TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho interdiciplinar

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.241 Palavras (13 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................04

DESENVOLVIMENTO...............................................................................................05

DESCRIÇÃO E ANALISE DE CARGOS...................................................................07

RECRUTAMENTO....................................................................................................08

LEGISLAÇÃO E PRATICAS TRABALHISTA............................................................10

DEMISSÃO E RESCISÃO.........................................................................................11

AVISO PREVIO.........................................................................................................12

AUDITORIA E CONSULTORIA ................................................................................13

CONCLUSÃO...........................................................................................................14
REFERÊNCIAS........................................................................................................15

ANEXO.....................................................................................................................18



INTRODUÇÃO

O RH tem um papel estratégico nas empresas tendo como prioridade promover apoio para que as outras áreas da organização se sintam seguras para gerar e descobrir talentos, sabendo que o departamento de recursos humanos tem a responsabilidade de indicador na área de recrutamento e seleção e desligamentos, e o RH juntamente com os gestores tem que participar mais ativamente no processo de inclusão do capital das organizações que são as pessoas.

 A liderança tem que assistir mais o capital humano como ativo, e não trata-los como custo, em outras palavras os responsáveis diretos pela gestão de pessoas. O RH estará pronto para apoia-lo nos processos, e orientando os caminhos a serem seguidos, lembrando que os gestores são os responsável pela sua equipe e juntamente com o setor Recursos Humanos irá desenvolver e criar estratégias para promover e desenvolver funções.

Quando falamos em demissão, os lideres já jogam a responsabilidade para o RH, esquecendo de que esse papel cabe somente a eles, nota-se que hoje a maioria das empresas adotam esta cultura e sobrevêm a responsabilidade para a área de gestão de pessoas, não que o mesmo não esteja envolvido no procedimento, mas que os gestores assumam suas responsabilidades, pois os próprios estão diretamente com seus subordinados, mais muitos acabam jogando essa responsabilidade tão somente ao RH.

No decorrer do trabalho será apresentado  todos os objetivos que competem exclusivamente aos Recursos Humanos, incluindo departamento de pessoal e aos seus gestores, quais funções e qual o papel de cada um, entendemos que o RH tem que cumprir e fazer cumprir as legislações trabalhistas e previdenciária,e que  garanta que os colaboradores recebam uma renumeração digna e justa, que desenvolva o seu papel juntamente com os seus gestores com oferta de treinamento e desenvolvimento técnico, que serão dados pela organização.

 Nesse nosso trabalho iremos orientar como e quais os fatores para uma entrevista, como e quais perfil as empresas procuram hoje.

 DESENVOLVIMENTO

Atualmente a constante mudança em todos os segmentos da área tecnológica das organizações, os colaboradores tentam acompanhar essa ciclo que se transforma seguramente e as empresa também já procuram novos perfis, para trabalhos mais complexos e que exigem capacidade intelectual e de improvisação. As empresas buscam talentos, pessoas com criatividade, que saibam desenvolver o trabalho em equipe, capacidade para tomar e resolver situações adversas, para isso a busca por gestores que desenvolva equipes mais competentes nas áreas de recrutamento e seleção é bastante criteriosa, pois está aberta a inovações e de buscas de talentos.

Segundo Chiavenato (2010, p. 53) diz que, para ser talento, o indivíduo precisa possuir algo especial, algum diferencial competitivo. “Talentos: Dotados de conhecimentos, habilidades e competências que são constantemente reforçados, atualizados e recompensados”.

 Recrutamento e seleção

           Durante muito tempo as gerações foram definidas como aquelas que sucediam seus pais. Já podemos citar uma nova geração a cada 10 anos, com pessoas de perfis diferenciados e que acompanham as mudanças no contexto das gerações pois buscam um lugar no mercado de trabalho. Abaixo citaremos as principais características das gerações no mercado de trabalho.

  • Geração Baby Boomer: nos anos 40 nasceram uma geração nos Estados Unidos com o retorno dos seus soldados as suas casas, muitas mulheres engravidaram e tiveram filhos, geração que começou a ser chamada de geração baby boomer, uma geração que não queria mais a guerra e sim paz e amor, no Brasil essa geração nasceu após a ditadura, geração que lutou contra os militares, geração da jovem guarda, que tinha como ideia de construir uma carreira sólida que se realizasse. Essas pessoas têm funções atuais como presidente ou diretor de uma empresa.
  • Geração X: pouco depois da década de 80 nascia uma outra geração no qual destaca-se pelo início da tecnologia, marcada por protestos, do impeachment do presidente Color, e caracterizada por títulos e cargos por que para o individuo dessa geração é o mérito de muito esforço que ele teve. Esta geração tem uma certa resistência a tecnologia, não tem afeição a buscar inovação, tem resistência nas tomadas de decisões.      
  • Geração y: Nos anos 90 a internet abrul as portas do mundo para essa geração. Profissional mais voltada ao prazer de trabalhar, ele quer participar, quer subir de cargo rapidamente, e não fica satisfeito, quer sempre novos desafios
  • Geração Z: pessoas que nasceram depois de 1995, geração do mundo tecnológico, característica principal quer tudo na mesma hora, tem pressa a maior parte do tempo, conectado a internet, não se limita a era digital.

Na nossa percepção o RH tem o desafio de incluir o aceleramento e inclusões dos profissionais e suas diversas gerações, tanto das novas como as anteriores, a geração Y que está hoje ai, procurando seu espaço para unir forças com os profissionais das gerações anteriores, temos grandes disponibilidades de ferramentas para que todos possam garantir o crescimento da empresa, cabe às organizações trazer as outras gerações a essa nova geração tecnológica onde quase tudo depende desse mundo conectado. O papel do RH é promover um ambiente de respeito e inclusões para todas as gerações, sejam aquela geração antiga que tudo é anotado no papel, como aquela virtual, esse é um grande desafio para o RH, pois essa inclusão se torna mais difícil devido as culturas das gerações. Os gestores tem que promover apoio para o desenvolvimento das atividades das demais gerações, extraindo as experiências dos Babys boomeres junto com a ousadia dos Ys, uma mistura tendo como respeito que tende sim beneficiar a empresa e o ambiente organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (297.7 Kb)   docx (402.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com