TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Em Grupo-adm

Dissertações: Trabalho Em Grupo-adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................3

2 SOLUÇÃO DE CASO..........................................................................................4

2.1 PRIMEIRO DESAFIO: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II.............................4

2.2 SEGUNDO DESAFIO: MICRO E MACROECONOMIA.................................5

2.3 TERCEIRO DESAFIO: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL...............6

2.4 QUARTO DESAFIO: ESTATÍSTICA..............................................................6

3 CONCLUSÃO.................................................................................................8

4. REFERENCIAS..............................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

Trata-se de uma produção textual realizada com base nas disciplinas trabalhadas no segundo semestre do curso de Bacharelado em Administração de Empresas na Universidade do Norte do Paraná – UNOPAR realizada com ênfase na Empresa R & A Auto Moto Peças LTDA com a finalidade de aprofundar o conhecimento sobre a organização em pleno funcionamento.

Nesta pesquisa de campo foi observada toda a rotina e o funcionamento da empresa sendo destacadas as informações mais relevantes sobre a mesma seguindo o cronograma apresentado para o trabalho. Foi possível também conhecer o estilo de gestão, suas características, liderança, seus principais aspectos relacionados ao mercado da empresa e como trabalha com a motivação, stress e trabalho em grupo.

2 SOLUÇÃO DE CASO

A empresa R & A Auto Moto Peças LTDA, atua no município de Santo Antônio do Jacinto-MG no ramo de comércio de peças e acessórios para automóveis e motocicletas e também prestação de serviços mecânicos e de montagem das referidas mercadorias.

2.1 PRIMEIRO DESAFIO: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II

O Sr. Rhaulinson Pinheiro de Azevedo como empresário individual com razão social: Rhaulinson Pinheiro de Azevedo ME e nome fantasia R & A Auto Moto Peças, possui uma loja de Auto Peças situada na Rua Treze de Janeiro, Nº: 319, Bairro: Centro, CEP: 39935-000 na cidade de Santo Ant. do Jacinto MG, possui 09 funcionários entre vendedores, mecânicos e faxineira e é dividida em 03 setores:

Setor de Diretoria: formada unicamente pelo empresário individual Sr. Rhaulinson Pinheiro de Azevedo que detém o controle geral da empresa, gerenciando as compras, o setor de Recursos Humanos, Setor de Serviços e demais setores;

Setor de Vendas: formado pelo caixa e os vendedores;

Setor de Serviços: formado pelos mecânicos.

O estilo de gestão adotado é notadamente centralizador e rígido, visto que a empresa é gerenciada unicamente pelo empresário que detém a maioria das atribuições de líder e de motivador dos funcionários. O mesmo faz reuniões periódicas com intuito de manter os empregados sempre alertas e dedicados às suas funções. O estilo de gestão adotado é condizente com o da teoria X de Douglas McGregor que afirma que os funcionários são por natureza lentos, debochados e trabalham apenas em função do salário, precisando de motivações e recebendo ordens, onde segundo esta mesma teoria, se encaixa uma liderança centralizadora e rígida, baseada em sistemas de controle que fariam os funcionários darem resultados.

O Sr. Rhaulinson como líder da empresa estando no topo da hierarquia da mesma, delega o poder de forma cuidadosa, deixando sempre consigo a última palavra para as decisões cotidianas, mas procura da melhor forma manter um vínculo recíproco de respeito e também amizade com os colaboradores com a finalidade de estar próximo dos mesmos para identificar possíveis problemas e resolvê-los com maior eficiência possível, ou seja, o estilo de gestão adotado por ele é centralizador e rígido, porém existe também uma preocupação com o lado humano dos funcionários, o que surte um efeito positivo na forma que os mesmos enxergam a figura do chefe, como um líder que inspira confiança e positividade.

2.2 SEGUNDO DESAFIO: MICRO E MACROECONOMIA

O ramo de atividade da empresa é o de vendas e prestação de serviços no ramo de peças e acessórios para automóveis e motocicletas e demais extensões do ramo de atividade. Observando o seu desempenho, nota-se que a mesma está em ascensão constante, sempre ampliando seu estoque e aumentando suas vendas mensais para os seus clientes que são na maioria pessoas físicas com necessidades de manutenção, conserto e melhorias dos seus veículos, sejam eles motos, carros, caminhões, e etc.

No que diz respeito aos clientes, são eles de variadas classes sociais e faixas etárias com predominância entre jovens de 16 a 25 anos e do sexo masculino, e grau de escolaridade na maioria dos casos com ensino médio.

Os produtos vendidos na loja são de qualidade elevada com variadas marcas e modelos disponíveis para melhor escolha dos clientes que avaliam muito os produtos pelo preço dos mesmos, muitas vezes deixando de comprar uma mercadoria de marca mais reconhecida e mais cara por um produto importado com preço melhor, optando também pela facilidade do pagamento no crediário com 30 a 60 dias para pagar. Como a empresa está localizada aqui em Santo Antônio do Jacinto, e por ser uma cidade pequena ainda com quantidade reduzida de empresas, ocorre uma predominância de vendas a pessoas físicas, mas ainda assim as pequenas empresas e também prefeitura municipal são clientes potenciais da empresa visitada.

Os fornecedores da empresa são na maioria distribuidoras de peças como a Lagoa Motoparts, G & B Auto Peças alternativas, Total Parts Distribuidora e também outras lojas de auto peças porém com vendas destinadas a todo Brasil

Os concorrentes da empresa visitada aqui na cidade são as pequenas empresas Ferrari Auto Center, KF e Pitu Auto Center e Filho Moto Peças visando a maior competitividade com preços e oficinas especializadas para alavancagem das vendas de peças.

Constatamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com