TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho do Curso de Gestão Logística

Por:   •  12/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  5.045 Palavras (21 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

SUMÁRIO 3

1. INTRODUÇÃO 4

2. REFERENCIAL TEÓRICO 5

3.1. Descrição da Empresa 9

3.2. Mercado de atuação 9

3.3. Portfólio de produtos e/ou serviços 10

3.4. Participação no mercado 11

3.5. Clientes 12

3.6. Localização da empresa 12

4.1. Embalagem 14

4.2. Distribuição 14

4.3 Logística Reversa 16

4.4 Armazenagem 17

4.5 Proposta de otimização dos processos 18

6.1 Conclusão de Adriano Alves de Anchieta 20

6.2 Conclusão de Edilson Braga Novaski 20

6.3 Conclusão de Joao Claudio Gurgel 21

6.4 Conclusão de Ricardo Ferreira Soares 22

6.5 Conclusão de Thiago Felipe do Nascimento Lopes 23

1. INTRODUÇÃO

A construção desse projeto se dará a partir do estudo logístico apresentado através de dados bibliográficos da empresa Grupo Venus, sendo sua atividade principal voltada para o ramo de cosméticos e perfumaria, tendo como valores o respeito à sustentabilidade e à natureza.

Esses valores evidenciam que a valorização do meio ambiente gera impacto positivo na marca que têm crescido de forma considerável no mercado nacional e internacional, tornando-se uma multinacional brasileira presente em países como Argentina, México, Peru, Chile e Colômbia.

A construção do Projeto Integrador tem o objetivo de evidenciar a importância da logística dentro das organizações demonstrando a necessidade de seu gerenciamento eficiente tornando-a essencial para o desenvolvimento e melhoria contínua da organização apresentando a excelência dos meios de distribuição, processos de armazenagem e distribuições eficazes.

Outro ponto relevante é a importância da sincronização das áreas existentes dentro da logística para viabilizar a análise de determinados pontos de modo a garantir resultados financeiros mediante o planejamento operacional possibilitando assim a manutenção e a melhoria continua dos processos de produção que impactam diretamente no cliente final.

A elaboração deste Projeto Integrador se dará através da metodologia da pesquisa bibliográfica a partir de material já existente, usando como base textos e livros relacionados ao assunto em questão levando em consideração também o estudo de grandes autores e pesquisadores da área e ainda corresponde a possibilidade de debater um assunto da atualidade com base em referenciais teóricos, além de conhecer e analisar as contribuições culturais e científicas do processo.

O projeto está divido em tópicos de modo a evidenciar a cadeia de processo logístico na empresa Grupo Venus visando melhorias na distribuição de seus produtos e evidenciando o seu crescimento através da inovação com o acompanhamento do desenvolvimento social e tecnológico, bem como a valorização dos índices de satisfação dos seus consumidores.

Os autores utilizados no presente estudo e que foram de grande importância para o desenvolvimento do projeto integrador foram: Ivan Persio de Arruda que demonstra a importância da logística para às organizações e o papel desempenhado pela área no contexto das empresas. David Garcia Penof que trata da gestão da produção e sua eficiência nos recursos destinados a produção de bens e serviços. David B. Grant que aborda os resultados a serem cumpridos de acordo com os requisitos do cliente, ou seja, entregar no lugar certo na hora certa. Alan Albuquerq traz de forma clara que as organizações precisam ter suas metas de desempenho definidas e à necessidade de que todas as áreas precisam estar envolvidas para que se estenda até os setores produtivos e não fiquem presas apenas nos departamentos de negócios e o cuidado em acompanhar a inovações tecnológicas.

Alain Martel fala sobre a missão do sistema logístico que não consiste somente em garantir quem se cumpra as etapas dos processos até o consumidor, mas sim, em dar valor às várias possibilidades existentes para atingir resultados para se tornar um forte concorrente passando a se desenvolver de forma sustentável e tendo uma visão competitiva de seus concorrentes, isso se aplica de forma inteligente a maximização dos resultados aliada aos seus custos.

Esperamos que o conteúdo apresentado sobre a empresa Grupo Venus contribua para a percepção do leitor quanto à importância da cadeia logística e suas contribuições positivas para a organização quando gerenciada de forma eficiente.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

A partir da construção desse projeto será possível entender a importância da logística na vivencia das organizações como um todo, ou seja, como as modalidades de distribuição dentro da cadeia de produção tornam-se cada vez mais relevante à medida que os consumidores de seus produtos passam há exigir cada dia mais eficiência no compromisso assumido pelas organizações diante das necessidades dos mesmos.

Segundo GRANT 2013 as atividades logísticas causam grande impacto na economia de um país, assim é possível definir a importância da cadeia logística na parte economicamente ativa da sociedade. Dessa forma torna-se relevante a estruturação da cadeia logística sendo preciso a todo o momento rever custos como o de armazenagem e transporte para que haja cada vez mais um reflexo positivo na demanda causando um impacto cada vez maior no cliente final.

O reflexo desses custos pode ser sentido diretamente pela população e um exemplo claro disso pode ser constatado numa pesquisa de 2018 que relata que cerca de 40,1% do custo é composto pelo transporte rodoviário de longa distância contribuindo para o aumento elevado dos custos logísticos ocasionado na maioria das vezes pelas péssimas condições da malha rodoviária no país.

Um fator relevante no crescimento econômico no Brasil, mesmo com a crise econômica, foi o e-comerce que apresentou um crescimento de 12% a 15% previstos para 2018 pela Ebit. Além do agronegócio que impulsionou a economia em 2017 segundo dados IBGE, lembrando que todos esses índices dependem do desempenho na logística.

Vale

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com