TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pedagogico

Ensaios: Trabalho Pedagogico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO DE MATEMÁTICA

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

PORTO VELHO

2014

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Trabalho apresentado como requisito parcial avaliativo nas disciplinas Educação a Distância, Sociedade, Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais e Seminário de Prática I, ministradas pelos Professores: Fábio Luiz, Giane Albiazetti, Sandra Veodato, Raquel Franco no Curso de Matemática, pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

PORTO VELHO

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................04

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................05

2.1 EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES........................................................................................................05

2.2 DIRETRIZES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR....................................................05

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................07

REFERÊNCIAS..........................................................................................................08

1 INTRODUÇÃO

A Declaração da Salamanca, encontro realizado no período de 7 a 10 de junho de 1994, na Salamanca, Espanha, tornou-se um documento norteador das políticas públicas brasileiras para as necessidades educativas especiais. De acordo com a Declaração da Salamanca, as escolas devem ter espaços que possibilitem o aprendizado do aluno tornando irrelevante qualquer dificuldade ou peculiaridade que possam diferenciá-los (ROGRIGUES, et.al. 2007).

Essas peculiaridades podem ser de natureza física, intelectual, social, emocional, lingüística, ou decorrentes de qualquer outro fator. Este cenário torna o professor da rede de educação básica - educação infantil, ensino fundamental, ensino médio- , um elemento indispensável no aprendizado de qualquer criança, visto que o papel do professor é transmitir conhecimentos e assegurar juntamente com a escola e a equipe pedagógica o direito à educação, promovendo o desenvolvimento pessoal, preparando para o trabalho e formando cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

É nesta perspectiva que a Escola Professor Levi trabalha, de acordo com matéria publicada no site de notícias www.ariquemesagora.com.br, localizada em Ariquemes, Rondônia , atende cerca de 950 alunos do 1º Ano a 8ª Série, e Educação de Jovens e Adultos – EJA – da 1ª a 4ª Etapa. Em parceria com seu corpo técnico, procura a integração dos conteúdos das aulas às atividades extracurriculares, o que segundo a Coordenadora Pedagógica Letícia Pereira Gonçalves, possibilita a construção do conhecimento de forma mais atrativa, auxiliando na construção do conhecimento. A Diretora Simone Giaccomelli, ressaltou que a escola também conta com Sala de Recursos e que possui rampas de acesso, facilitando o atendimento às necessidades especiais e que os atendimentos voltados ao público especial são realizados por um profissional habilitado e com o auxílio de estagiários.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DE PROFFESSORES

O Trabalho de Conclusão de Curso da Sr. Lídia Martins da Silva, pela INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DE MATO GROSSO / Campus Cuiabá ao Curso de Educação Profissional Tecnológica, com o título, Educação Inclusiva e a Formação de Professores no ano de 2007, tem o objetivo de enfatizar a necessidade da formação de professores na área inclusiva, tendo em vista a nova empreitada educacional no qual estamos inseridos. Neste, a autora procura demonstrar também a escola como papel fundamental para a aprendizagem e facilitação da inclusão, onde, por meio de materiais didáticos, busquem conhecer e aperfeiçoar os educadores com a finalidade de incluir novas práticas pedagógicas ao contexto escolar.

Ressalta-se aqui a necessidade de um novo modo de educar, sendo mais criativo, e disposto a respeitar, ouvir e valorizar o que cada aluno tem a dizer, independente de sua idade, pois, todo o conhecimento de mundo que o aluno traz consigo é importante. Silva (2007, pg. 17), cita muito bem Mittler (2003), quando diz que, a inclusão não diz respeito a colocar as crianças nas escolas regulares, mas a mudar as escolas para torná-las mais responsivas às necessidades de todas as crianças.

Aponta-se aqui a construção do conhecimento feito através de trocas entre alunos e professores, onde o espaço escolar tem real importância, visto que é na escola que são construídos os valores do indivíduo permitindo-o conviver em sociedade, tendo o professor como agente transformador, reconhecendo a necessidade de uma educação para todos.

2.2 DIRETRIZES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com