TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pcc

Por:   •  23/11/2015  •  Tese  •  2.228 Palavras (9 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Interativa

LICENCIATURA EM ARTE

TRABALHO DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)

Aluno (s):

Kelly Fernanda Medeiros Curtolo                         RA 1411366

POLO – ARARAS – S.P.

2015

O presente trabalho é a leitura e reflexão de artigos científicos, com base nas disciplinas cursadas no decorrer do semestre.

  • Língua Brasileira de sinais Libras

Esta disciplina me levou a compreender o conhecimento básico de libras para que um dia como professor possa trabalhar em sala de aula com um aluno de inclusão, para que eu consiga me comunicar com estes alunos e atender suas necessidades especiais e auxiliá-los em seu processo educativo.

Como podemos estudar e ver através do artigo de Valéria Simplício onde ela apresenta a seguinte reflexão: Os surdos possuem desenvolvimento cognitivo compatível de aprender como qualquer ouvinte, no entanto, os surdos que não adquirem uma língua, têm dificuldade de perceber as relações e o contexto mais amplo das atividades em que estão inseridos, assim o seu desenvolvimento e aprendizagem ficam fragmentados.

A aquisição da língua de sinais vai permitir à criança surda, mediante relações sociais, o acesso aos conceitos formando assim uma maneira de pensar e agir. É o acesso a uma língua que permitirá ao surdo pensar com todas as complexidades necessárias disponíveis. Sobre esse acesso a uma língua que esteja compatível com o canal de comunicação que é possível ao sujeito surdo Botelho afirma:
"O que falta aos surdos, sem sombra de dúvidas, é o acesso a uma língua que dominem e que lhes permita pensar como todas as complexidades.

A escola é muito importante na formação dos sujeitos em todos os seus aspectos. É um lugar de aprendizagem, de diferenças e de trocas de conhecimento, precisando, portanto atender a todos sem distinção, a fim de não promover fracassos, discriminações exclusões.

Em minha opinião este artigo diz tudo, principalmente sobre sua parte final onde a escola  tem que atender a todos sem distinção, é isto mesmo, como futura educadora entendo que  devemos abrir as portas para estas crianças surdas, para que   desenvolvam seu processo educativo de maneira completa e se sintam inseridas no ambiente escolar.

 

Referências

BOTELHO, Paula. Linguagem e Letramento na Educação de Surdos – Ideologias e Práticas Pedagógicas, Belo Horizonte, Autêntica, 2002.
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA, Espanha, 1994, disponível em HTTP: //portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf acesso em 30 de maio de 2009.FELIPE, Tânia A. Introdução à Gramática da LIBRAS (Série Atualidades Pedagógicas).Leia mais em:  http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-do-ensino-da-libras-lingua-brasileira-de-sinais-nas-escolas-de-ensino-fundamental/25014/#ixzz3rapSLQB8.

  • Artes Visuais no Renascimento

            Esta disciplina foi muito esclarecedora apresentou as artes visuais no Renascimento e todos os seus representantes e suas principais fases. Posso citar o artigo cientifico de Wikipédia, a enciclopédia livre.

           No campo das artes visuais foram desenvolvidos recursos que possibilitaram um salto imenso em relação à Idade Média em termos de capacidade de representação do espaço, da natureza e do corpo humano, ressuscitando técnicas que haviam sido perdidas desde a Antiguidade e criando outras inéditas a partir dali. A linguagem arquitetônica dos palácios, igrejas e grandes monumentos que foi estabelecida a partir da herança clássica ainda hoje permanecem válidos.

           A reverência pelo passado clássico e pelos seus melhores valores criou uma nova visão sobre a história moderna, e proveu as bases para a formação de um sistema de ensino que na época se estendeu para além das elites e ainda hoje estrutura o currículo escolar de grande parte do ocidente e sustenta sua ordem social e seus sistemas de governo. Por fim, a fantástica produção artística renascentista que sobrevive em tantos países da Europa continua a atrair multidões de todas as partes do mundo e constitui parte significativa da própria definição de cultura ocidental.

           Através desta disciplina percebemos o quanto é importante como educadora de artes visuais a história que existem por trás de todas as obras de arte, as peculiaridades de cada artista, pensamentos, ambições, e também passar a conhecer todos os artistas que fizeram parte das artes visuais no Renascimento. E como cita o artigo que nos leva a reflexão de como ainda sobrevive esta arte e estes artistas que ainda nos dias de hoje atraem multidões.

Referências:

Burke, Peter. The European Renaissance: Centre and Peripheries. Blackwell, 1998 Brotton, J. The Renaissance: A Very Short Introduction. OUP, 2006. "Renascimento". In: Enciclopédia Itaú Culturalc Martin, John Jeffries. "The Renaissance: between myth and history". In: Martin, John Jeffries (ed).The Renaissance: Italy and abroad. Rewriting Histories. Routledge, 2003, ↑"Renaissance. Casini, Lorenzo. "Renaissance Philosophy". Beck, James H. "Renaissance". In: Encyclopedia Encarta Weisinger, Herbert. "Renaissance Literature and Historiography". In Dictionary of the History of Ideas. Nunes, Benedito. "Diretrizes da Filosofia no Renascimento". In: Franco, Afonso Arinos de Melo et aliiO Renascimento. Agir / MNBA, 1978, pp. 64-77, Arnold. História Social da Literatura e da Arte. Mestre Jou, 1972, pp. 357-371 Hart, Frederick. History of Italian Renaissance Art. Thames and Hudson, 1970,. Cengage Learning, 2005Ir  Looking at the Renaissance: Religious context. The Open UniversityILejay, P. "Giovanni Francesco Poggio Bracciolini". In: The Catholic Encyclopedia. Robert Appleton Company, 1911.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (220.7 Kb)   docx (582.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com