TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte Maritimo

Por:   •  3/5/2015  •  Resenha  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Transportes marítimos.

O transporte marítimo tem grande importância nas trocas comerciais entre os países. Em Portugal, cerca de 80% do comércio internacional de mercadorias é feito por via marítima. Este meio de transporte tem vantagem no tráfego de mercadorias com peso e com volume, a longas distâncias, com preços relativamente económicos, revelando-se muitas vezes o único possível quando se trata de trajetos intercontinentais. Este transporte desempenha um papel importante na ligação das ilhas ao continente e em cruzeiros. Assim como viagens turísticas ou hotéis flutuantes, que têm como Portos (Lisboa e Funchal).

Caracterização do modo de transporte em Portugal. O transporte marítimo tem sofrido grandes evoluções tecnológicas, que se traduziram no aumento da velocidade, comodidade, dimensão e capacidade dos navios e de uma maior especialização, o que permitiu diminuir os custos de transporte a grandes distâncias. A intensificação das trocas levou a um aumento da capacidade dos navios e a sua especialização (petroleiros, carvoeiros, mineral eirós, cereal eirós, porta-contentores, etc.) torna-o cada vez mais atrativos, pois se confere a possibilidade de transportar várias mercadorias, em boas condições de acondicionamento. Oferece maior segurança no transporte e maior rapidez nas operações de carga e descarga.

O transporte marítimo apresenta baixa flexibilidade, menor velocidade médio alcançado (relativamente ao avião e ao TGV) apesar de atualmente serem mais rápidos – 1hr de avião = 1 dia de barco) e a exigência de transbordo. Poluição muito elevada quando há um desastre (Prestige). A extensa costa portuguesa permitiu o desenvolvimento do transporte marítimo e a existência de vários portos marítimos.

Vantagens: Permite descongestionar as vias terrestres. Grande capacidade de carga (petroleiros, matineiros, porta-contentores) e facilitador do turismo. Adequado para médias e longas distâncias (e curtas por cabotagem). Menos dispendioso para o transporte a longa distância de mercadorias pesadas e de baixo valor (minérios, carvão, petróleo, cereais, etc.). Preços concorrenciais (para transporte de mercadorias). Tem grande capacidade de carga de mercadorias e assegura o transporte de passageiros. Conhece uma crescente especialização e ligação a outros modos de transporte, através da utilização de contentores que, depois de desembarcados, são colocados no comboio ou num camião transbordo.

Desvantagens: É lento quando comparado com os restantes modos de transporte, não se adequa a mercadorias perecíveis. Elevados investimentos na construção de infraestruturas portuárias. - podem ser extremamente poluentes. Riscos de acidentes (derrame encalhe). É pouco competitivo no transporte de mercadorias a curtas e medias distâncias e praticamente não é utilizado passageiro, a não ser em situações de turismo. Exige, com frequência, transbordo de mercadoria.

Com este trabalho concluímos que os transportes marítimos em Portugal têm evoluído cada vez mais tecnologicamente, que os custos reduziram, graças ás trocas intercontinentais, fizeram melhorias na segurança do transporte, e na rapidez das operações de carga e descarga. Também concluímos que os transportes marítimos relativamente ao avião e ao TGV, apresenta baixa flexibilidade e velocidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com