TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho individual da Graduação de Gestão em Logística

Por:   •  16/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 5

UNIP

Universidade Paulista

Murilo Pereira de Lima

Trabalho individual

A Revolução 4.0

Santana de Parnaíba

2019

 

Murilo Pereira de Lima

Trabalho Individual

A Revolução 4.0

Trabalho individual da Graduação de Gestão em Logística apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

                                                                                          Prof. Waldir

Santana de Parnaíba

2019

Introdução

Pesquisa onde será apresentada a origem de uma otimização industrial denominada Revolução 4.0, será apresentada como surgiu, como ela é introduzida na logística e sua importância.

Como mudar o mundo com a Revolução 4.0

A Revolução 4.0 ou melhor dita Industria 4.0 é um conceito de indústria proposto recentemente e que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura. A partir de Sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis. Isso significa um novo período no contexto das grandes revoluções industriais. Com as fábricas inteligentes, diversas mudanças ocorrerão na forma em que os produtos serão manufaturados, causando impactos em diversos setores do mercado.

Na 1º Revolução industrial em 1770 tivemos o aprimoramento das maquinas a vapor e da criação do tear mecânico. (tear é um aparelho mecânico ou eletromecânico empregado para fins de tecelagem.)

[pic 1]

Já na 2º Revolução industrial em 1870 apareceram novidades, como o uso do aço, a utilização da energia elétrica, motores elétricos e dos combustíveis derivados do petróleo.

[pic 2]

A 3º Revolução industrial aconteceu em 1970 onde houve o avanço da eletrônica, o uso de sistemas computadorizados e robóticos para a manufatura.

[pic 3]

Hoje estamos vivendo a 4º Revolução industrial onde já está funcionando os Systemas cyber físicos, aplicação da “Internet das coisas” e os processos da manufatura descentralizados.

[pic 4]

Existem alguns princípios para o desenvolvimento e implantação da indústria 4.0, que definem os sistemas de produção inteligentes que tendem a surgir nos próximos anos.

  • 1º - Capacidade de operação em tempo real: Consiste na aquisição e tratamento de dados de forma praticamente instantânea, permitindo a tomada de decisões em tempo real.

  • 2º - Virtualização: Simulações já são utilizadas atualmente, assim como sistemas supervisórios. No entanto, a indústria propõe a existência de uma cópia virtual das fabricas inteligentes. Permitindo a rastreabilidade e monitoramento remoto de todos os processos por meio de sensores.

  • 3º - Descentralização: A tomada de decisões poderá ser feita pelo sistema cyber-físico de acordo com as necessidades da produção em tempo real. Além disso, as máquinas não apenas receberão comandos, mas poderão fornecer informações sobre seu ciclo de trabalho. Logo, os módulos da fábrica inteligente trabalharão de forma descentralizada a fim de aprimorar os processos de produção.
  • 4º - Orientação a serviços: Utilização de arquiteturas de software orientadas a serviços aliado ao conceito de Internet of Services.

Com base nos princípios descritos, a industria 4.0 é uma realidade que se torna possível devido aos avanços tecnológicos da última década, aliados às tecnologias em desenvolvimento nos campos de tecnologia da informação e engenharia. Algumas serão citadas abaixo:

Internet das coisas (Internet of Things – IoT): Consiste na conexão em rede de objetos físicos, ambientes, veículos e máquinas por meio de dispositivos eletrônicos embarcados que permitem a coleta e troca de dados. 

Big Data Analytics: São estruturas de dados muito extensas e complexas que utilizam novas abordagens para a captura, análise e gerenciamento de informações. Aplicada à industria 4.0, a tecnologia de Big Data consiste em 6Cs para lidar com informações relevantes: Conexão (à rede industrial, sensores e CLPs), Cloud (nuvem/dados por demanda), Cyber (modelo e memória), Conteúdo, Comunidade (compartilhamento das informações) e Customização (personalização e valores)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (156.9 Kb)   docx (49.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com