TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Estética e Cosmética

Por:   •  22/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.862 Palavras (8 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        QUESTÃO 1        4

2.1.1        RESPOSTA         4

2.2        QUESTÃO 2        4

2.2.1        RESPOSTA         4

2.3        QUESTÃO 3        5

2.3.1        RESPOSTA         6

2.4       QUESTÃO 4        7

2.4.1        RESPOSTA        8

2.5     QUESTÃO 5        8

2.5.1         RESPOSTA         9

3        CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12

APÊNDICES        12


  1. INTRODUÇÃO

        O objetivo do presente trabalho é analisar a situação problema de um senhor de 60 anos, atuante na área de jardinagem, o qual se feriu no trabalho e procedeu de forma equivocada, gerando uma inflamação no local. Esse caso permitiu uma análise profunda do maior órgão do corpo humano (a pele) e alguns mecanismos de proteção do mesmo.

        Portanto, iniciaremos com uma abordagem a respeito do sistema tegumentar, apresentando os componentes dos tecidos que a compõem, as principais células e suas funções.

        De maneira semelhante, iremos apresentar alguns mecanismos decorrentes de desequilíbrios causados na cútis e processos que podem ocasioná-los, bem como os tratamentos adequados a serem tomados.

        Por fim, trataremos dos aspectos químicos a respeito de infecções e sobre as formas mais corretas de armazenamento, estocagem e utilização dos cosméticos específicos para casos como o do senhor M.L.

        Enfim, o nosso trabalho apresentará as estruturas da pele, os microorganismos responsáveis por desequilíbrios na mesma e os mecanismos e componentes atuantes na recuperação de uma lesão. Além disso, abordaremos algumas normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que regulam o uso dos produtos utilizados por profissionais da saúde.

 


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. QUESTão 1

Qual a fisiopatologia do cloasma? Quais fatores causais estão associados?

2.1.1 RESPOSTA

A gravidez representa um período de intensas modificações para a mulher, tornando sua pele mais susceptível a mudanças fisiológicas e patológicas. Alterações pigmentares ocorrem em até 90% das gestantes e, dependendo da manifestação clínica, podem ser fisiológicas nessa fase. O principal representante da hiperpigmentação localizada é o melasma (cloasma, máscara ou pano gravídico) que acomete cerca de 70% das gestantes. A prevalência geral do melasma nas mulheres latino-americanas varia de 1,5–33,3% e a estimativa de prevalência entre mulheres situa-se entre 50 e 80%1,2,4-7. No Sul do Brasil, foi registrada uma prevalência de 10,7% de melasma na gestação. O melasma caracteriza-se pela pigmentação melânica irregular, preferencialmente da face, em mulheres na idade fértil e de pele mais pigmentada. Pode iniciar no primeiro ou segundo trimestre da gestação, porém, acomete, também, pacientes usuárias de anticoncepcionais hormonais e homens, não sendo exclusivo do ciclo gravídico-puerperal1,2,4-6,9,10. A luz solar e a predisposição genética são os fatores etiológicos considerados mais importantes para a etiologia do melasma. Altos níveis de hormônio estimulante dos melanócitos (MSH) parecem estar envolvidos no desenvolvimento do melasma, bem como, características raciais, medicações, cosméticos e endocrinopatias.

2.2.  QUESTÃO 2

           Como identificar a flacidez tissular e muscular?

2.2.1 RESPOSTA

            A flacidez pode atingir o rosto e o corpo e é resultado de um processo natural da pele, decorrente do envelhecimento que se dá com o passar dos anos. O surgimento da flacidez está relacionado, principalmente, à queda na produção de colágeno, que promove firmeza à pele e de ácido hialurônico, molécula responsável por deixar a pele preenchida. Muitas pessoas não sabem identificar o tipo de flacidez a que são acometidas, e esta identificação é essencial para um tratamento eficaz e rejuvenescedor. A Flacidez Tissular pode ser vista quando as fibras de colágeno começam a diminuir e se desorganizar, devido a desnutrição ou desidratação. Outros fatores como a radiação solar, má alimentação e falta de cuidados diários também contribuem para este efeito, que é sempre ampliado pela ação da força gravitacional.

           Já a Flacidez Muscular ocorre na musculatura subcutânea, e acomete a força dos músculos pelo desgaste das fibras de sustentação. Esta ação é caracterizada pela diminuição das proteínas que dão vigor a estas fibras.

  1. QUESTÃO 3

           Elabore dois tratamentos para a cliente, uma para as machas e outra para a flacidez corporal.
          Orientações:
∙ Descreva o passo a passo e a programação do equipamento escolhido bem como a técnica de aplicação. Justifique suas escolhas.

 

2.3.1 RESPOSTA

          Como a hiperCromia advém do excesso de pigmentação, para tratar lá precisamos identificar se esse acúmulo está na superfície da pele, o que facilita o tratamento, ou seja se ele chegou a derme , atacando a suas camadas , o que dificulta o tratamento. O objetivo do tratamento será atenuar a hiperpigmentação até obter a tonalidade da pele vizinha , assim como regular a síntese de melanina e manter o resultado posteriormente. Para isso devemos aumentar a descamação da epiderme , diminuir a síntese de melanina com ativos despigmentar antes modular a atividade dos melanócitos e fotoproteger a pele .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (150.1 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com