TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Participação Individual Metodos Quantitativos

Por:   •  2/10/2021  •  Resenha  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina: Métodos Quantitativos Aplicados a Corporate Finance

Turma:

Nome: Érica

ROL escolhida: 1

Resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

 

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

Na ROL 1, foi abordado o tema do Módulo 1 com finalidade de introdução a custos e rentabilidades de decisões tomadas.

Neste Módulo aprendi mais sobre o valor do dinheiro no tempo. O valor do dinheiro muda conforme o tempo porque perde o valor de compra. Para um ativo criar um valor temos que entender que o dinheiro tem um valor, e que esse valor se perde com o passar do tempo, desta dorma a frase mencionada a seguir, cai bem para o tema “Regra número 1: Não perca dinheiro. Regra número 2: Jamais esqueça a regra número 1. Warren Buffet .”

Vimos também que o custo de oportunidade esta mais atrelado a situação e características da pessoa, do que ao investimento. O que se modifica por razão de custo de oportunidade para cobrir o custo do investimento. Sempre que se fala em custo de oportunidade se deve ao fato de uma pessoa ter duas alternativas para comparação.

Desta forma analiso que se eu estiver com uma dívida a longo prazo com o banco, ou estiver com uma dívida de imóvel, e receber um valor de PLR, ou algum bônus, é preferível liquidar essa dívida, mesmo que esta esteja com parcelas pequenas e a longo prazo, do que gastar esse dinheiro, ou investi-lo de outra forma, porém se eu receber este valor, no qual não estava esperando, e minha situação financeira estiver controlada e sem dívidas, o melhor a fazer é investi-lo, para que não desvalorize ou seja gasto de outra forma, pois caso eu opte por guarda-lo e usa-lo somente daqui um ano ou dois, o valor deste dinheiro já estará menor, e eu certamente não conseguiria gastar esse dinheiro com as mesma coisas que gastaria no ano anterior, devido a inflação e outros fatores. Concluo assim que tudo depende da condição em que você estiver exposto, é possível nos prevenir, maximizar o nosso dinheiro.

Após estudarmos o custo de oportunidade, começamos o estudo da Taxa de Atratividade. A Taxa de atratividade é a taxa exigida pelo investidor para se arriscar e investir no negócio oferecido, o que justificaria o investidor a se expor, pois quando falamos de uma decisão sempre há risco, as vezes são maiores, e outras vezes menores. Essa taxa é inerente ao investimento. Analiso que se eu receber o mesmo montante de “PLR”, e este for alto, eu poderia analisar a taxa com maior rentabilidade, levar em consideração a inflação, e o produto, para ter uma idéia de retorno e para aplicá-lo, mesmo que haja risco, porém com retorno maior.

Ao iniciarmos o estudo sobre Juros, vimos que está atrelado ao custo de oportunidade e taxa de atratividade, é o custo para utilizar o dinheiro, uma remuneração. Para empréstimo se define que é o a forma de cobrir o risco de crédito, antecipação do uso de um capital que você não pode pagar. E no investimento, uma remuneração e retorno ao investidor.

Há duas formas dessa remuneração ser calculada, Juros Simples e Juros Composto.

O Juros simples, calculado em cima do Capital Inicial. E o Juros Composto, calculado em cima do Capital mais o Juros já aplicado, se resumindo em Juros sobre Juros.

Para termos uma idéia melhor sobre o cálculo dos conceitos mencionados acima, a Professora Marlene indicou alguns exercícios para praticarmos.

Nos exercícios vimos os cálculos para determinar valor de rentabilidade mensal, quadrimestral a juros simples. Cálculo para igualar montante de capital inicial aplicado. Cálculo para determinar renda de uma aplicação. Cálculo para determinar o valor de investimento. Cálculo para determinar os meses necessários para fazer o capital investido dobrar de valor.

Após todo estudo desta ROL, concluo que para que o nosso dinheiro seja realmente valorizado devemos analisar todas as alternativas oferecidas, porém também devemos observar o nosso momento, para que não haja investimentos equivocados. Cada investimento vai ter um retorno diferente de acordo com o perfil da pessoa/empresa e momento, e é muito importante analisar todos os aspectos.

Referências

BUFFET, Warren. Apostila Métodos Quantitativos Aplicados a Corporate Finance. Rio de Janeiro, 2020.  2 p.

“Regra número 1: Não perca dinheiro. Regra número 2: Jamais esqueça a regra número 1. Warren Buffet .”

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (176 Kb)   docx (801.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com