TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Introdutória II

Ensaios: Trabalho Introdutória II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 4

CONTAS DO ATIVO CIRCULANTE

Santa Cruz do Sul, 21 de Junho de 2014

O Ativo faz parte das Contas Patrimoniais e compreende o conjunto de Bens e Direitos da empresa, possuindo valores econômicos e podendo ser convertido em dinheiro (proporcionando ganho para a empresa).

É a parte positiva da posição patrimonial e identifica onde os recursos foram aplicados. Representa os benefícios presentes e futuros para a empresa.

As contas do Ativo são classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez (de acordo com a rapidez com que podem ser convertidas em dinheiro).

É um recurso controlado pela empresa como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem, no futuro, benefícios econômicos para a entidade.

As contas deste grupo não se encerram com a apuração do resultado do exercício e podem ser debitadas ou creditadas, sendo o saldo sempre devedor (com exceção das Contas redutoras do ativo).

O Ativo se divide em duas partes: Ativo Circulante e Ativo Não Circulante.

O denominado "Ativo Circulante" constitui-se no grupo de contas contábil que registra as disponibilidades (caixa, bancos conta movimento e aplicações financeiras), os título negociáveis (como duplicatas a receber), os estoques e outros créditos de realização a curto prazo, como adiantamento a fornecedores e empregados.

Neste grupo são registrados os bens e direitos que a empresa consegue realizar (transformar) em dinheiro até o final do exercício seguinte, ou seja, no curto prazo, que ocorre no (prazo de 12 meses seguintes ao do balanço).

O Ativo Circulante agrupa dinheiro e tudo o que será transformado em dinheiro rapidamente. São contas que estão constantemente em giro, movimento, circulação.

Suas principais contas são:

 Disponibilidades;

 Investimentos Temporários;

 Créditos;

 Estoques;

 Despesas Antecipadas.

• Disponibilidades: Compreendem valores existentes em Caixa e Bancos, assim como as aplicações de curtíssimo prazo e liquidez absoluta. Significa o que está disponível para a empresa, podendo ser utilizado a qualquer momento e para qualquer fim. As contas deste grupo estão a todo instante sendo movimentadas (entra e sai dinheiro). Podem ser compostas por outras contas, como:

 Caixa: dinheiro existente (em espécie) na empresa, sendo o item de maior liquidez (rapidez com que pode ser convertido em dinheiro). Quando for necessário usar este dinheiro, ele estará à disposição na própria empresa.

 Banco conta movimento: nessa conta são registrados os recursos depositados em contas-correntes de livre movimentação. As contas bancárias cujo saldo pode ser sacado imediatamente pelo cliente, no todo ou em parte. São as contas que a empresa usa para fins de compras (com cheque ou cartão), vendas (recebimentos de compras parceladas), empréstimos, etc.

OBS.: Também pode existir a conta Poupança (se a empresa tiver).

• Aplicações financeiras: a curto prazo, representam os investimentos efetuados pela empresa em títulos de liquidação imediata (que sejam prontamente conversíveis em dinheiro). Ou seja, são investimentos por um curto período, pois assim que a empresa necessitar do dinheiro, ela pode se desfazer da aplicação e usá-lo. São realizadas pelas entidades com o objetivo de obter recursos financeiros, geralmente sendo realizadas junto a estabelecimentos bancários (as empresas normalmente efetuam essas aplicações por obter boas taxas remuneratórias, por excesso de recursos monetários, por obrigações contratuais ou por falta de opção de negócios).

• Investimentos Temporários: quando a empresa aplica seu excesso de dinheiro com a finalidade de obter proteção contra a inflação até o momento no qual esse valor for necessário, estamos falando de Investimentos Temporários. Em geral, o resgate desses valores não pode ser feito de forma imediata, mas sim dentro de poucos dias. Entre esses investimentos, estão:

 CDB, poupança e fundos (antes do prazo de carência);

 Ações compradas em bolsa, sem intenção de possuir influencia sobre as decisões daquela empresa;

• Créditos: São direitos que a empresa tem a receber. Fazem parte deste grupo as contas:

 Duplicatas a receber ou Clientes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com