TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de RH

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.971 Palavras (8 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 8

Atualmente as organizações atuam em um cenário bem diferente do encontrado a algumas décadas atrás, as mudanças acontecem com mais frequência, resultado da globalização e dos processos industriais. Como consequência foram criados novos modelos de gestão, que modificaram a forma com que o ser humano passou a ser visto no meio corporativo grandes mudanças como futuros gestores de Recursos Humanos temos grandes desafios,de atrair desenvolver é selecionar, ter um olhar critico as demandas por uma mão de obra qualificada é ver sempre a necessidade de um ajustamento no processo de gestão das organizações.

Passou a prevalecer novos conceitos sobre a mão de obra, como: melhor qualificação profissional, maior nível de instrução, capacidade intelectual, , maior competitividade, atuam sob novos padrão de qualidade ,produtividade e competividade. A base trabalhista foi modificada e novas técnicas para atrair os candidatos foram implementadas, a competência passou a ser mais valorizada.

Acredito não estar plenamente adequado ao mercado de trabalho, mas me considero na média entre o que o mercado procura e o que ele realmente encontra, algumas competências podem ser melhoradas, acredito que no qual estudo o conhecimento e algo irrestivel , os comportamentos de ter trabalhado é já ter experiência no currículo isso vem para somar ainda mais a minha qualificação no qual o mercado está buscando .

2.1 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

O trabalho e o emprego assumiram novas configurações , é fundamental é importante definir as técnicas de recrutamento e seleção que serão importantes para uma melhor compreensão dos ideais que compõem essa fase com objetivos de atrair e reter os talentos.

2.1.1 Descrição e análise de cargos

A descrição e a análise de cargos são na ordem o resumo do que o ocupante faz, quando faz, por que faz, como faz e onde faz e os requisitos necessários que o candidato deverá ter. Para realizar a descrição de um cargo é necessário ser ter o mínimo de informações sobre o mesmo, levantando dados através de entrevista ou questionário e para preparar uma análise de cargos é necessário o conhecimento prévio dos requisitos físicos, mentais, condições de trabalho e adequada o quadro de funcionários, colaborando com os processos de recrutamento e seleção. algumas responsabilidades.

O analise de Cargo vai definir os requisitos pro cargo quais os requisitos mentais é físicos , qual a responsabilidade , quais as condições de trabalho , como deve ser o perfil para a vaga/especificar do cargo é suas características e comportamentos . É muito importância que as empresas utilizem dessas ferramentas para um aprimoramento da sua área de gestão de pessoas, pois conseguirão prever e planejar de forma

2.1.1.1 Tipos de recrutamento

Para o processo de seleção existem três tipos de recrutamento, o primeiro em ordem é o interno que diz respeito a uma forma de recrutamento realizada dentro das organizações colaborador já conhece o meio de trabalho e consiste no remanejamento dos seus funcionários, estes podem ser promovidos ou transferidos para outra unidade da empresa, esse tipo de recrutamento preza pela melhor qualificação profissional, dando oportunidade de crescimento, o que implica dizer que o candidato à vaga também vai ter seu desempenho avaliado, para ver se realmente ele possui a capacidade de assumir em outro cargo. Suas principais vantagens podemos destacar o menor custo, conhecimento prévio sobre o perfil do candidato, a oportunidade de crescimento e valorização profissional, entre outras vantagens. Entre as desvantagens conflitos de interesses, pode gerar uma acomodação, podem ser bloqueadas as inovações.

Recrutamento externo baseia-se na busca por novos talentos fora da organização e candidatos que estão no mercado de trabalho, esse tipo de recrutamento busca pessoas com novas ideias e pontos de vista diferentes, está sempre renovando sua cultura organizacional essas são suas principais vantagens, enquanto que suas desvantagens são custos mais elevados, processo mais demorado, não aproveitamento de talentos internos, pode gerar desmotivação, afeta a política salarial.

Recrutamento on-line ou recrutamento virtual é um processo de seleção e também uma ferramenta inovadora, caracteriza-se pela facilidade de acesso e informação tanto para o candidato quanto para a empresa, o recrutamento on-line é realizado à distância e o candidato pode concorrer a várias vagas sem sair de casa, as empresas veem se adequando aos poucos ao uso dessa tecnologia, entre a vantagens estão o baixo custo e possibilidade de aumentar o universo de recrutamento, os candidatos podem se candidatar 24 horas por dia e de qualquer parte do planeta e entre as desvantagens a falta de contato entre as partes, invasão de hackers no site os dados do candidato pode ser acessado.

Participei de um processo de recrutamento, mas foi por indicadação para um emprego, em cidades pequenas é muito difícil acontecer processos de seleção como estudamos , durante o processo foi feito algumas perguntas básicas como experiências passadas , o que eu somaria para a empresa , geralmente por aqui são mais indicação ou amizade, nunca cadastrei meu currículo em ferramenta on-line porque nunca houve essa necessidade .

2.1.1.1.1 Entrevista

A entrevista é a técnica de seleção mais utilizada pelas organizações, pode ser realizada pelo órgão de staff ou departamento de recursos humanos, para Chiavenato a entrevista é muito mais que um processo de seleção, a entrevista pessoal tem outras aplicações, como a triagem inicial, seleção, aconselhamento, orientação, entre outras coisas. Sendo assim a entrevista uma técnica indispensável no processo de seleção.

A entrevista na sequência do processo de seleção vem geralmente após a análise de currículos e é composta de várias fases, podendo ou não serem realizadas todas essas fases, que são dinâmica de grupo, prova situacional, provas de conhecimentos técnicos, avaliação psicológica e devolutiva. É essencial ter um roteiro pronto para saber conduzir a entrevista, e saber separar os partes da mesma, com efeito para que o selecionador esteja sempre com o controle da situação, não permitindo assim que fuja do contexto programado.

Possuo uma pequena experiência em processo de seleção numa micro-empresa , onde agendamos as entrevistas por meio de currículos e indicações. Alguns critérios utilizados são os trabalhos anteriores, escolaridades, saber trabalhar em equipe, habilidades , se é uma pessoa atualizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com