TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajetoria Da Sustentabilibade

Pesquisas Acadêmicas: Trajetoria Da Sustentabilibade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

labore uma análise que explicite o que o autor defende, critica e argumenta no artigo indicado para leitura no Passo 1, e seguindo os passos propostos no Passo 3.

De acordo com o artigo em questão o autor especifica a trajetória da sustentabilidade em uma dimensão social e ambiental. Delineia as origens e o contexto do surgimento da ideia de desenvolvimento sustentável, traçando um paralelo entre os países desenvolvidos e os restantes. O autor avalia e argumenta as diferentes analises que são propostas por autores consagrados e que defendem sua opiniões explicitando seus distintos pontos de analisar a sustentabilidade.

Porém, contesta as três dimensões proposta pela conferência (ambiental, econômica e social). Alertando para as decisões políticas e ganho de poder, ou seja, não basta solucionar problemas ambientais, sociais e de desenvolvimento, a dimensão política gera conflitos de interesses entre organizações governamentais e sociedade civil e participação de empresários, muitos maiores que a própria crise ambiental.

Por fim, argumenta a importância da sustentabilidade para a nação, a principal razão do desenvolvimento sustentável, qual a saída apropriada para ocorrer grandes mudanças no mundo, a fim de criar um mundo digno e justo.

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

A primeira dimensão do desenvolvimento sustentável que o autor argumenta é o ambiental, onde propõem a produção e o consumo de forma consciente a fim de manter o equilíbrio do ecossistema e garantem uma economia equilibrada.

A Segunda dimensão citada refere-se a econômica,

As cinco dimensões comentadas pelo autor são econômica, ambiental, social, política e cultural. Onde ele comenta a sustentabilidade econômica,... [continua]

...

Baixar como  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »