TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Gerenciamento de Stakeholders

Por:   •  5/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 3

Gerenciamento de Stakeholders

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Caso: Fusão dos Bancos Itú e Único.

Você foi contratado para dar consultoria ao Banco Itú, então segundo maior banco privado do Brasil, sobre a fusão pretendida entre o banco Itú e o banco Único, instituição financeira que também faz parte das maiores do país. A fusão terá início durante uma grave crise econômica mundial, onde há uma evidente redução de crédito e investimentos no mercado brasileiro. Enquanto o banco Itú tem uma imagem sólida perante seu público em geral, com duas linhas bem definidas de clientes, o banco Único apresenta alguns problemas de identidade (marketing) e de má gestão. Ora apresenta uma imagem mais popular, ora uma imagem mais refinada, com uma postura voltada para classe social acima da média. Seus empregados do mais alto escalão, após 10 anos de comprometimento com a empresa, são demitidos diante de uma nova gestão. Entretanto, apesar desta estrutura instável, o banco Único faz parte de um forte conglomerado financeiro que inclui empresas como Hipercard (em parceria com Walmart), Luizacred (associação com o grupo Magazine Luiza), PontoCred (associação com o grupo Ponto Frio) e Unicard (líder em cartões de crédito na América Latina).

Qual a análise de situação que você faz?

Embora a situação econômica do país esteja preocupante, tornando essa transição arriscada, a fusão entre os dois bancos pode ser uma maneira de torná-los mais sólidos nesse momento de dificuldades. A fusão acarretará no aumento do número de correntistas, potencializando a força competitiva do novo banco, tornando possível a redução custos operacionais, aumentando a rentabilidade líquida sem aumentar o faturamento.

Qual é a sua estratégia de gerenciamento de partes interessadas para que a fusão seja bem sucedida?

Nome Nível de Interesse Descrição Gerenciamento de Stakeholder

Presidente Banco Itú Alto Tornar-se o presidente do maior banco do Brasil e da América Latina. Montar uma sala de acompanhamento, com especialistas e consultores na fusão, centralizando as informações para manter o presidente afrente das tomadas de decisões, tornando-a rápida e fácil.

Presidente Banco Único Alto Fazer parte do maior banco. Montar uma sala de acompanhamento, com especialistas e consultores na fusão, centralizando as informações para manter o presidente afrente das tomadas de decisões, tornando-a rápida e fácil.

Colaboradores Alto No período de fusão haverá muita rádio peão; estagnação das promoções; reengenharia da estrutura; cortes de funcionários. Promover reuniões com os colaboradores a fim de tirar duvidas sobre a fusão, tranquiliza-los casos haja necessidade de corte, e se necessário promover demissões voluntarias, descrever os benefícios da fusão e o fortalecimento do banco.

Terceirizados Baixo Como os terceirizados não possuem uma relação estreita com a empresa, eles terão maior facilidade em se desvincular. Realizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com