TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Estética

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  10.381 Palavras (42 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 42

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                ..3

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........        ..6        

1.1 Caracterização da Instituição        ..6

2 ROTINA OBSERVADA          11

3 REFERENCIAL TEÓRICO          16

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        20

5 RELATO DA INTERVENÇÃO.........................................................................        30

6 MOSTRA DE ESTÁGIO..........................................................................................        33

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................35        

REFERÊNCIAS        37



INTRODUÇÃO

Inicio este relatório dizendo e afirmando que foi de livre e espontânea vontade estagiar nesta instituição e inclusive tive um privilégio enorme em poder conhecer toda a equipe atuante do recinto. Dessa forma cita-se de forma referencial que foi uma experiência ao qual me recordarei para sempre não só tendo gosto pela mesma, mas também pelo conhecimento adquirido.

Ao realizar este estágio junto à instituição tive a oportunidade de observar, analisar e refletir sobre o processo educativo escolar e do papel do professor, e a importância de sua influência na formação do aluno. Tendo como origem as experiências administrativas escolares, a organização se apropria de princípios e métodos escolares.

Sabemos, porém que quando se tem a oportunidade de observar e interagir podem-se fazer comparações entre experiências, as que já foram vividas e cuja representação construída constitui suas estruturas cognitivas, com a experiência que se faz no momento, isto é, a representação em que permanece a construir na interação com o mundo das limitações.

A prática em sala de aula me levou a refletir como será nosso dia a dia como professor. Enquanto estamos estudando apenas as teorias, não temos idéia do que é estar frente a uma classe e ser o responsável pela mediação do conhecimento às crianças, a responsabilidade é grande.

A experiência vivida na sala de aula mostrou claramente o que significa ser professor nas séries iniciais de Ensino Fundamental. Saber como trabalhar determinado conteúdo, para que a criançada realmente desenvolva, aprendendo com compreensão e tenha interesse por aquilo que está sendo transmitido.

Portanto, é no estágio prático em sala de aula que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar para exercer com êxito sua profissão.

A importância e finalidade da observação e atuação feita na instituição é que podemos perceber a forma que se deve trabalhar a maneira de pensar e agir na sala de aula. E dentro da realidade educacional a partir do dia que comecei a frequentar a instituição já fui adquirindo bagagem e um pensamento mais amplo dentro dessa realidade.

A educação está oportunizando mudanças no pensar da criança e percebe-se que seu modo de olhar o mundo, não é o mesmo que antes. É nessa perspectiva que se apresenta a oportunidade de dar as crianças novas experiências, uma infância respeitada, recheada de curiosidades e interesse.

A escola, portanto deve desempenhar um importante papel nesse aspecto, que é oferecer um espaço favorável às brincadeiras e associá-las à aprendizagem de forma prazerosa. As brincadeiras de faz de conta, os jogos de construção e que possuem regras, como jogos de tabuleiros, tradicionais, didáticos e corporais, propiciam a ampliação dos conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica. Deste modo as crianças estarão resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e ao mesmo tempo desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes.

O projeto apresentado está de acordo com o tema escolhido pela pedagoga da escola que é “a importância das brincadeiras”, (onde o mesmo foi executado, visando complementar o conteúdo ministrado), que via muita deficiência por parte dos alunos, visto que o horário do recreio era muito conturbado, com brigas empurra-empurra e alunos machucados ao final, e isso acabava com a relação e comunicação entre eles.

Avistando a necessidade de planejamento do conteúdo que será trabalhado, e um plano de aula que seja concreto, para que seja exposta a sua influência no desenvolvimento dessas crianças e pela motivação interna para tal atividade, acredita-se que aprender sobre temas atuais e relevantes, traz inúmeras vantagens para a constituição da criança, proporcionando a capacitação de uma serie de experiências que irão contribuir para o desenvolvimento do futuro dela.

O presente projeto tem como objetivo possibilitar o aprendizado de valores humanos universais tais como o respeito aos mais velhos e ao próximo e o resgate de brincadeiras antigas, fazendo as crianças refletirem sobre essas questões existentes em diversas atitudes que possivelmente temos ou poderíamos ter em relação aos avós.

Dessa forma houve uma parceria com a professora regente e a pedagoga e conforme combinado com a professora regente do 1° ano do Ensino Fundamental (sala em que realizei a intervenção) sugeriu que eu trabalhasse com a história “A colcha de retalhos” de Conceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro Silva, onde pudesse ser desenvolvido um plano de aula diferente e que envolvesse o resgate de brincadeiras antigas, musica, movimento e a importância para o desenvolvimento pessoal da criança. Valores e outros conceitos puderam ser abordados, além de atividades para serem expostas ou não, sendo que isso ficou ao meu critério. Lembrando que tive total liberdade de escolha para realizar o meu projeto a partir do tema destacado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.4 Kb)   pdf (949.2 Kb)   docx (683.9 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com