TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Pcc

Por:   •  12/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 7

Com a crescente competição entre as empresas no mercado, a redução de custos de operação é a base para o aumento da competitividade de uma organização, e o controle de estoques se torna indispensável para o alcance desse objetivo.                                Um dos maiores desafios para as empresas do segmento automotivo é saber como gerenciar sua cadeia de suprimentos de forma abrangente e eficaz.                                   Previsões de demanda são pré-requisitos absolutos para o planejamento dos níveis de estoque. Ainda que as previsões estejam sujeitas a erros, o conhecimento destes erros permite a definição dos estoques de segurança necessários.                            Superprodução - envolve a produção de itens para os quais não há demanda, o que gera perda com excesso e de estoque e com os custos de transporte devido ao estoque excessivo - ocorre quando a empresa produz em quantidade maior que a necessária ou antes do momento necessário. Dessa forma, gera-se excesso de inventário . A perda por superprodução é a mais crítica, pois esconde outros desperdícios. Para eliminar este tipo de perda é necessário promover melhorias nos processos, de modo a conseguir um fluxo contínuo de materiais e redução nos tempos de preparação de equipamentos, visando a permitir a produção de lotes menores.                                                                                                                               Excesso de Estoque – é o excesso do inventário de matéria-prima, de estoque em processo ou de produtos acabados, causando lead times mais longos, obsolescência, produtos danificados, custos de transporte e de armazenagem e atrasos. O estoque extraordinário pode ocultar problemas, como desbalanceamento de produção, entregas atrasadas de fornecedores, defeitos, equipamentos em conserto e longo tempo de setup (preparação). O estoque em excesso é o maior desperdício de todos, já que determina a necessidade de muitos recursos como, por exemplo, um depósito, pessoas para realizar a manutenção, equipamentos de movimentação etc. O estoque em excesso causa falta de informações, dificulta a manutenção e a armazenagem .

O Brasil, a partir dos anos 90 , a indústria automobilística nacional, seguindo a tendência mundial, vive um processo reconhecido como “Reestruturação Produtiva”, o qual pode basicamente ser como um novo padrão de relacionamento entre empresas montadoras de autoveículos e autopeças                                                       Armazenagem, manuseio de materiais e embalagem, a armazenagem pode ser definida como a parte do sistema logístico da empresa que armazena os produtos (matérias-primas, peças, material em processo, e produtos acabados) nos pontos de origem de consumo (assim como entre eles), e provê informação sobre o status, condição e disposição dos itens estocados. Dentro dos armazéns, os produtos devem ser recebidos, movidos, organizados e montados de acordo com os requisitos do pedido dos clientes. Estas atividades, conhecidas por manuseio de materiais, podem ser amparadas por uma série de dispositivos disponíveis para este fim: empilhadeiras, robôs, esteiras, veículos auto-guiados, etc. De forma a aumentar a eficácia e eficiência dos sistemas de armazenagem e manuseio de materiais, os diversos produtos podem ser combinados em unidades maiores e embalados. A embalagem desempenha várias funções no contexto logístico: acomodação dos produtos para transporte, proteção contra avarias e perdas, unitização de volumes, marketing do produto e da empresa, e disponibilização de outras informações importantes como código de barras, empilhamento máximo, etc.                                     Excelência, agilidade de atendimento e pontualidade. “Estas três palavras descrevem as necessidades para uma logística de resultados. O desafio do Operador Logístico da área automotiva é se adaptar às demandas de volumes, para não parar a produção das montadoras.”

O segmento de auto peças é muito visado e com isso é necessário recursos para que este tipo de segmento não seja tão prejudicado por causa dos roubos.E como os grandes polos de distribuição estão nas grandes capitais e regiões metropolitanas acaba um pouco facilitando ou visando mais o roubo deste segmento,porque a mais facilidades de revendo no mercado clandestino ou negro.                                                Para que isso diminua há de haver uma logística completa desde a saída do fornecedor ate o cliente,havendo sempre o seguro da carga que as vezes pode sair cara por causa do grande índice de roubo,mas que é necessário,mas sempre seguindo rigorosamente as normas da PGR.

Just in time  é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes    Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário, ou seja, os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados, não existe estoque parado. O próprio conceito do termo é relacionado a produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e só depois fabricá-lo ou montá-lo.                                                                                  Nas fábricas onde está implantado o just in time, o estoque de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção, e para que isso seja possível, os fornecedores devem ser treinados e capacitados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na freqüência desejada. A redução do número de fornecedores para o mínimo possível é um dos fatores que mais contribui para alcançar os potenciais benefícios da política just in time.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com