7-Classifique as empresas quanto ao seu tamanho.

O tamanho representa o porte da empresa e o volume de recursos de que ela dispõe para suas atividades.

Empresas grandes são aquelas com enorme volume de recursos (tamanho das instalações, volume de capital envolvido, número de empregados). Essas empresas, em geral, possuem mais de quinhentos empregados.

Empresas médias são aquelas de porte intermediário e de volume razoável de recursos. Possuem de cinquenta a quinhentos empregados.

Empresas pequenas são aquelas de pequeno porte, pequeno volume de recursos e com um número de empregados inferior a cinquenta. Na pequena empresa, ocorre um fenômeno interessante: o administrador, geralmente o proprietário, enfeixa o comando de todas as diferentes áreas funcionais da empresa (como a área comercial, de produção, financeira, de pessoal), não havendo um segundo nível diretivo para essas responsabilidades.

8-Classifique as empresas quanto ao tipo de produção.

Empresas primárias ou extrativas:

São aquelas que desenvolvem atividades extrativas, como as agrícolas, pastoris, de pesca, de mineração, de prospecção e extração de petróleo, as salinas, etc. São chamadas primárias porque se dedicam basicamente à obtenção e extração de matérias-primas, o elemento primário de toda a produção.

Empresas secundárias ou de transformação:

São aquelas que processam as matérias-primas e as transformam em produtos acabados. São as empresas produtoras de bens (ou mercadorias), isto é, de produtos tangíveis ou manufaturados. Aqui se incluem as indústrias em geral, quaisquer que sejam seus produtos finais.

Empresas terciárias ou prestadoras de serviços:

São aquelas que executam e prestam serviços especializados. Aqui se incluem os bancos, as financeiras, o comercio em geral, os hospitais, as escolas e universidades, os serviços de comunicações (rádio, TV, imprensa, telefonia, internet, etc.), e toda a extensa gama de serviços realizados por profissionais liberais (como advogados, contabilistas, engenheiros, médicos, dentistas, consultores, etc.)

9-Defina bem ou mercadoria.

Bem ou mercadoria é um produto físico e tangível. Algo que se pode ver, manipular ou usar. Os bens podem ser destinados ao consumo ou à produção de outros bens. Os bens de consumo podem ser duráveis (quando da existência relativamente longa, como automóveis, eletrodomésticos, roupas, etc.) ou perecíveis (quando têm uma durabilidade relativamente curta, como hortifrutigranjeiros, laticínios, etc.).

10-Defina serviço.

Serviço também é um produto, são atividades especializadas, onde empresas ou pessoas da sociedade em geral contratam outras empresas para execução de certas atividades ou prestam algum tipo de serviço.

11-Qual a diferença entre bens de consumo e bens de produção?

Bens de consumo são aqueles usados no dia-a-dia, podem ser duráveis ou perecíveis.

Bens de produção são aqueles destinados a produção de outros bens ou serviços, como é o caso de máquinas e equipamentos.

12-Quando um bem de produção é denominado bem de capital?

Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com