TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual 3 Semestre

Artigo: Trabalho Individual 3 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

Inflação

A inflação se define como um aumento contínuo nos preços, resultando em uma perda do poder de compra da moeda. Há dois motivos a qual leva à inflação, são elas: a inflação de custos que envolvem a oferta, ou seja, o grau da demanda continua sendo o mesmo, porém há aumento nos custos da produção e custos para retribuir determinado produto ou serviço. Em relação a oferta de demanda, é quando há um excesso de demanda em relação à produção disponível. As chances de a inflação da demanda acontecer aumentam quando a economia produz perto dos recursos de emprego, para que essa excessiva demanda diminua é preciso que a política econômica busque auxílios que promovam redução na procura.

Ela se caracteriza pela alta generalizada e constante dos preços e da economia. Existem dois medidores fundamentais de inflação o Índice Geral de Preços (IGP) e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), são os índices mais antigos e abrangentes. Sendo o IGP o resultado da composição dos preços e o IPC mostra a mudança de preço no varejo.

A inflação medida pela variação do IPCA em doze meses alcançou 6,09% em agosto, 0,85 pontos percentuais (p.p.) acima da registrada em agosto de 2012. O aumento da inflação deveu-se à aceleração dos preços livres, que variaram 7,64% em doze meses até agosto (1,88 p.p. acima da registrada até agosto de 2012), a despeito de alguma moderação na margem. No mesmo período, os preços administrados por contrato e monitorados apresentaram a menor taxa de variação (1,27%) da série histórica iniciada em 1994, 2,51 p.p. abaixo da registrada em agosto de 2012. No conjunto dos preços livres, a variação dos itens não comercializáveis foi de 8,42% em doze meses, e a dos comercializáveis, de 6,75%. O grupo de alimentos e bebidas, no qual os sinais de diminuição das pressões se mostram mais evidentes, variou 10,45% em doze meses (8,86% até agosto de 2012). Por sua vez, a inflação do setor de serviços atingiu 8,60% em doze meses até agosto (7,89% até agosto de 2012), permanecendo em patamar superior ao da variação dos preços livres. Em síntese, a inflação de serviços segue em níveis elevados, e observam-se pressões, ainda que decrescentes, no segmento de alimentos e bebidas.

Logo mais abaixo podemos ver sobre a reportagem do Jornal Estadão, mostrando a reação da inflação em relação ao consumidor:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com