TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual Do 5 Semestre

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Individual Do 5 Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  1.635 Palavras (7 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIENCIAS CONTABEIS

TÍTULO DO TRABALHO

GESTÃO INDUSTRIAL

SETE LAGOAS

2013

HELENA DAS GRAÇAS MOREIRA PINTO

TÍTULO DO TRABALHO

GESTÃO INDUSTRIAL

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade de Custos; Contabilidade Industrial; Contabilidade Gerencial; Sistemas de Informação.

Prof. Daniel Ramos Nogueira

Prof. José Manoel da Costa

Profs. Marcelo Resquetti Tarifa e Luiz Fernando Soares da Silva

Prof. Marcelo Carocia.

SETE LAGOAS

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO:

A empresa industrial Holandesa Ltda, por produzir e comercializar diretamente ao comércio varejista, chocolates em dois formatos Bombons e Barras, precisa que a contabilidade se baseie dentro da gestão industrial, para que o resultado esperado ao final de um período seja apropriado de maneira distinta a fim de que possa se obter o lucro. No entanto, um preço mal planejado pode ser a derrocada da empresa e levá-la à falência, aumentando as estatísticas de empresa fechadas por má gestão.

Atividade:

1- Definições conceituais

a) Critérios de rateios dos custos indiretos:

O rateio dos gastos indiretos do produto ou serviço é uma missão que exige relevante conhecimento de custeio. Qualquer manobra equivocada pode inviabilizar a comercialização ou comprometer a lucratividade.

Sempre que possível, os gastos devem ser impostos diretamente ao serviço ou produto, eliminando ao máximo outros processos de distribuição. No entanto, aqueles gastos que são impossíveis da aplicação direta, denominados gastos indiretos, exigem um critério para o rateio.

b) Custeio por absorção:

Já aos que optam por trabalhar com o custeio por absorção, ou seja, aplicar no serviço ou produto todos os custos – tanto os diretos quanto os indiretos – será preciso empregar artifícios para apropriá-lo. Para este custeio, o rateio dos gastos indiretos é um mal indispensável, que exige conhecimento, bom senso e aptidão.

As principais características do custeio por absorção:

1. Engloba os custos totais: fixos, variáveis, diretos e/ou indiretos.

2. Necessita de critério de rateios, no caso de apropriação dos custos indiretos (gastos gerais de produção) quando houver dois ou mais produtos ou serviços.

3. É o critério legal exigido no Brasil. Entretanto, nem sempre é útil como ferramenta de gestão (análise) de custos, por possibilitar distorções ao distribuir custos entre diversos produtos e serviços, possibilitando mascarar desperdícios e outras ineficiências produtivas.

4. Os resultados apresentados sofrem influência direta do volume de produção.

c) Produtos em Processo:

É o processo de negócio compreendendo desde a idéia inicial e levantamento de informações do mercado até a homologação final do produto e processo e transmissão das informações sobre o projeto e o produto para todas as áreas funcionais da empresa" Grupo de Engenharia Integrada

d) Produtos Acabados:

É o produto final ou o produto comercializado pela sua empresa. Um produto acabado pode entrar na fabricação de outro produto acabado ou até na fórmula de um semiacabado.

2-UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO:

3-Formação do preço de venda

a) Com base nos custos;

A partir do conhecimento do preço de venda adequado, baseado nos custos, a organização pode definir suas metas, visando o retorno financeiro almejado pelos acionistas. Utilizando os métodos de custeio, pode-se identificar qual o produto ou serviço que traz maior retorno e menor custo. Esses métodos servem como ferramenta auxiliar no processo de tomada de decisão, tanto de investimentos ou aumento de produtividade, buscando adequação e fortalecimento no mercado. A adoção de qual método aplicar varia de acordo com a necessidade da organização, visto que todos apresentam vantagens e desvantagens na aplicação.

b) Com base no mercado.

O mercado com seus concorrentes, suas práticas comerciais e seus produtos é o fator externo mais representativo, portanto o que maior atenção deverá receber, no momento em que a empresa forma seu preço. Nesse sentido os mercados podem ser divididos em quatro segmentos distintos: concorrência perfeita; concorrência monopolista; concorrência oligopolista e monopólios.

4-Análise Custo/volume/lucro

a) Margem de Contribuição;

É quantia em dinheiro que sobra do preço de venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor do gasto variável unitário, este composto por custo variável unitário e despesas variáveis. Tal quantia é que irá garantir a cobertura do custo fixo e do lucro, após a empresa ter atingido o Ponto de equilíbrio, ou ponto crítico de vendas (Break-even-point).

Ela representa uma margem de cada produto vendido que contribuirá para a empresa cobrir todos seus custos e despesas fixas, chamados de custo de estrutura/suporte.

Representada da seguinte forma:

MC = PV - ( CV + DV )

Onde:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com