TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual 1º Semestre

Artigos Científicos: Trabalho Individual 1º Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO REALIZADOS 4

3 IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL 6

4 IMPORTÂNCIA DA TRANSPARÊNCIA E COERÊNCIA ENTRE DISCURSO E PRÁTICA 7

5 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

A comunicação é indispensável na vida do ser humano. Nas organizações, é utilizada como um instrumento de muita importância para a gerência corporativa. As informações estão sempre em constantes mudanças e o processo de comunicação viabiliza que as informações necessárias sejam transmitidas de forma correta e eficaz.

Dessa forma, as empresas utilizam cada vez mais técnicas gerenciais de comunicação. As ferramentas utilizadas envolvem desde boletins informativos ao uso da imprensa, e isso permite aos stakeholders conhecer as políticas de ação adotadas pelas empresas.

Esse trabalho, portanto, falará sobre os processos comunicativos adotados pelas organizações e sua importância.

2 O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO REALIZADOS

Para que haja desenvolvimento organizacional, é de extrema importância que haja boa comunicação entre as partes envolvidas na organização. As mudanças ocorridas na forma de gerenciar empresas têm motivado os gestores, a criar técnicas de comunicação estratégica que viabilize a interação entre os componentes internos e externos da empresa. “A comunicação compreende um processo de troca de informações que visa à promulgação de ideias e o desenvolvimento de posicionamentos” (AVILA; GHISLENI; DELLAZZANA, 2007, p. 115).

Portanto, ao analisarmos o texto “Relatos diferentes, uma narrativa”, podemos identificar que na Braskem há uma interação estreita e constante entre a equipe de comunicação e as outras áreas da companhia. Para realizar o processo de comunicação entre investidores, a diretoria de comunicação, presidente, vice-presidente, diretores e investidores, se reúnem para alinhar as principais mensagens e discutir o que deve ser reforçado. A empresa também avalia eventuais vulnerabilidades e o que pode ser feito para responder a questionamentos que surgirem.

O presidente da empresa se reúne com a diretoria de comunicação para alinhar o conteúdo do texto e os relatos sob uma mesma narrativa. Após serem aprovados pela equipe de comunicação, o resultado do balanço anual e as estratégias de curto e médio prazo são divulgados por meio de boletins e revistas.

Os problemas relacionados à comunicação na empresa se referem a sistemas de comunicação não bem definidos pela empresa (CAVALCANTE, 2008). Por isso, a Braskem mantém uma política de comunicação na qual, várias pessoas, de vários setores, colocam seus pontos de vista em pauta, para que os temas mais importantes sejam discutidos.

O processo de comunicação organizacional requer posição estratégica e envolve tanto fatores internos quanto externos à empresa. Para que a comunicação flua entre os envolvidos, “a organização precisa coletar e processar uma enorme variedade de informações para permitir a escolha de alternativas” (CHIAVENATO, 2006, p. 181).

Analisando de uma forma geral, a Braskem prioriza uma forma de comunicação que englobe diversas áreas, mantendo uma ligação estreita entre os setores de toda empresa. Possui meta de comunicação voltada para todas as frentes. A empresa busca criar valores a partir da eficiência, da sustentabilidade e da inovação.

A companhia de energia elétrica, CPFL, mantém seus processos de comunicação através de mensagem do presidente da organização via mensagens diretas e simples com os clientes, através da própria conta de luz. A empresa também dá atenção especial à imprensa local e regional, aonde existem estruturas descentralizadas em que os gerentes de operações possuem autonomia para se relacionar diretamente com a imprensa local.

A diretoria de comunicação empresarial da organização conduz um programa de Gestão de Stakeholders, compreendendo uma tática de relacionamento e ações de comunicação com públicos estratégicos para a empresa. Este programa é direcionado aos colaboradores, imprensa e demais formadores de opinião. Cavalcante (2008, p. 31), diz que “um dos principais objetivos da comunicação institucional é o estabelecimento de relações duradouras com os seus públicos”. E os instrumentos de comunicação são indispensáveis para manter relações de longo prazo com o público estratégico.

A equipe de comunicação da CPFL desenvolve um trabalho de posicionamento da marca baseado na missão, visão e nos princípios da organização, norteando além da condução dos negócios, a maneira de comunicar. Para tanto, o processo de comunicação requer a análise de toda a estrutura organizacional, para viabilizar a melhor ferramenta de comunicação e informação a ser adotada.

3 IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

Considerando que a comunicação constitui um processo dialógico, marcado pela interação, em que mensagens circulam entre emissores e receptores, é inquestionável a sua importância na construção de relações interpessoais, ou seja, no estabelecimento de contato entre diferentes indivíduos integrantes da sociedade.

No ambiente administrativo/empresarial, esse tipo de relacionamento influi diretamente no direcionamento das ações da organização: bons relacionamentos geram bons resultados, ao passo que maus relacionamentos podem acarretar consequências danosas. Assim, os clientes internos podem ver, na comunicação, uma ferramenta para a obtenção de informações sobre tudo aquilo que pode afetar o seu posicionamento dentro da instituição;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com