TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Em Grupo 4 Semestre Administrção

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Em Grupo 4 Semestre Administrção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  4.031 Palavras (17 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 17

Sumário

Introdução.....................................................................................................4

Administração Financeira e Orçamentária................................................ 5

Mercado de Capitais.....................................................................................7

Direito Tributário...........................................................................................9

Entrevista Gestão Financeira......................................................................16

Analises das informações coletadas..........................................................19

Identificação de problemas..........................................................................20

Conclusão......................................................................................................21

Referências....................................................................................................22

Introdução.

A gestão financeira de uma empresa seja ela indústria, comércio ou serviço, não é tarefa fácil. Não é uma atividade exercida por meio de suposições, de “achismos” ou ainda de previsões astrológicas. Ela deve ser realizada por meio dos dados reais da empresa. Deve utilizar-se de ferramentas de gestão que venham a permitir um elevado grau de certeza, minimizando os eventuais riscos operacionais. O Controle Financeiro é essencial no processo de gestão para a saúde da empresa.

Vamos conhecer então um pouco sobre estas ferramentas e seus conceitos como mostra os tópicos abaixo.

Administração financeira e orçamentária

A administração financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações, está diretamente ligada à economia e a contabilidade, deve-se compreender e entender o sentido e o significado de finanças que, corresponde ao conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie que serão usados em transações e negócios com transferência e circulação de dinheiro, sendo que há necessidade de se analisar a fim de se ter exposto a real situação econômica dos fundos da empresa, com relação aos seus bens e direitos garantidos.

A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa.

A necessidade de analisar demonstrações contábeis é pelo menos tão antiga

quanto à própria origem de tais peças. Nos primórdios da Contabilidade,

quando esta se resumia, basicamente, à realização de inventários, já o

“analista” se preocupara em anotar as variações quantitativas e qualitativas

das várias categorias de bens incluídos em seu inventário. (IUDÍCIBUS, 1982, p.13).

Todas as atividades empresariais envolvem recursos e, portanto, devem ser conduzidas para a obtenção de lucro. As atividades do porte financeiro têm como base de estudo e análise dados retirados do Balanço Patrimonial, mas principalmente do fluxo de caixa da empresa já que daí, é que se percebe a quantia real de seu disponível circulante para financiamentos e novas atividades. As funções típicas do administrador financeiro são: Análise, planejamento e controle financeiro: baseia-se em coordenar as atividades e avaliar a condição financeira da empresa, por meio de relatórios financeiros elaborados a partir dos dados contábeis de resultado, analisar a capacidade de produção, tomar decisões estratégicas com relação ao rumo total da empresa, buscar sempre alavancar suas operações, verificar não somente as contas de resultado por competência, mas a situação do fluxo de caixa desenvolver e programar medidas e projetos com vistas ao crescimento e fluxos de caixa adequados para se obter retorno financeiro tal como oportunidade de aumento dos investimentos para o alcance das metas da empresa. tomadas de decisões de investimento: consiste na decisão da aplicação dos recursos financeiros em ativos correntes (circulantes) e não correntes (ativo realizável a longo prazo e permanente), o administrador financeiro estuda a situação na busca de níveis desejáveis de ativos circulantes , também é ele quem determina quais ativos permanentes devem ser adquiridos e quando os mesmos devem ser substituídos ou liquidados, busca sempre o equilíbrio e níveis otimizados entre os ativos correntes e não-correntes, observa e decide quando investir, como e quanto, se valerá a pena adquirir um bem ou direito, e sempre evita desperdícios e gastos desnecessários ou de riscos irremediável, e até mesmo a imobilização dos recursos correntes, com altíssimos gastos com imóveis e bens que trarão pouco retorno positivo e muita depreciação no seu valor, que impossibilitam o funcionamento do fenômeno imprescindível para a empresa, o 'capital de giro'.

MERCADO DE CAPITAIS.

Com a globalização, e o intenso intercâmbio entre países, o mercado de capitais vem, a cada dia, adquirindo importância crescente no cenário internacional. Assim, os países em desenvolvimento abrem seus mercados para receber investimentos externos e quanto mais ativos é o mercado de capitais, mais a economia se desenvolve.

O mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com