TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Disciplina Gestão da Qualidade e Processos

Por:   •  28/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho Disciplina Gestão da Qualidade e Processos

Prof. Marcus Vinicius Rodrigues

Trabalho Individual – Flávia Fortunato Mendonça

1ª PARTE – UNIDADE 1

1.3 Como você interpreta e justifica a baixa produtividade do trabalhador brasileiro e Brasil apresentadas em pesquisas mundiais, mesmo o país se posicionando como uma das maiores economias do mundo? (Tomar como base inicial o slide e comentários apresentados em sala de aula)

A baixa produtividade do trabalhador brasileiro está ligada a diversos fatores, dentre eles poderíamos citar como os principais: formação/qualificação do trabalhador, ambientes de trabalhos burocráticos/ineficientes e escassez de tecnologia/infraestrutura.

        Os trabalhadores brasileiros possuem uma má e formação educacional e uma baixa qualificação se comparado a países desenvolvidos, claro que não podemos atribuir o peso da improdutividade a este fator exclusivamente, no entanto esse fator afeta qualquer atividade a ser realizada. Além disso, se compararmos o tempo de treinamento fornecido pelas empresas no Brasil com os países mais desenvolvidos percebemos um gap evidente.

Um segundo fator que poderíamos citar, seriam os ambientes de trabalho ainda serem muito burocráticos e ineficientes. Isso acontece principalmente por falta de incentivo a tecnologia e a existência de barreiras a adoção de tecnologias estrangeiras. Podemos citar também as constantes intervenções dos políticos nos mercados de trabalho e preços que impactam diretamente na produtividade baixa do Brasil.

        O terceiro fator seria a escassez de tecnologia e infraestrutura, que está ligado diretamente ao fator citado anteriormente. A ineficiência econômica do Brasil, fragilidade do PIB, acaba postergando os investimentos em tecnologia no país. Muitas empresas e investidores acabam por desistir quando se deparam com nossas barreiras comerciais super burocráticas e difíceis de se entender.

Por fim, esses fatores acabam criando um ambiente de negócio no país com baixos índices de produtividade quando comparados aos demais países, dificultando o avanço de indústrias que gostariam de melhorar suas práticas e produtividade através do uso de novas tecnologia.

2ª PARTE – UNIDADE 2

2.3 Diante do atual contexto organizacional, motivado pela pandemia com suas constantes mudanças, quais as características necessárias ao gestor para o sucesso de seus negócios? (Tomar como base inicial o slide e comentários apresentados em sala de aula)

O surgimento do COVID-19 causou uma crise de proporções globais e a maioria das empresas tiveram que se adaptar ao novo cenário com mudanças drásticas para sobreviverem, o papel estratégico do gestor se tornou ainda mais importante para as organizações.

Ter uma gestão estratégica sempre foi uma característica fundamental para o crescimento das empresas, e por conta da pandemia muitos profissionais foram percebidos com elevada dificuldade em se adaptar com as mudanças, trabalhar com demandas emergenciais e buscar soluções rápidas para os problemas que surgiam.

Devido a este cenário, faz-se necessário ter um gestor que busque um permanente envolvimento com a estratégia do negócio, que invista sempre em novas habilidades, que busque novas ferramentas que melhorem a eficiência e tomadas de decisão e que principalmente invista na qualificação de seus funcionários. A qualificação dos funcionários e a formação de uma equipe multidisciplinar seria ideal para a solução de forma rápida e eficiente, além de planejarem juntos os novos caminhos a ser seguido pela organização.

3ª PARTE – UNIDADE 3

3.1 O Programa 5S tem sido uma das ações mais utilizadas pelas organizações brasileiras na busca de uma preparação para uma gestão eficaz. Responda: Como deve ser feita a implantação e a manutenção desse programa?

A metodologia 5S auxilia muito na melhoria dos processos da organização como um todo, além disso é uma metodologia muito simples e prática sendo sua implementação realizada em qualquer empresa sem maiores dificuldades. Para que uma empresa funcione de forma sinérgica é essencial que tudo esteja “em ordem”, desde a organização dos materiais/estoque, bom funcionamento dos equipamentos, comunicação interna e externa de maneira claras e objetiva, dentre outros.

Existem algumas etapas a serem seguidas para a implementação e manutenção da metodologia, lembrado que a manutenção nunca termina, pois a intenção principal da metodologia é que exista uma melhoria contínua na organização, setor ou processo. As etapas seriam: preparação, implementação e manutenção.

Na etapa de preparação, existe a seleção das pessoas chaves para a criação da equipe de implementação com a finalidade de extrair dela as soluções para os problemas identificados e assim alcançarem juntos os objetivos e metas da organização.

Após a criação da equipe, o primeiro passo seria realizar um planejamento, com objetivo de se fazer cumprir o cronograma, dividindo as ações entre os membros da equipe. É de grande importância que existam registros fotográficos das áreas analisadas e levantamento de dados (relatórios, base de dados) para que sejam discutidos na equipe afim de identificar as falhas, as ações corretivas.

        Como o 5S é de fácil entendimento, é de extrema importância que a equipe de implementação faça uma reunião com todos os funcionários e apresente os objetivos da utilização da metodologia, destacando a melhoria de trabalho e qualidade de vida para toda a organização. Esse passo é de grande relevância para conscientização dos funcionários, e só assim o programa começará a ser implementado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (147.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com